PORQUE ENTENDEMOS QUE NOS BLOG'S DEVE HAVER UMA MAIOR SERIEDADE E TRANSPARÊNCIA, DECIDIMOS SÓ ACEITAR COMENTÁRIOS DE COMENTADORES IDENTIFICADOS
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
"Só existem dois tipos de Homens no Mundo, os que deixam obras feitas e os que nada fazem, apenas criticam."

S.C. Borbense G.U.V.B. E.F.F. S.C.B. Barbus Futsal Barbus Atletismo

AVISO: O BLOG DA FORÇA AZUL É UM BLOG PESSOAL, E NÃO É O BLOG OFICIAL DO S.C. BORBENSE. TUDO O QUE AQUI FOR PUBLICADO É DA MINHA TOTAL RESPONSABILIDADE. OBRIGADO PELA COMPREENSÃO

sexta-feira, setembro 07, 2012

Antevisão da Época 2012/13 no nosso Distrital

Precisamente daqui a um mês terá inicio mais uma edição do Campeonato Distrital de Évora, com a disputa da Divisão de Honra e da 1ª Divisão Distrital, e por isso o blog da Força Azul lança aqui o desafio aos seus visitantes para tentarem fazer uma antevisão do que poderá ser este Campeonato.

Este Campeonato será certamente um dos mais interessantes de sempre, pois como é o ultimo ano que se disputa a 3ª Divisão Nacional, haverá a remodelação nos Campeonatos Distritais, o que implica que mais de metade dos clubes que actualmente ocupam a principal divisão deste distrital vão descer para o escalão secundário e por isso haverá certamente uma enorme luta para continuar entre os mais fortes.

No próximo ano nascerá a Divisão de Elite, formada por 10 equipas, que irão disputar o titulo de Campeão Distrital entre si, enquanto que as ultimas 2 irão descer ao segunda escalão, que será a Divisão de Honra.
Esta Divisão de Honra também terá 10 equipas, onde irão batalhar pelos 2 primeiros lugares que darão acesso à Divisão de Elite, e evitar ficar nos ultimos 2 lugares, pois esses ultimos 2 descerão para o terceiro escalão, que será a 1ª Divisão Distrital.
A 1ª Divisão Distrital será composta por um numero variável de clubes, pois é consoante o número de equipas inscritas, o que vendo pelos ultimos anos poderá ter umas 9, 10, 11 ou 12 equipas. Equipas essas que lutarão pelos 2 primeiros lugares que darão acesso à Divisão de Honra.

Se não houver mais nenhuma alteração, penso que será assim que as competições se irão disputar nos próximos anos no nosso distrito, mas causa-me alguma confusão os nomes escolhidos pelos nossos responsáveis da Associação de Futebol de Évora para as três divisões, pois em vez do simples e tradicional, 1ª Divisão Distrital, 2ª Divisão Distrital e 3ª Divisão Distrital, os nossos campeonatos irão chamar-se Elite, Honra e 1ª Divisão, sendo que ao contrário do que se passa a nivel nacional, onde a 1ª Divisão é superior à Divisão de Honra, no nosso distrito é ao contrário e a Honra vale mais do que a 1ª Divisão. É casa para dizer que os ultimos são os primeiros, pois a 1ª Divisão será a ultima. Como é obvio, eles é que sabem e quem manda é que decide, mas penso que não ficaria nada mal uma reflexão sobre isto e até quem sabe ouvir as opiniões dos clubes (que afinal até são os que pagam!) numa próxima Assembleia-geral da AFE.

Quanto às equipas, na Divisão de Honra irá haver muita luta sobretudo por três objectivos.
O primeiro objectivo é a luta pelo titulo distrital, e aqui temos grandes possibilidades de ser um ano histórico pois temos equipas que ainda nunca foram Campeãs Distritais como candidatos assumidos ao titulo, aos quais se juntam alguns dos clubes históricos deste distrital que parecem estar a querer reaparecer.
Depois teremos a luta pelos lugares que darão acesso à Divisão de Elite, onde aparentemente entrarão 6, 7 ou 8 primeiros classificados, e aí a luta ainda será maior, pois se já temos de guardar lugar para os candidatos ao titulo, que aqui entrarão também como é obvio, depois teremos os clubes históricos que não querem perder o comboio e ficar de fora do principal escalão, e ainda alguns clubes pequenos que querem fazer história e colocar-se entre os mais fortes do distrito, numa altura em que são muitos os clubes que começam a ter magnificas condições para a prática desportiva.
A ultima luta na Divisão de Honra, e apesar deste ano descer um grande número de equipas, será obviamente evitar o ultimo lugar, pois apesar de vários clubes saberem que o seu caminho deverá passar pela discida ao segundo escalão, não o vão querer fazer como ultimos desta época e por isso também se espera uma boa luta e equilibrada para evitar a lanterna vermelha.

