PORQUE ENTENDEMOS QUE NOS BLOG'S DEVE HAVER UMA MAIOR SERIEDADE E TRANSPARÊNCIA, DECIDIMOS SÓ ACEITAR COMENTÁRIOS DE COMENTADORES IDENTIFICADOS
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
"Só existem dois tipos de Homens no Mundo, os que deixam obras feitas e os que nada fazem, apenas criticam."

S.C. Borbense G.U.V.B. E.F.F. S.C.B. Barbus Futsal Barbus Atletismo

AVISO: O BLOG DA FORÇA AZUL É UM BLOG PESSOAL, E NÃO É O BLOG OFICIAL DO S.C. BORBENSE. TUDO O QUE AQUI FOR PUBLICADO É DA MINHA TOTAL RESPONSABILIDADE. OBRIGADO PELA COMPREENSÃO

terça-feira, fevereiro 07, 2012

Futebol Nacional

Aí está a Terça-Feira, dia em que falamos de Futebol Nacional aqui no nosso blog da Força Azul.

- Taça da Liga:
Terminou a 3ª Fase da Taça da Liga e já conhecemos as equipas que passaram às meias finais da competição, onde vamos ter um derby minhoto e um clássico na Luz.
No Grupo A tivémos a grande surpresa da prova, pois o favorito Sporting não conseguiu ganhar qualquer jogo e não se apurou, sendo o seu lugar ocupado pelo Gil Vicente que atravessa um grande momento;
No Grupo B o Benfica dominou este grupo que era à partida o grupo mais forte, e venceu os 3 jogos, garantindo o seu lugar nas meias finais. Este ultimo jogo ficou também marcado pela estreia do reforço Djaló pelas águias. O Maritimo deu boa replica e perdeu apenas na Luz, enquanto que o Guimarães nem pontuou e foi a grande decepção;
No Grupo C, o Braga também conseguiu apurar-se para as meias finais, ao vencer os seus três jogos, e mesmo apesar das dificuldades sentidas em alguns dos desafios, a equipa de Leonardo Jardim chega pela primeira vez às meias finais desta competição;
No Grupo D, o Porto venceu os seus três jogos também e agora vai visitar a Luz, onde vão lutar por um lugar na final. A equipa azul e branca estreou neste jogo a titualr os seus três grandes reforços, e dois deles foram mesmo decisivos, marcando os golos.

- Taça de Portugal:
A meio desta semana ficamos também a conhecer os finalistas desta edição da Taça de Portugal, com a realização da segunda mão das meias finais.
Hoje à noite, em Oliveira de Azemeis a equipa da casa recebe a Académica e com o estádio cheio a querer fazer história, vão ter de virar um resultado de 1 golo para os estudantes na primeira mão. A Académica, que já eliminou o Porto este ano, tem como objectivo a Taça de Portugal e por isso hoje não pode escorregar;
Amanhã à noite na Choupana, o sporting visita o Nacional e tem de vencer para garantir também o seu lugar na final. Os madeirenses conseguiram um brilhante empate a duas bolas na primeira mão em Alvalade, mas pdoeria ter sido melhor pois estiveram a ganhar por dois golos. Vamos ver amanhã quem é que consegue um lugar no Jamor e assim lutar por um troféu que poderá salvar a época.

- Campeonato Nacional:
Regressa este fim de semana o Campeonato com a disputa da terceira jornada da segunda volta, onde vamos ter vários duelos interessantes nas várias lutas que este campeonato ainda desperta.
O lider Benfica recebe o Nacional e não pode facilitar para manter a vantagem sobre os dragões que recebem a União de Leiria e já não querem perder mais pontos para não perderem o rasto do lider. O Braga também joga em casa e recebe o Setubal, um jogo em que o Braga quer alcançar o Porto e o Setubal quer sair do ultimo lugar. Na Madeira vamos ter o grande jogo da jornada, com o Maritimo a receber o Sporting e quem ganhar fica em 4º lugar. Em Aveiro o Beira Mar recebe o Guimarães que vive um momento muito instável. Em Coimbra a Académica recebe a equipa do momento, o Gil Vicente, enquanto que em Paços de Ferreira teremos um duelo nortenho entre Paços e Feirense, onde quem ganhar pode dar um bom salto na luta pela manutenção.

