PORQUE ENTENDEMOS QUE NOS BLOG'S DEVE HAVER UMA MAIOR SERIEDADE E TRANSPARÊNCIA, DECIDIMOS SÓ ACEITAR COMENTÁRIOS DE COMENTADORES IDENTIFICADOS
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
"Só existem dois tipos de Homens no Mundo, os que deixam obras feitas e os que nada fazem, apenas criticam."

S.C. Borbense G.U.V.B. E.F.F. S.C.B. Barbus Futsal Barbus Atletismo

AVISO: O BLOG DA FORÇA AZUL É UM BLOG PESSOAL, E NÃO É O BLOG OFICIAL DO S.C. BORBENSE. TUDO O QUE AQUI FOR PUBLICADO É DA MINHA TOTAL RESPONSABILIDADE. OBRIGADO PELA COMPREENSÃO

quinta-feira, dezembro 06, 2012

ACTUALIZAÇÃO: Já foi há 20 anos...

Estamos de regresso a esta noticia pois recebemos mais uma das fotografias daquela maginifica época e por isso não podiamos deixar sem publicar.
Esta é a fotografia em que está toda a malta, pois foi o dia da entrega das faixas de Campeões Distritais.
É com base nesta fotografia que queremos fazedr o já falado "Convivio de 20 anos depois". Era interessante conseguir toda esta rapaziada novamente.


Em cima: Edy Cuco; João Barradas; Duarte Avó" Tijela"; Helder Anselmo; João Cabaço "Paposseco"; Luis Mendes "Preto"; Januário Cardoso; Humberto Laranjeira "Pipi"; Luis Lobinho
Ao meio: João do Pronto a Vestir (Coordenador Camadas Jovens); António Grego "Tókim"; Bruno Marianito "Brunekas"; Edson Freire; Ricardo Prudêncio "Pêra"; Carlos Bacalhau "Bucha"; Luis Paixão "Sacula"; João Luis Rebola; Ricardo Ferrão "Panta"; Mister Humberto Frade; Joaquim Trocas (Treinador); José Banza (Presidente)

Em baixo: Francisco Pedreiro "Mabrunho"; Nelson Catarino "Nilson"; Luis Cristo; Jorge Ganito "Nhico"; Rui de Deus "Ruca"; Pedro Clérigo "Galvão"; Humberto Ferro "Espanhol"; Alexandre Simões "Xana" e Manuel Bilro (Director)
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Como este é um tema que nos interessa debater aqui neste blog, pois é uma forma de contactar algumas pessoas com quem já há algum tempo não contactamos, vou aproveitanto para ir fazendo umas actualizações, á medida que vou recebendo nova matéria para publicar nesta postagem.
Assim, graças ao Humberto Laranjeira, temos mais uma fotografia dessa época inesquecivel, que foi tirada em pleno Estádio de São Luis, em Faro, terreno do Farense que na altua era o maior clube do Sul do País.
Nesta fotografia, penso que já tirada em Maio, podemos ver a evolução de vários dos jogadores, que já dão melhor para reconhecer do que a outra tirada em Borba talvez logo no inicio da época.


Em cima: Joaquim Trocas (Treinador); Francisco Pedreiros "Mabrunho"; Carlos Bacalhau "Bucha"; Humberto Laranjeira "Pipi"; Luis Lobinho; Ricardo Ferrão "Panta"; Helder Anselmo; Januário Cardoso; Luis Mendes "Preto"; Edy Cuco; João do Pronto a Vestir (Coordenador Camadas Jovens); e Mister Humberto Frade
Em baixo: Duarte Avó" Tijela"; Edson Freire; Rui de Deus "Ruca"; Humberto Ferro "Espanhol"; Luis Cristo; João Barradas; Luis Paixão "Sacula"; e Jorge Ganito "Nhico"