Na 1ª Divisão Distrital também haverá vários objectivos que eu poderei dividir em três também.
O primeiro objectivo é a luta pelo titulo desta divisão secundária, onde haverá vários candidatos, sobretudo equipas que estão a apostar forte no futebol, criando boas condições e agora querem juntar essas boas condições a titulos desportivos.
Depois teremos a luta pelos lugares que darão a subida à Divisão de Honra, e apesar de ser um numero variável, pois ao que tudo indica poderão ser 2, 3 ou 4, são várias as equipas a querer entrar nesta luta e voltar à Divisão de Honra, onde mais uma vez refiro aquelas que viram ser investido muito nos seus complexos desportivos e agora não querem ver a equipa a ter magnificas condições e andar na divisão mais fraca.
Por ultimo, a luta para evitar a lanterna vermelha que é sempre incómoda para qualquer clube, e aqui entrarão as equipas que mesmo sabendo não ter capacidade para lutar pela subida de divisão, vão querer ter a honra e dignidade de evitar o ultimo lugar.


Estas são as 14 equipas da Divisão de Honra:

- Redondense Futebol Clube
- Sporting Viana do Alentejo
- G.D.C. Os Oriolenses
- Clube de Futebol Estremoz
- Grupo Estrela Escouralense
- Sport Clube Bencatelense
- Calipolense C.D.V.V.
- Sport Clube Borbense
- Grupo Desportivo de Portel
- Sociedade União Perolivense
- Associação Desportiva Santiago Maior
- Grupo Desportivo de Lavre
- Lusitano Clube Desportivo Arraiolense
- Desportivo de Cabrela


Estas são as 14 equipas da 1ª Divisão Distrital:

- G.D.R. Os Canaviais
- Unidos da Giesteira
- Sporting Clube Arcoense
- G.C.D. Fazendas do Cortiço
- Sport Clube Alcaçovense
- Aldeense Futebol Clube
- Sport Clube Brotense
- Casa da Cultura do Corval
- Valenças Sport Clube do Ciborro
- G.D.C. São Bartolomeu do Outeiro
- F.C. Santana do Campo
- Lusitano de Évora
- Futebol Clube de Cabeção
- Sporting Clube de São Romão


Boa Sorte a todas as Equipas!!

9 comentários:

António Prates disse...

Também me causa alguma confusão os nomes atribuídos às três divisões do nosso Distrital de Futebol, mas, no entanto, como as fornadas de criaturas inteligentes não param de emergir no panorama da Humanidade a que pertencemos, os meandros do futebol não fogem à regra e aparecerá sempre alguém que chame anúncio publicitário a um reclame, Santarém a Scalabis ou Lisboa a Olissipo. – Faz parte da nossa maneira de ser mostrar que somos cada vez mais perspicazes, que temos imaginação para dar e para vender, e que temos arcaboiço para mudar o nome das coisas através da nossa vontade e através dos tempos, dando razão ao grande Camões que conseguiu ver apenas com um olho que as vontades se mudam ao ritmo dos dois olhos do tempo.

Mas como o assunto é mesmo futebol, e como é o futebol que me faz aqui dissertar um pouco sobre o novo modelo dos campeonatos da Associação de Futebol de Évora, li com atenção os paradigmas do imbróglio, e ficaram-me algumas perguntas por fazer, e, se me dão licença, pergunto: se a divisão de Elite e a divisão de Honra têm apenas 10 equipas, o campeonato tem apenas 18 jornadas, certo? E como 18 jornadas é muito pouco tempo para entreter os futebolistas, os treinadores, os directores e os adeptos durante uma época de bola, volto a perguntar: esses campeonatos disputam-se a quantas voltas? Há Playoffs, Jogos de treino ou outas competições? Na minha apreciação e no meu entendimento, acho que se não criarem outra competição que vá entretendo o pessoal estamos a vestir umas calças com as pernas demasiado curtas para os dias que o ano tem.

