PORQUE ENTENDEMOS QUE NOS BLOG'S DEVE HAVER UMA MAIOR SERIEDADE E TRANSPARÊNCIA, DECIDIMOS SÓ ACEITAR COMENTÁRIOS DE COMENTADORES IDENTIFICADOS
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
"Só existem dois tipos de Homens no Mundo, os que deixam obras feitas e os que nada fazem, apenas criticam."

S.C. Borbense G.U.V.B. E.F.F. S.C.B. Barbus Futsal Barbus Atletismo

AVISO: O BLOG DA FORÇA AZUL É UM BLOG PESSOAL, E NÃO É O BLOG OFICIAL DO S.C. BORBENSE. TUDO O QUE AQUI FOR PUBLICADO É DA MINHA TOTAL RESPONSABILIDADE. OBRIGADO PELA COMPREENSÃO

terça-feira, fevereiro 14, 2012

Futebol Nacional

Chegou a Terça-Feira, dia em que falamos de Futebol Nacional aqui no nosso blog da Força Azul, numa semana que regressam as Competições Europeias, e o Campeonato também não pára, por isso haverá certamente muito para discutir.

- Rescaldo da 18ª Jornada da I Liga:
Realizou-se este fim de semana mais uma jornada do Campeonato, onde o grande destaque vai para a vitória do Maritimo diante do Sporting, que assim após derrotar duas vezes os leões, sobem ao 4º lugar e são a grande sensação desta época, mantendo-se entre os grandes.
Destaque também para as vitórias tranquilas dos três primeiros do Campeonato, com o Benfica, F.C. Porto e Sporting a golearem respectivamente o Nacional, U. Leiria e Vit. Setubal, estes dois ultimos a cairem mesmo nos ultimos lugares da tabela classificativa.
Dos outros jogos, destaque para a vitoria do Guimarães em Aveiro, e assume-se como lider dos que lutam pela Europa, grande vitória do Rio Ave em Olhão, que assim se afasta da linha de água e do Paços Ferreira, que com esta serie de vitórias já escalou 5 posições.

- Liga dos Campeões:
Regressa esta semana a Liga dos Campeões, mas apenas se realizam metade dos jogos desta 1ª mão dos oitavos de final, pois a outra metade é para a semana. No entanto, o Benfica entra já em campo e vai à Russia, onde qualquer resultado que não seja a derrota será um bom resultado, para depois poder ter a decisão da eliminatória na segunda mão na Luz. Não será um jogo nada fácil, como pode confirmar o F.C. Porto que já lá perdeu esta época e caiu mesmo eliminado aos pés destes russos.

- Liga Europa:
Disputam-se também os 16 avos de final da Liga Europa, onde Portugal ainda tem 3 equipas e, a julgar pela época passada, poderão fazer boa figura nesta prova.
O Sporting recebe já hoje o Besiktas da Turquia, e apesar dos Turcos terem uma boa equipa, a verdade é que o clube atravessa uma crise económica e os resultados estão a começar a fraquejar, enquanto que o Braga está numa série vitoriosa e confiante;
O Sporting vai amanhã à Polónia defrontar uma equipa que está bem ao alcance, mas o frio e os ultimos resultados leoninos poderão ser o maior inimigo, e qualquer resultado que não seja a derrota, poderá ser muito bom para os leões;
O Porto recebe o poderoso mas inexperiente Manchester City, e terá de conquistar uma boa vantagem na primeira mão, para não se ver obrigado a ter de vencer a eliminatória em Inglaterra, num campo onde os Citizens têm sido muito fortes.