Se alguém tiver mais fotografias, faça favor de me enviar que terei todo o gosto em publicar aqui no blog para todos podermos ver e reviver estes grandes momentos.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Faz precisamente nesta altura 20 anos, que esta fotografia foi tirada. Em pleno Estádio Municipal de Borba, a equipa de Infantis da época 1992/93 do S.C. Borbense preparava-se para realizar mais um jogo em casa.
Esta época marcou o regresso das Camadas Jovens do S.C. Borbense, o clube na altura presidido pelo Sr. José Banza que vivia os seus anos dourados a nível de Seniores, tendo-se sagrado recentemente Campeão Distrital de Seniores por duas vezes e ainda alcançado a histórica permanência na 3ª Divisão Nacional.
Mas nesta época, sob a liderança do Sr. João "do Pronto a Vestir" Lopes, que era o director coordenador das Camadas Jovens, o S.C. Borbense reactivava a sua formação e começou com a equipa de Juvenis e a equipa de Infantis.
Desde esse ano, nunca mais o S.C. Borbense esteve nenhuma época sem Camadas Jovens e têm sido muitos os titulos alcançados pelo clube azul e branco, que o levou mesmo a ser considerado com uma das melhores escolas de formação de futebol na década passada.

Esta equipa de Infantis abriu esta "janela" com uma verdadeira chave d'ouro, pois foi a equipa que chegou mais longe na história deste clube e talvez do nosso Alentejo, baseada num grande espirito de grupo, com muita entrega e humildade, sempre querendo levar o simbolo do clube da nossa terra o mais alto possivel. É claro que o grande mérito vai para as pessoas que trabalharam estes miúdos e os ajudaram a fazer grandes Homens, e como é obvio aqui há que destacar o João do Pronto a Vestir, o Mister Joaquim Trocas e claro o Mister Humberto Frade que formou muitos e bons jogadores na história do Borbense.
Foi uma época memorável, que começou com a conquista do Titulo de Campeões Distritais de Infantis, tendo depois passado para fase Regional, onde se sagraram Campeões Regionais do Alentejo, e depois entrado na Fase Final, onde estavam apenas a 8 melhores equipas do país, divididas por Zona Norte e Zona Sul. Na Zona Norte o vencedor foi o F.c. Porto, enquanto que na Zona Sul foi o Sporting, que ficou à frente do Farense, Fazendas de Almeirim e o S.C. Borbense.
No final, o F.C. Porto acabou por ser o Campeão Nacional, enquanto que o S.C. Borbense terminou a época como a 7ª Melhor equipa do País.


Em cima: Joaquim Trocas (Treinador), Helder Anselmo; Edy Cuco; Luis Mendes "Preto"; Nilson Catarino; João do Pronto a Vestir (Coordenador Camadas Jovens); Januário Cardoso; Ricardo Ferrão "Panta"; Luis Paixão "Sacula"; Duarte Avó "Tijela"; e Mister Humberto Frade
Em baixo: João Barradas; Luis Lobinho, Humberto Ferro "Espanhol"; Luis Cristo; Pedro Clérigo "Galvão"; Rui de Deus "Ruca"; Carlos Bacalhau "Bucha"; e Ricardo Prudencio "Pêra"

14 comentários:

bacalhau80 (o eterno suplente) disse...

Bom dia Malta,

Grande recordação nos traz esta fotografia e grandes vitórias conquistámos. Alcançámos grandes feitos e ainda podiam ser mais, se não tivessemos sofrido apenas 3 golos, e 2 deles foram auto-golo do mesmo gajo :) Enfim, era daqueles que tinha sempre que jogar...mas uns anos mais tarde lixaram-no bem com a grande contratação do Caramelo!!
Pena também para a aplicaçãom da Lei Bosman nesse ano, em que chegaram os barroquinos à 2ª jornada e sem terem o visto nem nada, começaram logo a jogar...relegando para o banco outros gajos que até tinham demonstrado valor!! :) (estes do BB deviam trazer queijos e enchidos prós técnicos!!)

Bem, agora a sério:

Alguns destes rapazotes que estão na fotografia juntaram-se e decidiram organizar esta época um grande dia convivio para comemorar os 20 anos desta época inesquecivel.
O que está certo é que será no primeiro semestre de 2013, e que queremos a presença de todos os jogadores e claro é obrigatória a presença dos Misteres Joaquim Trocas e Humberto Frade, e dos directivos José Banza e João do Pronto a Vestir.