Boa sorte a todas as equipas!

António Prates disse...

Depois de assistir a um vídeo do grande treinador Toni, actual mister do Tractor, do Irão, veio-me à ideia a possibilidade de se fazerem umas conferências de imprensa com os treinadores do nosso Distrital para serem apresentadas posteriormente nos blogues da especialidade do nosso distrito.

Para quem ainda não viu, veja este vídeo como exemplo: http://www.youtube.com/watch?v=YmRK4cPmMI0

bacalhau80 disse...

Ora boas noites!

Cá estamos nós a fazer a antevisão do nosso distrital e acho engraçado ter de apagar mais de uma duzia de comentários por não virem identificados. Parece que têm medo de alguma coisa.
Aproveito para cumprimentar os belos comentários do Julio. Já reparaste que só agente é que se identifica? Isto a mim dá-me graça, pois a malta de Évora não consegue passar 3 horas sem vir dar uma olhadela nas ultimas do blog, mas depois quando escrevem têm sempre medo de assumir... ali há outro profissionalismo!! Nós os 2 como apenas gostamos "da bola" e não ganhamos nada com ela, não nos importamos minimamente de assumir sempre as nossas posições. Vamos lá ver se eles algum dia vão mudar e começar a terem uma cara também.

Bem, mas vamos falar do tema em debate. Aqui deixo a minha antevisão apesar de ainda não conhecer bem as equipas e de ainda poder vir a haver boas alterações nos planteis.

DIVISÃO DE HONRA

Luta pelo titulo:

O Oriolense que está a fazer uma equipa cheia de bons jogadores;
o Sporting Viana que pela lógica seria o grande favorito pois no ano passado lutou pelo titulo até ao fim, mas acredito que este ano também por lá andará;
o Calipolense que me parece que está a fazer uma boa equipa, com bons jogadores e sobretudo com um grande treinador, ambicioso e que quer conquistar o titulo o mais rapido possivel para poder dar o salto;
e o Redondense que apesar de ainda ter um plantel incompleto e com grandes duvidas, pode vir a andar lá por cima e com vários jogadores que foram campeões há 2 anos, podem voltar a sê-lo.

Luta pela entrada na Elite

O Escouralense que é sempre uma equipa que anda entre os primeiros, e apesar deste ano sofrer grandes alterações,a credito que vai andar por ali na mesma;
O C.F. Estremoz que tem uma equipa cheia de grandes jogadores e com uma vontade enorme de fazer uma época recheada de sucessos para poder dedicar a quem merece.
O Perolivense parece estar a fazer uma boa equipa, e apesar de ainda estar a haver entradas e saidas, parece-me que o Mister Cavacas vai ter finalmente ter uma equipa que lhe permita fazer um brilharete;
O Arraiolense subiu ests ano, mas reforçou-se bem e ambiciona colocar-se entre os melhores. Para isso conta com excelentes condições e com um treinador que normalmente significa sucesso;
O Cabrela pode ser a grande surpresa do Campeonato, pois sabe-se da forte ligação deste clube a Vendas Novas, e como o Estrela suspendeu a sua equipa 2 anos, o Cabrela pode benificiar com isso apanhando bons jogadores e tornarem aquele campo um forte intransponivel;

Luta para evitar a Lanterna Vermelha

O Benka que foi a grande sensação da época passada, mas agora viu sair vários jogadores influentes e já não acredito que surpreenda como na época passada;
O Desp. Portel já não é o mesmo clube de há uma década atrás e vimo-lo já habitualmente na segunda metade da classificação. Sairam jogadores importantes e não os vejo com força para lutarem pela Elite;
O Lavre chegou o ano passado ao principal escalão e na época de estreia, que normalmente se causa sensação pois ninguém conhece, já teve dificuldades em fugir aos ultimos lugares, o que este ano ainda se tornará mais dificil;
O Santiago Maior parece me estar a ter dificuldades em formar bem o seu plantel. Viu sair os maiores trunfos para o rival das Perolivas e não se espera uma época nada fácil.