Resultados 3ª Jornada da 3ª Fase da Taça da Liga:

Sporting 0 - Gil Vicente 1
Moreirense 1 - Rio Ave 0

Benfica 3 - Maritimo 0
Santa Clara 1 - V. Guimarães 0

S.C. Braga 1 - Portimonense 0
Penafiel 1 - Nacional 2

F.C. Porto 2 - V. Setubal 0
Estoril 0 - Paços Ferreira 1

Meias finais da Taça de Portugal:

Oliveirense - Académica (0-1)
Nacional - Sporting (2-2)

Jogos da 18ª Jornada da I Liga:

S.C. Braga - V. Setúbal
Marítimo - Sporting
Benfica - Nacional
Olhanense - Rio Ave
P. Ferreira - Feirense
Beira-Mar - V. Guimarães
F.C. Porto - União Leiria
Académica - Gil Vicente

22 comentários:

bacalhau80 disse...

Boas tardes,

Ora aí está mais uma Terça feira, mais uma vez aziada para alguns, mas cá para os nossos lados continua a ser mais uma boa terça feira. (Se não estou em erro em 7 meses que já vai de época, e entre tantos jogos para tantas competições, o Benfica só tem mesmo uma derrota, que foi na Madeira para a Taça). Mas vamos lá falar por partes:

- Taça da Liga

O Benfica irá receber o Porto nas meias finais, e apesar de poder vir a perder, o Benfica está a ser o grande dominador da prova mais uma vez, pois apesar de ter jogado contra Maritimo, Guimarães e Santa Clara, é o melhor ataque com 9 golos, é a melhor defesa com 1 golo apenas.
Pela negativa temos mais uma vez o Sporting, pois no grupo mais acessivel conseguiu ficar em ultimo. Não sei se os leões ainda poderão continuar a dizer que estão nas 4 competições!!
Porto e Braga também passaram tranquilamente, pois realmente esta Taça está mesmo feita para os 4 grandes. (Mais uma vez digo que não concordo com este modelo)

- Taça de Portugal

As duas meias finais estão muito equilibradas e apenas nesta segunda mão é que se decidem. Hoje palpita me que a Académica, apesar de com muitas dificuldades, deverá conseguir segurar a vantagem.
Amanhã na Choupana tudo poderá acontecer, pois ou o Sporting perde e parte para uma crise profunda, vendo-se em inicio de Fevereiro já fora das duas taças e afastado dos primeiros lugares, ou então o Sporting ganha e poderá voltar a ganhar um animo para encarar com mais optimismo o resto de temporada.

- Campeonato Nacional

Se não houver grandes surpresas, os 3 da frente vencem os seus jogos em casa e tudo continuará na mesma. O grande jogo é mesmo o da Madeira que ou começa a deixar o Maritimo para trás, e depois da perda de Baba a equipa pode começar a cair... ou então vamos continuar a ter 5 equipas fortes e bem mais acima das outras.
Na luta pela manutenção vamos ter alguns jogos muito interessantes onde as equipas precisam de vitorias para se afastar dos ultimos lugares.

Abraço e até mais logo

Mario disse...

essa análise é toda muito bonita sim senhora, mas se formos ao detalhe aos jogos, as coisas não se passaram bem dessa maneira. Cada um acredita naquilo que quer..eu acredito naquilo que vejo. Sei reconhecer que o meu clube não está bem, mas também sei ver que há mais coisas a empurrarem o meu para baixo e outros para cima (e não tiro todo o mérito ao benfica, que tem uma excelente equipa). Assiim fica mais fácil para uns e mais dificil para outros..
Cumprimentos

Libato 61 disse...

Bem vindo Mário.

Depois de 1 fim de semana sem BOLA, volta a taça de Portugal.
Primeiro mostrar a minha enormissima alegria pelo Black-out( será p/continuar'')do Sporting sem declarações á VERGONHOSA, CORRUPTA E DESPUDORADA COMUNICAÇÃO SOCIAL;
A seguir seria, COMO FAZEM OS OUTROS, tratá-los, do verbo "TRATAR" , UNS MIMOS PELA TROMBA,como fazem os outros e veriamos se não sabiam logo se era penalty, ou expulsão,agressão ou pontapé ou se o Ronaldo FEZ ANOS OU NÃO, SE O ESTRANGEIRO DOS PALOPS era HEROI NACIONAL, ETC ETC.

Amanhã o Sporting joga 1 cartada importante na época, depois de tanta lesão lá se está a conseguir juntar " a malta", ouvia hoje alguém dizer que FAZ FALTA 1 BRUXO e acredito, UNS caem lesionados que nem tordos,OUTROS SÃO OS ADVERSÁRIOS COM QUEM VÃO JOGAR QUE VÃO-SE LESIONANDO, um atrás outro!