Por isso lanço aqui à discussão que cada um diga as suas impossibilidades para se escolher uma data que todos possam.
Em especial para o mais que Mister, mas também amigo, Joaquim Trocas que está no estrangeiro e precisamos de saber quando está a fazer conta de vir a Portugal.

Estamos a falar com vários meses de antecedencia, para que tudo possa ser organizado da melhor forma e todos possam estar presentes.

Um grande abraço a todos,

Carlos Bacalhau

GALVÃO disse...

Muitas e boas recordações...
Quero apenas enaltecer o GRANDE trabalho efetuado nessa época, com a contribuição de todos os já mencionados e ainda o massagista Francisco Pedreiro, que sempre nos acompanhou. Para quem não se recorda, somámos com vitórias todos os jogos do campeonato, com exceção de apenas 1, um jogo que ficou 0-0, em casa com o SLÉvora. Marcaram-se 70 e tal golos e sofres apenas 3 (2 na própria baliza).
Relembro, entre muitos jogos, aquele jogo com o Sporting.... na fase final do campeonato nacional. Segundo muitos, a maior enchente alguma vez vista no campo do borbense.
Relativamente ao convívio... agradecia um esforço de todos para estarem presentes...
Abraço,

Galvão

Ruca disse...

Grandes tempos e enormes recordações...
O GRANDE trabalho efetuado nessa época, por todos como já foi referido e em particular aos Mister's Humberto Frade e Joaquim Trocas que nos ensinaram muito a todos os níveis, fazendo de nós Homens em todos os sentidos da palavra.
Relativamente ao convívio era realmente interessante estarem todos os intervenientes presentes e fazermos uma grande festa juntos e recordar é sempre viver.
Abraço a todos

Ruca

Janua ex n3 disse...

Incrível como os anos passam por nós, já fizeram 20 anos e parece que foi ontem que estes miúdos iniciaram a sua vida desportiva. Hoje em dia, e com o evoluir da vida cada um seguiu o seu caminho, uns ainda estão ligados ao futebol outros a vida não lhes permitiu continuar com essa alegria.

De enaltecer é a grande amizade que, ainda hoje, perdura e 20 anos não são 20 dias. Esta amizade não e restrita apenas aos jovens atletas, e alargada a treinadores como os senhores Humberto Frade e Joaquim Trocas entre outros e diretores como o Sr. Joao "Pronta Vestir" que fez os possíveis para impulsionar estes jovens na vida desportiva.

Obrigado pela vossa amizade, abra;o a este grande grupo de amigos e a muitos outro que passaram pelo borbense mas que a amizade ainda perdura.

P.S. Sacula grandes golos marcaste nos infantis, pena terem sido na propria baliza.lololol

Quanto ao jantar podem marcar quando quiserem pois eu pertenço aquele grupo grande de desempregados e por isso tenho disponibilidade.

Abraço a todos

Ainda bem que o Espiga nao esta nesta foto para saberem que ele nunca ganhou nada lololol

Edgar disse...

Pois é!!!

Parece que foi ontem, mas já lá vão 20 anos...

Este foi o primeiro ano de futebol para a grande maioria da malta e fez-se uma coisa fantástica!

Não só neste ano, mas ao longo dos últimos anos... Basta ver que ainda hoje persistem uns quantos "velhinhos" desta equipa no plantel dos séniores.

Não dá para esquecer o trabalho das pessoas que apostaram em nós e que tanto nos ensinaram, não só neste ano, mas ao longo de todos os anos que tive o prazer de representar este Clube.

Um grande obrigado a todos!

Desta equipa, para além de grandes treinadores e grandes jogadores (e alguns marretas.. como eu!), acho que a grande força era a nossa união e amizade. Algo que ainda nos dias de hoje se nota quando a malta se junta, apesar de em alguns casos estarmos afastados geograficamente e só nos vermos de tempos a tempos...