Quanto ao "meu" S.C. Borbense, espero que entre na luta pelo acesso à Divisão de Elite, embora saiba das dificuldades existentes devido às enormes alterações que houve em relação ao que foi planeado e comprometido em Maio. Ainda assim, acredito nos que ficaram, e pode ser que isso ainda os una mais e consigam fazer um bom campeonato.

bacalhau80 disse...

Quanto à 1ª Divisão Distrital, que afinal não é primeira de nada, mas sim ultima, o meu desconhecimento ainda é maior e por isso as minhas probabilidades de me enganar são maiores, mas cá vai

Luta pelo Titulo:

O Lusitano de Évora é o maior clube do nosso distrito e agora que vai recomeçar, quer chegar o mais rapido ao topo, mas com esta reformulação que vai haver ainda vai ter que subir mais vezes de divisão. Acredito que este ano subam já e muito provavelmente com o titulo deste escalão;
O Canaviais desceu, mas está a fazer um bom projecto, bem coordenado e a fazer regressar grandes jogadores, que com as boas condições que o clube está a começar a ter, querem regressar rapido ao convivio dos maiores;

Luta pela Subida à Honra:

O C.C. Corval parece-me que está a fazer uma boa equipa, pois com as novas instalações e com a chegada de vários reforços experientes que podem trazer muito de novo a esta equipa;
O Alcaçovense também se está a reforçar bem, só na baliza está meia equipa e podem surpreender;
O Arcoense é sempre um candidato à subida e este ano arrancou com força e motivados pois ganharam um torneio;
O Outeiro no ano passado já fez um campeonato bom e este ano pode ainda estar mais experiente e meter-se na luta pela subida;

Campeonato Tranquilo e para participar:

As restantes equipas, em que algumas delas eu até nunca as vi jogar, mas pelo que leio e oiço, são equipas que querem é participar e desenvolver o desporto nas suas localidades, o que eu acho muito bem e apoio.


E pronto, penso que esta é a minha análise. Se me lembrar de mais alguma coisa, amanhã voltarei.

Abraço

Anónimo disse...

Aqui neste Blog estasse a elevar demasiado a fasquia par o desportivo de cabrela, é verdade que o estrela terminou temporáriamente, mas relembro que oa maioria dos jogadores que formavam o seu plantel são da margem sul, e os que eram da terra nenhum ingressou no cabrela, os que ingressaram proveem dos juniores... O plantel do cabrela é praticamente o mesmo que conseguiu a subida,relembro que jovem e imaturo de certo com muita qualidade mas tanto pode correr bem como mal... Depois veem as condições, todos conhecem: pelado rijo, balnários pequenos, equipamentos velhos, sem qualquer compensação financeira para os atletas...Desejo-lhes uma boa prova mas vjo muitas dificuldades...

Anónimo disse...

São só 13 equipas na 1ª Divisão Distrital.

O Futebol Clube de Cabeção, não está inscrito.

Fonte segura (AFE)

Distrital de Évora disse...

Olá Julio, eu pelo que sei haverá um formato como o que existe na 3ª divisão. Existe uma primeira fase "regular" e depois o campeonato partirá ao meio, onde metade vão disputar a subida e outra metade a manutenção, sendo que os pontos serão divididos ao meio aquando da passagem para a essa 2ª fase. Assim teremos 18 jogos na primeira fase e mais 8 na segunda, já dá então os 26 jogos e julgo que mais emoção até ao fim. teria ainda mais emoção se dos 5 que na segunda fase disputassem a segunda fase descessem 2 ou então desceria o ultimo disputando o penultimo um playoff com o 3ª da divisão de baixo ou seja da honra. Espero que os clubes não se acobardem e imponham à associação o modelo que mais convem aos clubes e não o que mais convém à associação. Julgo que o que convem aos clubes é este modelo em que haverão os 26 jogos a duas fases, pois a segunda fase terá concerteza publico nos campos e receitas para os clubes.

Anónimo disse...

vai concerteza ser o mais equilibrado dos ultimos anos! a minha aposta este ano vai para o oriola, acredito no entanto que o calipolense consiga este ano intrometer-se ali na luta com os 3 da frente! aposto tambem no arraiolense, no cabrela e perolivas para surpresas, a decepção este ano vai ser o benka! é a minha previsão, daqui a dois meses ca estaremos para ver! cumps Joao Silva vv

silva disse...

Ao contrario de muitos acredito que o Oriola vai ser o flop desta época...