Realizou-se este fim-de-semana a 28ª Jornada da 1ª Divisão Distrital de Évora, onde se realizou o derby do concelho de Estremoz, com a vitória para ol o C.F. Estremoz diante do Arcoense. O Rosário também conseguiu vencer em vera Cruz.
O C.F. Estremoz recebeu o S.C. Arcoense e conseguiu vencer por 2-1, com os golos estremocenses a serem marcados por Ruben Pinto e Fabio Tracanas, enquanto que já no final do jogo, Cabrita reduziu com um grande golo. Com esta vitória a equipa do Mister Mourão destacou-se ainda mais na classificação, beneficiando dos resultados dos seus 5 mais próximos perseguidores nenhum ter ganho. O Arcoense do Mister Generoso continua na 3ª posição, tentando ainda alcançar o Lavre na 2ª posição, mas a ter de ter cuidado com os perseguidores que estão muito perto;
O Rosário foi a Vera Cruz conseguiur uma importante vitória, que faz a equipa do Mister Isaias subir 3 posições na classificação e a tentar voltar regressar ao meio da tabela.
Os resultados da 28ª Jornada foram:
C.F. Estremoz 2 - S.C. Arcoense 1
Vera Cruz 1 - Rosário 2
Alcaçovense 2 - Lavre 2
Cabrela 1 - Luso Morense 0
Santana do Campo 2 - Aldeense 0
C.C. Corval 2 - Arraiolense 0
Brotense 1 - S.B. Outeiro 3
Valenças 2 - Fazendas Cortiço 2
Folga: São Manços
Classificação:
1º - C.F. Estremoz - 66 pontos
2º - Lavre - 57
3º - S.C. Arcoense - 48
4º - Valenças - 47
5º - L.C.D. Arraiolense - 42
6º - São Manços - 39
7º - Luso Morense - 38
8º - C.C. Corval - 37
9º - Santana do Campo - 34
10º - Cabrela - 33
11º - Fazendas do Cortiço - 32
12º - S.B. Outeiro - 32
13º - Rosário - 31
14º - Alcaçovense - 29
15º - Aldeense - 29
16º - S.C. Brotense - 28
17º - Vera Cruz - 5





3 comentários:
DÉRBI… EMOTIVAMENTE QUENTE…
Pela segunda vez neste campeonato o CFE defrontava o seu vizinho S.C. Arcoense, desta vez no Estádio José Palmeiro da Costa, para mais um derby da Zona dos Mármores, tendo na primeira volta o clube encarnados conseguido trazer os 3 pontos de Arcos, após uma vitória por 2 – 3.
Como na jornada anterior, o C.F.E. entrou muito concentrado e com vontade de tomar as rédeas do jogo logo de inicio. Com um futebol apoiado, fluido, boas transições entre os três sectores, os encarnados exploravam os pontos fracos do S.C. Arcoense a fim de testar o guardião visitante. Sempre com o domínio do jogo, eis que chega o primeiro aviso por Fábio Silva na cobrança de um livre directo junto à grande área e ligeiramente descaído sobre o lado direito, que levou o esférico a passar muito perto da baliza defendida por Ricardo, não passando de um susto. Minutos depois, novamente Fábio Silva de livre directo quase a papel químico, obriga Ricardo a uma excelente defesa, desviando a bola por cima da trave. No seguimento, canto muito bem batido novamente por Fábio que solicita uma entrada com toda a garra de Rúben Pinto que de cabeça desfere um “tiraço” não dando qualquer hipótese de defesa. Estava feito o 1-0.