- Antevisão da 19ª Jornada da I Liga:
No próximo fim de semana teremos mais uma jornada da Liga, onde os 3 primeiros agora vão jogar fora e certamente irão sentir mais dificuldades. O Benfica vai a Guimarães, na ressaca do encontro europeu, defrontar uma equipa confiante e motivada e por isso esperam-se grandes dificuldades. O Porto vai a Setubal defrontar o ultimo da classificação, mas um terreno onde costuma sentir dificuldades e a necessidade de pontos dos da casa, poderá complicar o jogo. O Braga vai a Barcelos defrontar uma equipa que está também motivada, e um jogo que depois em Março se voltará a disputar para as meias finais da Taça da Liga. O Maritimo vai a Vila do Conde e certamente que também sentirá dificuldades, enquanto que o Sporting recebe o Paços de Ferreira e entra assim numa fase de jogos mais acessiveis, e onde na primeira volta conseguiu 7 vitorias. Dos outros jogos, o Nacional - Académica onde vamos ver quem tem mais pernas para correr atrás do Guimarães, depois o Leiria - Beira Mar, um derby do centro entre duas equipas que precisam de pontos para fugir aos ultimos lugares, e por fim, o Feirense - Olhanense que também querem afastar-se da linha de água.

Resultados dos da 18ª Jornada da I Liga:

S.C. Braga 3 - V. Setúbal 0
Marítimo 2 - Sporting 0
Benfica 4 - Nacional 1
Olhanense 0 - Rio Ave 2
P. Ferreira 3 - Feirense 1
Beira-Mar 0 - V. Guimarães 1
F.C. Porto 4 - União Leiria 0
Académica - Gil Vicente

Competições Europeias:

Liga dos Campeões:

Ol. Lyon - APOEL Nicosia
Bayer Leverkusen - Barcelona
Zenit S. Petersburgo - BENFICA
Milan - Arsenal
CSKA Moscovo - Real Madrid
Nápoles - Chelsea
Basileia - Bayern Munique
Marselha - Inter Milão

Liga Europa:

S.C. Braga - Besiktas
Légia Varsóvia - Sporting
F.C. Porto - Manchester City

Jogos da 19ª Jornada da I Liga:

Rio Ave - Marítimo
Gil Vicente - S.C. Braga
União Leiria - Beira-Mar
Feirense - Olhanense
Nacional - Académica
V. Setúbal - FC Porto
Sporting - P. Ferreira
V. Guimarães - Benfica

16 comentários:

ricardo pernas disse...

viva o domingos...

Paulo disse...

Se à PACIÊNCIA não vai lá, pode ser que vá..............ao murro!?

57 PE disse...

Ora então muito bom dia a todos!

Benfica vs Nacional:
Excelente exibição (mais uma) da equipa encarnada que marcou 4 mas poderia ter marcado o dobro, á vontade e não ficava em favor a ninguém! Tal como tinha comentado entre amigos, a nomeação de Jorge Sousa não foi ao acaso e ainda tentou "emperrar" a máquina, mas nem com o penalty inventado conseguiu evitar a vitória do Benfica!
Lembro os jogadores que iniciaram o jogo frente ao Nacional:
Artur,Witsel,Luisão,Garay,Emerson,Matic,Aimar,Nolito,Gaitan,Rodrigo e Cardozo!
E recordo a equipa do Benfica porque?
Porque quando oiço algumas pessoas a dizer que certas equipas têm muitos jogadores novos e por isso ainda não estão entrusados, faz-me um pouco confusão, pois está aqui a prova que ISSO NÃO É DESCULPA ao fim de mais de meia época!

Braga - Setubal:
Não vi o jogo, excepção feita aos ultimos 10 minutos, mas este Braga é mais um exemplo do que atrás referi, pois todas as épocas tem perdido jogadores influentes e consegue colmatar essas saídas e manter uma equipa competitiva.

Porto - Leiria:
Uma primeira parte onde o Porto não conseguiu desfazer a teia leiriense e por isso o 0-0 ao intervalo, com uma história completamente diferente na 2ª parte com a expulsão (justa) do Shaffer logo aos 2 minutos do 2º tempo. Depois com menos 1 elemento não foi possivel á União segurar o poder ofensivo do dragão.

