PORQUE ENTENDEMOS QUE NOS BLOG'S DEVE HAVER UMA MAIOR SERIEDADE E TRANSPARÊNCIA, DECIDIMOS SÓ ACEITAR COMENTÁRIOS DE COMENTADORES IDENTIFICADOS
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
"Só existem dois tipos de Homens no Mundo, os que deixam obras feitas e os que nada fazem, apenas criticam."

S.C. Borbense G.U.V.B. E.F.F. S.C.B. Barbus Futsal Barbus Atletismo

AVISO: O BLOG DA FORÇA AZUL É UM BLOG PESSOAL, E NÃO É O BLOG OFICIAL DO S.C. BORBENSE. TUDO O QUE AQUI FOR PUBLICADO É DA MINHA TOTAL RESPONSABILIDADE. OBRIGADO PELA COMPREENSÃO

terça-feira, novembro 10, 2009

Morreu Robert Enke

Hoje é um dia triste para o Futebol Mundial pois morreu Robert Enke, guarda redes internacional alemão com 32 anos.
A causa da sua morte parece um pouco estranha, pois ao que tudo indica Robert Enke atirou-se para um caminho de ferro em Neustadt am Rübenberge, Hannover e ficou debaixo de um comboio. Pelo menos esta versão já foi confirmada pelo seu amigo e empresário Robert Neblung.
Robert Enke representava actualmente o Hannover 96 e fazia parte dos planos do treinador Joachim Löw para o Mundial 2010, mas no entanto a vida de Robert Enke teve vários dissabores que magoaram bastante o atleta. Desde a tentativa frustrada de representar um grande clube da Europa, passando pela Infecção Bacterial que o afectou ultimamente e o fez estar bastante tempo afastado dos relvados e não ter sido chamado à Selecção Alemã nestas convocatórias, mas sobretudo pela perda da sua filha Lara de 2 anos, que faleceu em Setembro de 2006 após complicações cardíacas decorrentes de uma operação aos ouvidos, e o atleta e a sua esposa Teresa ainda não conseguiram ultrapassar.
Em relação á sua carreira, Robert Enke que nasceu a 24 de Setembro de 1977, em Jena, na então República Democrática da Alemanha, começou no Carl Zeiss Jena da 2ª Divisão Alemã em 1995/96, dando o salto para o Borussia de Mönchengladbach na época seguinte e onde esteve 3 épocas. Depois, em 1999, veio para Portugal representar o Benfica onde fez 3 grandes épocas e assumiu-se como o grande sucessor de Michel Preud'Homme, mas em 2002 não quiz renovar por ter uma proposta tentadora do F.C. Barcelona, altura em que tentou dar o salto para o topo da Europa, mas deu-se mal nesta aposta e acabou emprestado ao Fenerbahçe e depois ao Tenerife, mas nunca se conseguindo impor e ganhar um lugar na baliza blaugrana. Em 2004 resolveu voltar ao seu país para defender as redes do Hannover 96, e voltou também ao mais alto nivel tendo sido eleito o melhor guarda redes da Bundesliga e chamado à Selecção Alemã para estar no Europeu 2008. No final de 2008 chegou mesmo a dizer que queria terminar a carreira no Benfica, mas ainda tinha mais dois anos de contrato com o Hannover, onde continuava a fazer grandes exibições. A sorte não era muito sua amiga e nos ultimos tempos estava a recuperar de uma lesão de uma infecção no estômago devido a uma bactéria.

2 comentários:

bacalhau80 disse...

Tive o privilégio de aplaudir Robert Enke de pé no ultimo dia que ele jogou no Estádio da Luz.
Foi no dia 29 de Janeiro de 2003 e o Benfica recebeu o Barcelona num jogo amigável, penso que devido á transferência dele, e eu fui com um grupo de amigos ver este jogo entre as duas nossas equipas preferidas.
O antigo estádio da Luz já estava a ser demulido e já lá faltava uma parte da bancada, mas nós como era a ultima vez que iamos áquele estádio quisémos ficar na central, mesmo junto ao relvado, um lugar previligiado como nunca tinha ficado nem voltei a ficar.
No final, Robert Enke foi assobiadissimo pelos nossos "adeptos inteligentes", que não compreendiam a sua saída do Benfica, mas eu orgulho-me de me ter levantado, aplaudido e incentivado este grande guarda redes que quiz arriscar dar o salto na sua carreira e não desaproveitar a oportunidade de representar o clube dos seus sonhos.

Nesta altura, e tal como em outras alturas, Robert Enke tentou ser feliz, mas não conseguiu.
A sua vida acaba agora da forma mais trágica e "estupida", mas ninguém pode esquecer que era um grande atleta e parecia ser um grande homem.

sergio carmo disse...

Hoje assistimos a um dia muito triste para o futebol mundial, principalmente para os amantes das BALIZAS como eu sou.
Fui guarda redes no grandioso Juventude Sport Clube e como tambem sou Benfiquista ferrenho o grande Michel Preud Homme tinha como substituto um dos meus guarda redes preferidos de seu nome ROBERT ENKE. Tambem fui um dos que nao queria que ROBERT ENKE tivesse saido do Benfica pois via nele o guarda redes ideal para o nosso " Glorioso" mas as opções que por vezes as pessoas tomam nem sempre são do agrado de todos. Fiquei triste quando ele saiu do Benfica tambem porque de repente deixa-se de ouvir falar daquele que para mim na altura era um dos que se afirmava como dos melhores do mundo. Aproveito este momento para dar as CONDOLENCIAS a familia de ROBERT ENKE e que nós benfiquistas nunca esqueçamos este que foi mais um dos grandes guarda redes a representar e a dar muitas alegrias a este grande clube BENFICA. ROBERT ENKE é mais um atleta que ficará no coração de todos os amantes do futebol e de todos os benfiquistas. Descansa em paz.