A equipa encarnada mesmo em vantagem no marcador, não desacelerou o ritmo de jogo e continuou a tentava dilatar o resultado antes de ir para o seu merecido descanso. Numa das poucas situações de perigo para a baliza dos rubro negro nesta primeira parte, a defensiva encarnada é apanhada em contra ataque onde lhe é metida uma bola em profundidade e Xuma sem receio sai dos postes e já quase a meio do seu meio campo, corta o lance ao jogador do Arcoense que aparece isolado mas, a bola tabela no visitante e sobra para as costas de Xuma onde aparece Zé Pataco que com a sua experiência nunca desistiu do lance fazendo a dobra ao seu guarda-redes. No seguimento dessa jogada, Zé Pataco dá a bola a Moina, este rapidamente faz a transição para o seu meio campo, onde Fábio Silva coloca rasteiro em Miguel Soares que à entrada da área verde e branca oferece o golo a Tracanas que não teve dificuldade em dilatar o resultado, fazendo assim o 2-0. Pouco depois o árbitro do encontro apita para o final dos primeiros 45 minutos.
Para a segunda parte o Arcoense, a perder por dois golos, mexe na equipa e faz entrar Cabrita para a linha avançada. Como era de esperar, os visitantes entraram mais fortes e com vontade de apagar a imagem que ficou da primeira metade, contudo o CFE conseguiu aguentar o ímpeto inicial e aos poucos conseguiu tomar o controlo do jogo novamente.
Denotando já algum desgaste no meio campo, o Mister Mourão faz a sua primeira alteração, fazendo entrar Nuno Abegão para o lugar do incansável Rúben Pinto refrescando assim o sector intermédio, acabando por fazer entrar mais tarde Pipe para o lugar de Tracanas e Margalho para o lugar do Capitão David. A faltarem cerca de 10 minutos para o final e quando parecia que o jogo já estava decidido, surge o golo do Arcoense por intermédio de Cabrita que aproveita um toque infeliz de cabeça por parte de Margalho e à entrada da área fez um chapéu a Xuma, colocando assim o marcador em 2-1, relançando o jogo nos últimos minutos. Com um Arcoense motivado pelo golo, o CFE foi um pouco encostado ao seu sector defensivo e pertenceu ainda ao Arcoense uma jogada de muito perigo a que Xuma respondeu com muita segurança, não permitindo que na sua cara o jogador verde e branco fizesse o empate. De salientar ainda uma boa jogada de contra ataque dos encarnados, desperdiçada por Fábio Silva que já no interior da grande área aparece isolado contra o guarda redes visitante mas não consegue fazer o terceiro golo.
Um CFE um pouco diferente nesta segunda metade do encontro, que passou por alguns momentos mais complicados, mas de um modo muito geral e principalmente pelo que fez na primeira parte é merecedor desta importantíssima vitória.
Nota positiva para a equipa de arbitragem, que passaram despercebidos no encontro. Uma palavra de agradecimento a todos aqueles que se deslocaram ao estádio esta tarde sob um calor já com um sabor a verão.
Por último somente de realçar o facto de além de ter sido um encontro muito bem disputado pelas duas equipas, contou também com a presença da Rádio Despertar, que fez o relato em directo do jogo, o que dignificou ainda mais este derby. Parabéns pela iniciativa.
CFE: Xuma; Pedro Ramalho; Ferro; Moina; Zé Pataco; David; Fabio Silva; Rúben Pinto; Rúben Caldeira; Fábio Tracanas e Miguel Soares. Suplentes: Madeira; Arquista; Toy; Margalho; Pica; Pipe e Nuno Abegão
SC ARCOENSE: Ricardo; Kilha; Roberto Gato; Pedro Espiga; Mark Polo; Pipoca; Catá; Simão e Luís Miguel. Suplentes: Miguel; Roberto; João Pires; Telmo; Cabrita e Barolas
EFICÁCIA DECIDIU O DERBI
O Arcoense deslocou-se este Sábado ao Estádio Municipal de Estremoz para defrontar o seu vizinho, o Clube Futebol Estremoz onde acabou por perder por duas bolas a uma. Em condições climatéricas um pouco quentes para esta prática desportiva estava em causa um derbi quente e sempre apetecido que acaba por trazer muito público a este Distrital que bem precisa.
