PORQUE ENTENDEMOS QUE NOS BLOG'S DEVE HAVER UMA MAIOR SERIEDADE E TRANSPARÊNCIA, DECIDIMOS SÓ ACEITAR COMENTÁRIOS DE COMENTADORES IDENTIFICADOS
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
"Só existem dois tipos de Homens no Mundo, os que deixam obras feitas e os que nada fazem, apenas criticam."

S.C. Borbense G.U.V.B. E.F.F. S.C.B. Barbus Futsal Barbus Atletismo

AVISO: O BLOG DA FORÇA AZUL É UM BLOG PESSOAL, E NÃO É O BLOG OFICIAL DO S.C. BORBENSE. TUDO O QUE AQUI FOR PUBLICADO É DA MINHA TOTAL RESPONSABILIDADE. OBRIGADO PELA COMPREENSÃO

terça-feira, abril 10, 2012

Futebol Nacional

Aí está a terça-feira, o dia em que falamos de Futebol Nacional aqui no blog da Força Azul, numa semana de rescaldo de jogos muito emocionantes e que podem ter decidido algo.

- Competições Europeias:
Na Liga dos Campeões, Portugal ficou sem representantes, pois o Benfica apesar de ter realizado dois jogos de grande qualidade diante do Chelsea, acabou por não ser feliz e cair eliminado. Restam agora apenas quatro equipas que vão lutar pelo titulo máximo europeu, com o Real Madrid de José Mourinho a defrontar o Bayern Munique nas meias finais, e o Chelsea a defrontar os actuais campeões, Barcelona.
Na Liga Europa, à semelhança do ano passado, são os ibéricos quem dominam e se na época passada chegaram às meias-finais 3 equipas portuguesas e 1 espanhola, este ano são 3 equipas espanholas e 1 portuguesa, que é o Sporting após ter eliminado o Metalist. Agora defronta o Athletic Bilbau nas meias finais, enquanto que o Valencia e Atlético Madrid discutem o outro lugar na final.

- Rescaldo da 26ª Jornada da I Liga:
Esta pode ter sido uma jornada decisiva para o desfecho do campeonato, pois defrontaram-se entre si o 4 grandes do futebol português, e o grande beneficiado foi o F.C. Porto que foi vencer a Braga e está cada vez mais perto do titulo nacional. Em Alvalade o Sporting venceu o Benfica pela minima e subiu ao 4º lugar, beneficiando da derrota caseira do Maritimo do derby da Madeira. Na luta pela manutenção, importantes vitórias do Setubal diante do Guimarães, e do Paços Ferreira em Olhão e assim garantiram já a manutenção. Quem continua com a vida muito complicada é a União de Leiria e o Feirense, que ainda nesta jornada voltaram a não ganhar, tendo empatado com Gil Vicente e Rio Ave respectivamente.

- Antevisão da Final da Taça da Liga:
No próximo fim-de-semana o Campeonato Nacional pára para que se realize a grande Final da Taça da Liga. O jogo colocará frente a frente o S.L. Benfica e o Gil Vicente no próximo sábado à noite no Estádio Cidade de Coimbra.
A equipa da Luz parte com algum favoritismo nesta que é a sua competição de eleição, já que conquistou 3 das 4 edições até hoje realizadas, mas no entanto vem de uma semana bastante complicada já que perdeu dois jogos e viu-se afastado dos seus principais objectivos.
Do outro lado, os galos de Barcelos, têm feito uma prova magnifica e afastaram já o Sporting e o Braga, acreditando que não há duas sem três e agora podem derrotar mais um grande. No campeonato, a equipa de Paulo Alves já tem a manutenção praticamente garantida e por isso vai apostar tudo na conquista deste titulo.

Resultados da 26ª Jornada da I Liga:

União Leiria 0 - Gil Vicente 0
Beira-Mar 2 - Académica 1
V. Setúbal 1 - V. Guimarães 0
Olhanense 1 - P. Ferreira 2
Rio Ave 2 - Feirense 2
Marítimo 2 - Nacional 4
S.C. Braga 0 - F.C. Porto 1
Sporting 1 - Benfica 0

Taça da Liga:

S.L. Benfica - Gil Vicente

3 comentários:

bacalhau80 disse...

Depois de algumas semanas ausentes aqui do debate sobre o Futebol Nacional, vamos lá dar aqui umas opiniões e ao mesmo tempo demonstrar que quando se perde não nos devemos esconder.

- S.C. Braga
O sorteio do campeonato deste ano proporcionou que uma equipa possa fazer muitos jogos seguidos fáceis e depois também de seguida ter 4 ou 5 jogos muito complicados, que podem levar as equipas do céu ao inferno.
Foi assim na 1ª volta com o Sporting, pois quando foi à Luz estava quase em 1º lugar, e passado 4 jogos, no final da 1ª volta, já estava a mais de 10 pontos do lider e afastado do titulo.
Agora com o Braga aconteceu o mesmo. Eu por acaso comentei com alguns amigos meus, dizendo que tudo bem, o Braga levava 12 virorias seguidas, mas que agora os 6 jogos que lhe faltam, se ganhar é 2 ou 3. Pois tem de jogar com Benfica, Porto Sporting, ir a Paços, receber Olhanense e o outro não me lembro.
E assim está a ser, pois já leva 2 derrotas seguidas e também já disse adeus ao titulo (benfeita para ver se começam a encarar os adversários todos da mesma forma, em vez de se agacharem a uns e aos outros quase que os comem)
Se aqui à 15 dias os metiam lá no céu, agora tenho ouvido comentadores que com toda a razão dizem que estão a crescer muito e a evoluir, mas a verdade é que ainda nem um titulo conquistaram.
No entanto a época deve ser considerada positiva, pois o lugar na Champions está praticamente garantido.