Maritimo - Sporting:

Maritimo a entrar muito forte com a equipa leonina "a ver o que dava o jogo" e quando acordou já perdia por 1-0 após um erro clamoroso de Patricio que vinha sendo um dos pilares desta equipa! Mas como costumo dizer, "quem dá os grandes frangos são os grandes guarda redes" e o Rui não o deixa de ser pelo erro cometido.Depois de sofrer o golo o Sporting começou a equilibrar a partida sem no entanto criar grandes lances junto da área insular. A 2ª parte começa praticamente com o 2-0 e a partir daí pouco ou nada há a dizer, pois se já se via um Sporting apático e sem vontade com o 1-0, com o 2-0 pior ficou!


A saída de Domingos não me surpreende, no entanto faz-me confusão que no Domingo á noite o presidente leonino tenha vindo a publico dizer que a saída do Domingos não era possivel pois fazia parte do projecto deliniado e menos de 24 horas depois...RUA!
Já aqui li criticas a outros presidentes por supostamente dizerem uma coisa e fazerem outra...vou gostar de ver o que se diz agora sobre o Godinho Lopes!
Vejo também alguns directores do clube de Alvalade mais preocupados com as claques do Benfica do que com o estado actual do seu clube.
Li também que o Domingos andava de "namoro" com gente ligada ao fcp, o que não me espantaria de todo, e a confirmar-se, vem provar mais uma vez que não é o Benfica que durantes os ultimos anos tem espetado farpas no Sporting!
Lembro apenas os seguintes casos:

Paulo Assunção, Adriano,Ruben Micael,Vilas Boas, entra outros que agora posso não estar recordado

espantado disse...

A confirmar-se esse tal namoro com o fcp, deixa o sporting menos no ridiculo, muito me andava a espantar, as belas exibições ( numa certa altura) e depois um futebol horrivel, desaprenderam concerteza(digo eu). Quanto ao Sá Pinto, vamos ver, perdido por perdido, o tempo o dirá, agora já é tarde.

O Piegas disse...

Falcão, Álvaro Pereira, Cebola;
Deco oferecido por LFVieira;
Jardel
Águas
Kulkov
Iuran
...................................................................................,

Blog do Fonte Segura SCP disse...

Maritimo 2 vs 0 Sporting


Resumo da primeira parte:
Bisca de bola. Banho táctico. Confrangedor.

Resumo da segunda:
Novo banho táctico.

Flash Interview:
Pereirinha de Inicio?
Schaars no banco?
Onde está um fio de jogo ao fim de 8 meses de trabalho?
VERGONHA !

Titular Indiscutivel

in, Blog do Fonte Segura SCP disse...

De brincadeira em brincadeira...


Foi apenas mais um banho de bola... Foi um derrota sem qualquer discussão...

Depois de brincar e perdermos o comboio do titulo é a vez de brincar e perder o comboio da champions, para um clube que está na situação económica em que está dar-se ao luxo disto é inqualificável.

Nem falo sobre o jogo para não ofender ninguém.

Agora GL que se desenmerde e consiga arranjar mais 10 milhões de receitas que viriam por via da champions já que foi ele, Duque e Freitas que lá colocou este brincalhão!

Saudações Leoninas

Leão Revisor

in, Blog do Fonte Segura SCP disse...

Gostei!


Da chegada a Lisboa do SCP!

Da recepção para fazer abrir os olhos aquela gente e de quem liderou a comitiva que foi na frente e foi o primeiro a ouvir as criticas.
Não saíram por figo maduro como muitas vezes o fizeram nem por outra qualquer porta lateral.

Sobre o actual momento do SCP escreverei quando a azia de ontem passar algo que ainda não aconteceu.

Leão Revisor

in, Blog do Fonte Segura SCP disse...

Recuemos 20 anos


Tentando analisar friamente todos estes meses de trabalho penso o seguinte:

Terminada uma época de horror, TODOS concordávamos que uma profunda remodelação teria que ser feita no plantel. A tal "vassourada" só foi conseguida com o tal "cheque" e com isso foi preciso entrar 20 jogadores para suprir a saída de outros tantos.