São muitas as boas recordações destes anos: desde as grandes vitórias até às viagens na carrinha do Sr. João ao som da cassete do "Portugal Mix" (que deve ter derretido dentro daquele autorádio...), o ambiente de um balneário espectacular e as grandes amizades que criámos... muito mais haveria a dizer!

Acho uma grande ideia voltar a juntar a malta e espero voltar a ver a malta toda.

Contem comigo!!!

Grande abraço a todos!!!

Unknown disse...

Bem, já comentou o eterno suplente, o capitão, os centralões, o goleador e agora vai o rei das assistências com o n.º 10 nas costas :).

Pois é malta foi giro rever esta foto e ler os vossos comentários, foi nostálgico ler cada palavra de apreço que cada um deu a quem realmente nos ajudou muito, quer a nível desportivo, quer na construção dos Homens que hoje somos.

Todos sabemos que, independentemente da profissão, situação geográfica ou qualquer outra barreira, perdurará para sempre a AMIZADE.

Bem falando em estatísticas, vamor lá ver.... de todos os jogos do campeonato distrital empatámos apenas um (em casa com o S.L. Évora), mas também é verdade que (com sorte de principiante, pois mais tarde comprovou-se) marquei dois golos e rezam as histórias que pelo menos um foi muito mal anulado, depois chorei (aliás como acontecia quando era substituído) e Nunca mais me esqueci desse jogo.

Bem, relativamente aos agradecimentos para não estar a particularizar, agradeço a todos (directores, equipa técnica, massagista e amigos), por de uma forma ou de outra terem feito parte de uma geração / equipa / grupo fantástico.


Antes de me despedir vou relembrar um que já cá não está, mas esteja onde ele estiver queremos que saiba que também fazia parte dos nossos e a esta hora está "a sorrir" por nós, refiro-me claro está ao Tejela.

Um abraço a todos e relativamente ao jantar sempre souberam que a minha carreira não foi mais além por causa de muitos jantares (e talvez da malandrice, pronto talvez de ter tido apenas sorte de principiante lol), venha de lá a jantarada.... prá camada pois.

Espanhol (N.º10) LOL



joaquim troca disse...

Eu sei que voces cresceram,tornaram-se Homens,mas,para mim continuam a ser tal como estao na fotografia,e assim que eu os vejo...um grande abraco para todos
Quanto a reuniao,brilhante,tudo farei para estar presente

Lobinho disse...

Pois é malta, passados quase 20 anos, é muito bom recordar aqueles momentos únicos que nós passámos! É verdade que tivemos a "sorte" de juntarmos um grupo de verdadeiros HOMENS, uns com mais jeito que outros, mas acima de tudo juntámos o crer, a raça, a união e a vontade de ganhar!! Para tudo isto contribuiram o Mister Humberto Frade, o Mister Trocas, o João do Pronto a Vestir e o Chico (que me perdoem alguns outros mas estes foram aqueles que fizeram de nós os tais HOMENS). É a eles e a vocês que agradeço o facto de ter vivido e conquistado algumas das mais bonitas páginas da história do BORBENSE no que ao futebol juvenil diz respeito.

"Campeones, campeones, olé, olé...." gritávamos nós naquela Ford do Pronto a Vestir no inicio do Campeoanto, julgo que logo a partir da 2ªjornada. Desde esse jogo em Évora que ganhámos por 3-0 que se sentia que algo de bonito iria acontecer, não foi BUCHA?

Agradecer ainda ao Ed o facto de dar alguma emoção aos jogos, pois quando a bola chegava áqueles pézinhos (barrotes) era o ai Jesus, tanto que a foto comprova o olhar do Sr João para o Ed e certamente que no pensamento estaria "ai valha-me Deus".

Mas pronto, foi uma época fantástica que gostaria de poder recordar com essa tal almoçarada, jantarada ou lá o que lhe queiram chamar.

Abraço a todos!!

Luis Balão disse...