- F.C. Porto
Seja com ajudas ou lá com o que seja, o que interessa é que vão ser novamente Campeões, o que é muito meritoso pois com um treinador daqueles, parece mesmo impossivel. Ainda no outro dia alguém dizia "O Porto vai ser a primeira equipa do mundo a ser campeã sem treinador" e é verdade.
Aqui tem de se tirar o chapéu mais uma vez a Pinto da Costa que não é de deixar passar o tempo e quando algo está mal, ele muda logo e resolve. Ou seja, ele viu que a equipa precisava de retoques, e a chegada do Lucho veio dar um novo animo e espirito à equipa.
É mais uma grande época para o Porto que ganha a Supertaça e o Campeonato, mesmo apesar do fracasso europeu e dos fiascos nas Taça de Portugal e da Liga.

- Sporting
Se é verdade que a equipa com o Domingos jogava melhor, também é verdade que com o Sá Pinto tem mais garra e raça, estando por isso a conseguir melhores resultados.
Na Liga Europa tem de se destacar pelo facto de ter chegado até aqui, pois é muito bom uma equipa portuguesa estar nesta fase.
Na Taça de Portugal é o grande favorito e deve mesmo conseguir conquistar um titulo.
No campeonato, tem de assumir o grande fiasco de não se conseguir apurar para a Champions, mas ao menos parece já estar a afastar-se do fantasma do 5º lugar.

- Maritimo
Tem de se destacar, pois com um dos orçamentos mais baixos e sem contratações, conseguindo mesmo uma boa receita a meio da época ao vender o Baba, e ainda assim já somou quase 50 pontos e tem a Europa garantida.
O seu sonho do 4º lugar é que deve ir por água abaixo, pois depois de ter perdido o derby da Madeira, agora vêm 2 jogos muito dificeis diante de Benfica e Porto.


- Outros
Parece-me que estão encontradas as 2 equipas que vão descer, pois o Feirense e o Leiria têm sido as equipas mais fracas, com alguns pontos já de atraso, e não os vejo com força e capacidade para reagirem..
Esta semana safaram-se já o Setubal e o Paços Ferreira, Prá semana safam-se o Gil Vicente e a Académica... e vão ficar elas as 2 para trás.

bacalhau80 disse...

- Benfica
Á semelhança da época passada, o mês de Abril está a ser doloroso e demasiado injusto para o que a equipa fez e jogou ao longo da época.
Mas ainda assim, nem tudo é mau.
Se vencermos a Taça da Liga, é bom porque continuamos a ganhar titulos todas as épocas e é importante para se ganhar um espirito ganhador.
Acredito que vamos conseguir o vice campeonato, o que também é positivo e dá entrada directa na champions.
Na Europa estivémos muito bem, chegando mesmo a estar entre as 8 melhores da Europa e a cair de forma muito injusta.

Quanto à equipa, tivémos estes azares com os centrais, pois lesionaram-se todos e ainda hoje jogámos com 2 a meio gás.
Temos de arranjar um substituto ao nivel do Aimar, pois estamos demasiados dependentes dele e quando ele não joga nota-se...a Liga sabe bem disso e deu-lhe 2 jogos. O regresso do Carlos Martins é inevitável e já peca por tardio.
Nos extremos com toda a novela do Enzo Perez acabámos por não contratar ninguém para o lado direito, e agora nota-se...gostava do regresso do Salvio.
No ataque perdemos de um momento para o outro o Rodrigo que estava a ser uma máquina. O Nelson Oliveira é muito bom, mas ainda é jovem e tem de ser aos poucos.
Quanto ao Cardozo eu já nem digo nada...jogamos sempre com menos 1. Eu acho que há benfiquistas que não acompanharam o crescimento do Benfica nos ultimos anos. Vejam bem que o Benfica já não é o de Tahar, Pembridge, Marcelo, king, etc... neste momento o Benfica tem Aimar, Witsel, Maxi, Luisão, Garay, Gaitan, entre outros, ou seja, tem mais de meia duzia de jogadores que estão entre os melhores do mundo e por isso é que eu acho que o Cardozo não tem que jogar. Se fosse aqui há meia duzia de anos, aí sim acredito que o Cardozo fosse o craque da equipa, pois é bem melhor que Hassans, Marcelo, etc... mas neste momento, jogadores como o Witsel, Aimar, Gaitan, etc...não merecem ter um ponta de lança destes. É por isso que eu o critico. Precisamos de um ponta de lança bom. Aliás, se tivéssemos um Falcão, tinhamos sido campeões o ano passado, este ano, e até na champions não tinhamos caido com o Chelsea. O ponta de lança, juntamente com o defesa esquerdo, são os elos mais fracos do Benfica.

Abraço e até mais logo

ceboleiro71 disse...

uma feliz pascoa a todos os desportistas e borbenses................e viva o voleibol!