Até aqui, penso que era consensual que teria que ser feito algo do género, pelo menos todos assim o admitiam poucos meses antes da época terminar.

Muitos nomes geraram entusiasmo nos adeptos, de tal forma, que tivemos 50 mil do jogo de preparação, algo que nunca aconteceu antes! De tal forma que dobramos a média de assistência em Alvalade e de tal forma que fora de portas temos assistido a ondas verdes pelo pais.

O treinador escolhido teve a maior recepção/apresentação que alguma vez me lembro de um treinador no SCP. Sinónimo que pelo menos os adeptos concordavam com a escolha.

A direcção tem seguido um caminho de aproximação aos sócios, algo populista, seguindo aquilo que foi-lhe pedido, tendo até aberto a certa altura uma via de comunicação para enviar sugestões. Tem feito um trabalho meritório na visita aos núcleos de todo o pais sempre que o SCP se desloca fora de portas.

Mas a verdade é que o SCP depois de fazer um mau inicio de época, fez todos os sportinguistas acreditarem, eu acreditei mesmo sendo numa primeira época, que poderíamos discutir o titulo nacional. Foram 2 meses de bom futebol, de atitude e de entrega, algo completamente oposto do que regista agora e a presença/conquista na final do Jamor era uma obrigação depois da eliminação dos nossos adversários.

Depois de, com dificuldade superar a azia do péssimo jogo de ontem, onde naturalmente a contestação aumenta de tom pensei antigamente era assim?

Recuei 20 anos, como poderia ter recuado 30. Estávamos no "reinado" de Sousa Cintra, sem vencer NADA (e aqui era mesmo nada!) ficámos em 3º esse ano com os mesmo pontos do 4º, bastante longe do vencedor do campeonato. Não me recordo sinceramente do nível exibicional apresentado mas aquilo que consigo dizer é que nessa altura a corda, a partir, partia sempre pelo lado do treinador.

Actualmente, a coisa não corre bem, mesmo depois de a direcção ter feito o que a esmagadora maioria dos sócios pretendia e o presidente tem logo a cabeça a prémio. Já diz o ditado que mudam-se os tempos mudam-se as vontades mas um pouco mais de senso no juízo e avaliação dos sportinguistas até porque isso implicaria necessariamente eleições a cada final de época sempre que não fossemos campeões.

E assumo que já não consigo ver o Domingos nem pintado, mas também sei que ele não sairá. Na minha humilde avaliação tem "ovos" que outros nunca tiveram e está a fazer igual ou pior do que esses. Alguns pensam que isto desculpa a direcção e é com esse objectivo que escrevo mas em ultima analise foi a direcção que o escolheu e como se costuma dizer "a culpa não é dele é de quem lhe lá colocou".

Termino apenas com dizendo ao presidente que os que foram ao aeroporto podem não representar os sportinguista na sua globalidade mas representam o desagrado de uma maioria muito significativa. Nestas alturas existem sempre "bocas" mais a quente, mas o sinal foi dado!

Saudações Leoninas

in, Blog do Fonte Segura SCP disse...

Pensar apenas um pouco...


Tudo serve para apontar ao Presidente neste momento. A equipa não vence, virou-se contra os adeptos que foram esperar a equipa, se tivesse feito o que popularmente lhe sairá melhor, teria despedido o treinador e tudo acalmava e agora anuncia uma proposta financeira com o nome "investir na paixão". Não é isto que nos vai salvar obviamente!

Apenas quero dizer, esta direcção já lançou obrigações a 9% de juro (existem poucas aplicações no mercado com esta taxa de juro) por isso altamente interessantes e a adesão dos sócios/sportinguitas individuais foi reduzida ou nula tendo a procura ultrapassado a oferta porque os grandes investidores chegaram-se à frente! Acham que agora seria diferente? Esta proposta financeira está assegurada à partida e o que se diz e escreve sobre este pormenor é uma autentica parvoíce!

