O Professor Saraiva Neves que no ano passado treinou o Calipolense é o novo treinador do S.C. Borbense.
Está encontrado o homem que vai comandar a equipa que vai disputar pela primeira vez na sua história a 1ª Divisão Distrital e que tem como objectivo principal o regresso rápido á Divisão de Honra do Distrital de Évora.
O Professor Saraiva Neves de 44 anos é natural de Terena mas reside em Estremoz e é professor na Escola EB 2+3 de Borba. A sua carreira como Treinador começou como treinador das camadas jovens do C.F. Estremoz e do S.C. Arcoense. Depois como preparador físico e trabalhando com o Mister Vítor Caldeira esteve no S.C. Arcoense e no S.C. Borbense ainda que por muito pouco tempo.
Como treinador principal esteve na C.C. Orada onde conseguiu subir a equipa á Divisão de Honra e escreveu a página mais glorificante na história daquele clube. Depois esteve durante 2 épocas no S.C. Arcoense, passou para o Santiago Maior onde ficou em 3º lugar e por pouco não conseguiu a subida de divisão e por fim esteve no Calipolense duas épocas e meia. Na primeira época alcançou o 4º lugar, na segunda época o magnifico 2º lugar com uma equipa bastante jovem e apenas superado pelo poderoso União de Montemor, e esta época saiu a meio quando a sua equipa se encontrava na 3º posição, mas entendeu sair por motivos pessoais e por não concordar como estavam a correr as coisas no clube. Esteve sem clube até ao final da época e agora, segundo consta tinha várias propostas (falando-se mesmo em 3 clubes) e optou pelo projecto do S.C. Borbense.
Falámos com o novo técnico do S.C. Borbense esta semana e aqui fica a entrevista.
Porque é que escolheu o S.C. Borbense entre as várias propostas que tinha?
Das propostas que tinha em cima da mesa, por motivos e interesses pessoais, apenas me debrucei sobre a proposta do Borbense porque entendi que era aquela que reunia melhores condições de trabalho, devido ás relações interpessoais que se podem fazer ao longo da época, sabendo das relações anteriores e também porque acredito no projecto, tendo sempre conhecimento da dimensão do clube e da sua forma de trabalho o que me leva a querer juntar a este projecto.
Quais os objectivos do Borbense para a próxima época?
Os objectivos são sempre definidos pela direcção, mas quando me juntei a este projecto era porque sabia que o objectivo principal do Borbense era subir à divisão de honra já á na próxima época. Em relação á Taça Distrital, o objectivo passa por tentar fazer regressar o Borbense á disputa de mais uma final, competição onde o clube até tem alguma tradição.
Que acha da possibilidade do Borbense ainda poder ficar na Divisão de Honra?
O S.C. Borbense neste momento é equipa da 1ª Divisão Distrital. Esta é a relaidade e é com esta realidade que temos de preparar a próxima época. Agora se acontecer a necessidade de ficar mais uma equipa na Divisão de Honra e essa equipa for o S.C. Borbense, teremos de repensar os objectivos mas isso agora não nos interessa minimamente.
Como vai ser constituído o grupo de trabalho?
Então a equipa técnica vai ser constituída por mim e vou ter no mínimo dois adjuntos que trabalharão comigo no comando da equipa. Em relação ao massagista e roupeiro é uma situação que já está a ser resolvida pela direcção. Quanto aos jogadores, houve da minha parte a tentativa de fazer um plano que salvaguardasse vários interesses, o primeiro foi a continuidade dos jogadores da época passada, o segundo foi garantir os juniores que subiram a seniores, pois são fruto do trabalho realizado pelo clube, e em terceiro lugar entra a opção de procurar alguns jogadores para colmatar algumas necessidades, que ainda não sabemos se vai acontecer e espero que não seja necessário.
Que acha do plantel que transita da época passada?
Tal como disse anteriormente, eles são a minha primeira opção, por isso é lógico que tenho uma ideia bastante positiva do plantel do ano passado e acredito que vamos ser capazes de alcançar os objectivos que nos vamos propor.
Qual é a ideia que tem do S.C. Borbense, clube onde vai ingressar?
Pelo que conheço do Borbense este é claramente um dos clubes do distrito que melhor trabalha verticalmente, ou seja apostando na formação e motiva a integração de um grande leque de pessoas de várias faixas etárias em redor do clube.
Nos últimos anos, poucos têm sido os jogadores que subiram das camadas jovens a seniores, que acha desta situação? É algo a mudar?
Eu penso que não faz sentido fazer juniores se depois estes miúdos não têm oportunidade de dar continuidade e trabalhar na equipa sénior. Ninguém cria riqueza para os outros gastarem. Isto significa que se tem que apostar nos jogadores juniores que sobem a seniores, tendo a paciência necessária e utilizando os mecanismos correctos para concluir o processo de formação.
Para finalizar, tem algumas palavras a dizer á família borbense?
O Borbense é um clube muito grande a nível distrital não só a nível desportivo, como em toda a envolvente e todo aquele movimento de adeptos que acontece. Espero que todos juntos consigamos alcançar os objectivos traçados para o clube.
Muito obrigado Professor Saraiva, boa sorte e bom trabalho para si e para o S.C. Borbense!





4 comentários:
Amigo Saraiva primeiro que tudo quero desejar-te toda a sorte do mundo quer a ttulo pessoal quer a titulo desportivo.
Sem sombra de duvidas o Borbense acertou na escolha do seu lider para a póxima época pois quem conhece a forma dedicada e honesta de trabalhar do mister Saraiva que faz dele o melhor treinador do distrital não tem úvidas que o Borbense vai alcançar os seus objectvos.
UM GRANDE ABRAÇO SARAIVA
FORÇA SARAIVA........VIVA O SCB!!!!!
mister n quer levar os stiagueiros que treinava no calipolense po borbense?????era bom n era???abraço
Parece-.me que o Borbensne acertou na escolha do treinador pois pelo que conheço dop Prof. Saraiva reune condições mais que suficientes para uma qualquer equipa da 1ª ou 2ª Divisão, e reune ainda condições humanas e de relacionamento e honestidade que deixam qualquer clube descansado e satisfeito, MAS, nestas coisas há sempre 1 MAS, TUDO VAI DEPENDER muito dos jogadores e passo a explicar:
Os jogadores que compôem o plantel do Borbense e isto se a maioria ficar têm valor futebolistico muito acima do valor médio que se exige a uma 2ª Divisão e isto poderá provocar "uma descontração " e excesso de confiança que poderá ser "fatal" além de que os campos e o tipo de futebol vão ser diferentes;
Outro pormenor MUITO IMPORTANTE e pelos anos de clube que todos já têm, é a forma como receberão o treinador, isto é, o ser e estar há muito no Clube não lhes deverá dar o estatuto de superioridade tanto no campo desportivo como no aspecto de " um avontade a mais" que penso, e digo-o agora, deve ter sido uma das razões principais para a descida do Borbense, ou seja, o natural à vontade com o Nelson Generoso que , e em virtude da boa pessoa que é o Nelson, originou a falta do tal " murro na mesa" que deveria ter sido dado;
Desejo as maiores felicidades ao Saraiva e ao Borbense pra regressarem ao convio dos grandes deste Distrital.
Enviar um comentário