Boa tarde,

eu como adversário foi uma das melhores equipas com joguei naquele escalão, uma equipa fora do normal e que marca uma geração em borba. recordo-me dos jogos frente a eles em que o borbense e os seus adeptos enchiam o campo , por vezes ainda falo disso com os meus amigos.

com todo o respeito pelos outros quem nºão falava na altura do RUCA, LOBINHO, CRISTO, GALVÃO, JANUARIO, SACULA E O HELDER COM QUEM TAMBEM JOGUEI NA SELECÇÃO

Um abraço a todos

Luis Balão

Humberto Laranjeira disse...

Foi com nostalgia que olhei para esta foto e que li os comentários.

É sempre com grande satisfação que recordo esses tempos e com um orgulho enorme em ter pertencido a esta equipa, que onde quer que fosse jogar, jogava com satisfação e com alegria. Penso que era essa a nossa grande arma, nós divertíamo-nos a jogar à bola.

Acho que falo por todos e o sentimento é geral, OBRIGADO João do Pronto a Vestir, OBRIGADO Mister Humberto Frade, OBRIGADO Mister Joaquim Trocas e OBRIGADO Chico.
Fizeram de nós crianças muito felizes e melhores Homens.

Quanto ao convívio, acho uma excelente ideia e estarei presente concerteza.

Deixo aqui duas fotos da grande equipa, que belos tempos passámos juntos.

1 - Artigo Terras Brancas

2 - Estádio S. Luis - Faro

Abraço a todos.
Humberto Laranjeira.

SACULA (O PATRÃO DA DEFESA) disse...

Grandes tempos, grandes amigos...mudaram-se os tempos mas a amizade perdura eternamente!!!

Após ler os comentários da malta sinto uma alegria enorme por me rever completamente nelas. Sinto que ainda hoje fazemos parte de uma grande família.

Ver estas fotos trazem à memória grandes momentos das nossas vidas desportivas e mais importante que tudo, fazem-nos recordar as pessoas que nos fizeram crescer. O meu eterno agradecimento ao Mister Humberto, ao Mister Trocas, ao Sr. João, ao Chico Mábrunho, e a todos os outros que de uma forma ou outra promoveram o nosso desenvolvimento.

Em relação aos "atletas", também quero mostrar todo o meu agradecimento, pois foram eles que me fizeram acreditar que eu poderia alguma vez ser jogador de futebol (pura ilusão...lol). Fazer parte de uma equipa com tanto "sucesso" é um orgulho que nunca acaba.

Nos finalmentes quero repor justiça na situação dos autogolos que sofremos, aproveitando para dizer que ser o patrão daquela defesa trouxe-me alguns dissabores. Pois para um miúdo daquela idade não era fácil entrar em campo com a missão de fazer 4 ou 5 posições (eram os misteres que me pediam: tens que ser tudo, pois com os outros não se pode contar). Enfim, assumo que sou humano...aliás, fui humano duas vezes, no resto dos jogos era praticamente uma máquina...

Quero deixar um grande, grande abraço a todos e desejar que esse encontro se realize o mais rápido possível...

(Infelizmente há um destes amigos que não poderá estar presente, mas tenho a certeza que será recordado por todos. Grande Tijela, um enorme abraço e olha por todos nós)

ABRAÇO

SACULA (O eterno patrão da defesa...nunca percebi porque não me entregaram a braçadeira)

Luis Mendes disse...

Que saudades malta, grande grupo de vencedores, amigos, uma familia que nos acompanhava para todo o lado.Parabens e um grande abraço a todos. faço um apelo para tentarmos tar todos malta.

Luis Mendes "Preto"


Unknown disse...

Então que lança a primeira data? Almoço? Jantar? E que tal um futebol 7? Ou então um futsal. Tipo de manhã e a seguir petisco. Uma ida ao cemitério a homenagear que já cá não está. Por mim podia ser no primeiro sábado de Dezembro. Eu já tenho a 10 preparada lol.

ceboleiro71 disse...

ganda equipa que acompanhei por todo o lado, mas curioso na me recordo do Buxa no plantel e a presenca dele aqui nas fotos deve ser motagem ....abraxo ao trocas que sei que tem o bixinho do borbense e da bola no corpo mas a vida mesmo assim.americo coxixo