Mais, lá para Abril será lançado a nova campanha de sócios onde o valor pago da quota será revertido em descontos em grandes marcas. Ou seja o que pagamos de quota será utilizado noutras marcas, sai-nos de borla ser sócio do SCP e ai quero ver a quem vão mandar para o caralho nessa altura!

Termino só com 2 notas, a primeira para dizer que o rapaz voltou a dizer "eu estou presente e não se esqueçam de mim".
A segunda é que passei a saber, depois de ler uma crónica, de um Sportinguista que os vice-presidentes antes de Rouquette entrar para o SCP é que eram bons. Tanto desportivamente como financeiramente! Não estou a valorizar os de agora, mas um tipo que deixou o SCP sem dinheiro para pagar salários, nem as contas correntes, e desportivamente foi o que foi ter a lata de criticar os de agora...

Saudações Leoninas

Leão Revisor

in, Blog do Fonte Segura SCP disse...

Domingos demitido!

Fala-se em Sá Pinto para o substituir até final da época.

Tirular Indiscutivel

in, Blog do Fonte Segura SCP disse...

Medida Populista!


Depois da 1º vez se ter questionado de forma mais forte a direcção, o treinador foi embora e entra o menino querido dos sportinguistas.

Em relação à saída de Domingos é surpreendente. Não porque não o quisesse ver fora de Alvalade, as minhas criticas à sua performance não são de agora, mas sempre pensei que quem o colocou lá o aguentaria pelo menos mais do que uma época.

Assim não foi saiu e entra Sá Pinto. E aqui é que está o problema. Não me parece, ou pelo menos é minha convicção que esta escolha nada tenha haver com os seus méritos ou valores como treinador e tenha haver muito mais com um libertar da pressão que se começava a fazer sobre a direcção.

De qualquer forma não me resta outra coisa que não seja desejar os melhores sucessos a Sá Pinto.

Saudações Leoninas


Leão Revisor

in Blog do Fonte Segura SCP disse...

Medida Populista! Parte II


A ser verdade as ultimas noticias que dão conta da intenção da direcção em contratar um novo preparador físico para a equipa de futebol e ser esse o real motivo do afastamento de Domingos por não admitir tal hipótese ...

Saudações Leoninas

Leão Revisor

in, Blog do Fonte Segura SCP disse...

...


Sá Pinto é o nosso novo treinador, juntamente com Nelson e Tiago Moutinho que são a restante equipa técnica. Aqui logo à partida parece-me que irá entrar mais alguém, visto que se tornaria a equipa técnica mais curta dos últimos anos da nossa equipa sénior.

Mas vamos ao que interessa. Domingos foi despedido. Ao certo não se sabe bem o que se passou, mas é um facto que Domingos já não caia no goto dos sportinguistas como caiu no inicio da época. Não vou estar a repetir aquilo que disse após cada "não vitória" da nossa equipa basta ler os argumentos que utilizei nessa altura.

Os factos são que GL na véspera disse que continuava a apostar em Domingos, os factos provam que Domingos orientou o treino de ontem de manha até tendo feito um video motivacional para o único objectivo atingível no campeonato que é o 3º lugar. Os factos provam que na hora de almoço Sá Pinto já era treinador principal do clube.

O que se passou naquelas 2 horas só saberá quem lá esteve mas parece-me tudo bastante estranho e muitas versões se levantam e cada um tomará como verdadeira a que lhe mais interessar!

Os que pediam que algo fosse feito, criticam agora que o presidente não tem liderança ou não se sabe quem lidera no clube. A velha máxima do futebol que o que hoje é verdade amanha é mentira deve ser nova para essas pessoas e não é isso que me surpreendeu nesta decisão e já disse qual foi!