Entrou mais forte a equipa da casa, com maior posse e troca de bola entre os seus jogadores confundia a equipa visitante que não conseguia pegar no jogo, neste sentido a equipa da casa iria chegar ao golo, depois de na cobrança de um pontapé de canto, Ruben Pinto a aparecer mais alto e cabecear para o fundo da baliza de Ricardo que nada pode fazer para evitar o golo da equipa adversária. A nossa equipa estava a precisar de acordar e a partir daqui começou a equilibrar um pouco a partida, começando a fazer boas transições dispondo de duas boas situações de golo para chegar ao empate. Numa altura em que a nossa equipa estava por cima e já bem perto do intervalo a equipa da casa volta a adiantar-se no marcador, depois de um contra - ataque rápido Fábio Tracanas aparece na cara de Ricardo e faz o segundo golo para a sua equipa.
Para a segunda metade o mister Generoso decidiu modificar a estratégia de jogo retirando um homem do meio-campo e colocando mais um homem na frente para tentar dar mais acutilância ao seu sector ofensivo. Catá deu lugar a Cabrita. A equipa visitante via-se numa desvantagem desconfortável e então tinha de apostar o tudo por tudo e a verdade é que a equipa verde e branca entrou com uma atitude diferente na segunda parte e logo nos primeiros minutos Garcia aparece na cara de Shuma mas na cara do golo não consegue reduzir para a diferença minima. Pouco depois Mark e Simão dão o lugar a Telmo e Barolas, tentando desta forma dar ainda mais velocidade e frescura à equipa
Uma segunda parte mais forte da nossa equipa,contudo só a sete minutos do fim Cabrita reduzia depois de um chapéu tecnicamente bem executado. Ainda havia tempo para a cambalhota no marcador e a equipa da casa sofria. A nossa equipa ainda reclamou uma grande penalidade depois de um jogador ter jogado a bola com a mão, no entanto a equipa de arbitragem não entendeu que o jogador o tivesse praticado de forma intenciosa.
Jogo itenso, debaixo de um forte calor, bem disputado, com muita intensidade, com incerteza no resultado, como na primeira volta, voltando a sorte a sorrir ao Clube Futebol Estremoz que não pecou na eficácia, aproveitando esta jornada da melhor forma, ganhando pontos ao segundo e terceiro classificado e confirmando ( se é que ainda havia dúvidas) a conquista do campeonato. O blog do Arcoense é realista e aproveita desde já para dar os parabéns ao vencedor.
Nota muito positiva para o espectáculo com a presença de muitos adeptos do futebol distrital, não só adeptos do Estremoz e dos Arcos, mas também de outros lados, de salientar ainda a presença da imprensa desportiva do concelho de Estremoz que fez a cobertura do espectáculo.
Nota negativa: A presença de muito público que questionava: Mas afinal quantas equipas sobem...e após 28 jornadas disputadas ninguém sabe responder a esta questão, que até já parece um enigma...Por último uma palavra de agradecimento a todos os sócios e adeptos que se deslocaram a Estremoz para nos apoiar. Mereciam outro resultado. Obrigado
(foto por colocar)
Arcoense
75 - Ricardo
81- Kilha
1 - Roberto Gato
57- Pedro Espiga
5 - Mark
8 - Panta
6 - Catá
14 - Pipoka
17 - Simão
10 - Luís Miguel
20 - Garcia
Suplentes:
18 - Miguel
12 - Roberto
25 - João pires
28 - Cabrita
11 - Telmo
4 - Barolas
Equipa Técnica:
Nelson Generoso (T)
Luís Nunes (D)
Duarte Frechaut (M)
Substituições (saiu/entrou):
Catá/Cabrita
Mark / Telmo
Simão / Barolas
golo: Garcia (83')
Disciplina:
Barolas - amarelo
Enviar um comentário