Mas ao sentir o que pensam os sportinguitas, faz-me mesmo acreditar que somos um clube diferente! Achamos convictamente que sai o treinador tem que sair a direcção. São os projectos! E o problema é que isso até nem é mentira no nosso clube. Os recentes presidentes do SCP agarram-se muito aos treinadores, começou com Peseiro (onde caiu Dias da Cunha), foi assim com Paulo Bento (onde começou a cair Jeb com o forever) e com Domingos (não faço ideia o que acontecerá) mas a vontade de muitos é que vá pelo mesmo caminho! E com isto volto a recuar 20 anos, saímos novamente desta "corja" como orgulhosamente muitos gostam de chamar, esquecendo-se que foram lá todos colocados pelos sócios PAGANTES do SCP, questionando sériamente se quem chama "corja" alguma vez colocou um cêntimo no clube, já que são tantos a chamar e eles continuam lá sempre... Mas antes da era Rouquette era um entra e sai de treinadores e o presidente estava sempre a salvo, veja-se bem que na época com a tal cultura de exigência (que nos levou a não ganhar nada) até treinadores em 1º lugar nós despedimos! Mas pronto ai jogávamos bem e tínhamos orgulho... não ganhávamos é nada!

Isto até se torna perigoso para as direcções seguintes porque certamente não será a ultima, o próximo presidente do SCP (seja lá quando for) terá que contratar um treinador para o seu mandato, se o despedir antes tem que ir com ele (é o projecto segundo alguns) depois tem que ter ainda mais cautela quando questiona quem manda, já que com a entrada de capitais estrangeiros, sejam eles do trafico ou do petróleo factualmente quem passará a dar a ultima palavra não será o "presidente" mas sim quem mete cá o graveto! Lobo em pele de cordeiro...

Repito o que disse ontem, ao Sá Pinto desejo-lhe as maiores felicidades porque para mim tanto me faz que lá esteja ele ou qualquer outro, a mim tanto me faz que lá esteja o GL ou qualquer outro, a mim tanto me faz que o SCP seja dos sócios ou de qualquer outro investidor aquilo que eu quero é que o SCP VENÇA!

Saudações Leoninas


Leão Revisor

in, Blog do Fonte Segura SCP disse...

24


Jack Bauer era o protagonista da série televisiva cujos episódios de desenrolavam em 24 horas. Godinho Lopes protagonizou episódio similar ao dizer que Domingos sair do Sporting era cenário que não se colocava e que seria o treinador para o triénio.


Existe já muita especulação em volta desta decisão que surpreendeu tudo e todos.
Uma delas prende-se com a possível imposição da SAD a Domingos de um novo preparador físico, o que se compreenderia pois eu não sou pessoa de acreditar muito no azar. E a quantidade de lesões musculares e má preparação física da equipa (já para não falar da animica) e isto sem considerar casos "crónicos" como Jeffren ou Izmailov.
Outra especulação que corre é de que Domingos andava a encontrar-se com dirigentes do Porto e que teria a sua ida para o Porto a ser já trabalhada. A ser verdade concordo com a decisão tomada.


De qualquer das formas estranho a contratação de Sá. Considero que este plantel merecia um treinador "a sério" que impusesse respeito de imediato no balneário pelo seu passado. Concordaria que Sá Pinto conduzisse a equipa até final da época e depois logo se veria. Se a quipa estivesse a produzir futebol espectaculo e se concluisse que Sá Pinto tinha mãos para tocar esta guitarra tudo bem... caso contrário contratar-se-ía um treinador de Top. Não concordo com a decisão de entregar a equipa a Sá Pinto por época e meia.
De qualquer das formas acho que a equipa vai melhorar muito e que teremos melhor futebol daqui para a frente.
Boa sorte Sá. A tua sorte será a nossa!

Titular Indiscutivel

Carlos_NN disse...

Eu tou é a espera das desculpas de um amigo...esta a tentar descobrir a ligação do assunto com o Luis Filipe Vieira!e de certeza q o vai conseguir!hehehe...enfim