Esperemos que consigamos ir ao Jamor pois ganhando a taça já ganhariamos mais que 1 dos outros grandes!
Perdendo que o façamos com dignidade, respeito pelo adversário e pelos adeptos E NUNCA COM ATITUDES TERCEIRO MUNDISTAS, como outros fazem......mesmo que OFENDIDOS, ROUBADOS OU...ENJAULADOS que sejamos........O SPORTING!

Do fim de semana DESTAQUE p/ a derrota em Andebol, o Porto foi melhor, nada a dizer.

MAS...........andei a espreitar as modalidades e .....aqui há 1 mês atrás ISTO ERA 1 FESTA...parece que as coisas mudaram, será o SINDROME MAIO???

DESTAQUE DO MÊS, ANO ...SÉCULO!

YANIK DJALÓ
DEixou de ser a alegria dos adversários ( dito por 1 vice DO SEU , agora e sempre AMADO CLUBE) para ser ABERTURA DE TELEJORNAIS.....é como digo no principio...tratem-nos......eles muderam-se....de certeza!

Continue amigo Mário.
A voz da razão, mesmo que a ignorem, soará mais fundo, que o imenso barulho de quem só grita.

57PE disse...

Boa tarde a todos!

Para alguns não houve futebol este fim de semana e, talvez em 2012 tenha havido futebol apenas a semana passada e mesmo assim não foi de grande qualidade!

Quanto aos jogos deste fim de semana, passou quem estava mais perto de o fazer á partida para a ultima jornada!


No Porto, os tripeiros venceram um Vitória de Setubal, que espero estar enganado mas será num futuro próximo, um Estrela da Amadora ou um Salgueiros!Não quero com isto tirar mérito á vitória azul, apenas constatar um facto que me parece não andar longe de acontecer! O Porto ganhou os 3 jogos e está com mérito nas meias finais!

Em Braga, um jogo onde o Braga não precisava de vencer para passar, mas fe-lo no ultimo minuto e ... que grande golo!3 jogos, 3 vitórias, sem espinhas!

Em Alvalade, jogavasse o apuramento, com o Gil a precisar apenas de empatar para atingir tal feito, mas ainda assim conseguiu mesmo vencer! Queixam-se os adeptos leoninos de um penalty ao minuto 70;lembro-os no entanto que, mesmo sendo assinalado o penalty, não significava a vossa passagem, por dois motivos:
- Podia acontecer o mesmo que aconteceu frente ao Moreirense, onde também tiveram um penalty (este foi-vos dado) e falharam no ultimo minuto de jogo!
- mesmo marcando o golo, o empate continuaria a colocar o Gil nas meias finais;
Uma equipa que numa competição tem no seu grupo, Rio Ave, Moreirense e Gil Vicente, fazendo 2 dos 3 jogos em casa, pode atirar as culpas da eliminação para os árbitros? foram eles que empataram em Vila do Conde ou em casa contra os suplentes do Moreirense? Em 3 jogos, ZERO vitórias, não me parece uma eliminação injusta...

Na Luz, um empate bastava ao Benfica para garantir a passagem ás meias finais, e tirando o lance de Sami que com um 0-0 no marcador aparece na cara de eduardo, permitindo a defesa deste, foi o Benfica a melhor equipa, a equipa que mais oportunidades criou, tanto 11 contra 11, como depois da expulsão injusta do Pouga! Como o jogo estava, com o Benfica em vantagem no marcador,com o Maritimo sem se mostrar interessado em querer ganhar e com o empate a servir ao Benfica, parece-me de muito mau gosto dizer que o Benfica passou porque expulsaram 1 jogador ao Maritimo!
3 jogos, 3 vitórias, 9 golos marcados 1 apenas 1 sofrido, naquele que era sem duvidas o grupo mais dificil desta competição, só mesmo a má fé para tirar mérito á equipa do Benfica pela passagem ás meias finais!

Nas meias finas teremos um Benfica - Porto e um Gil Vivente - Braga e muito sinseramente não arrisco prognósticos pois parece-me que serão 2 jogos muito equilibrados.


Por fim,referir que o amigo Mário, conseguiu num unico comentário feito até agora, dizer o que algumas pessoas não têm coragem de dizer, mesmo sabendo e estando á vista de todos:

"...(e não tiro todo o mérito ao benfica, que tem uma excelente equipa)... "

Libato 61 disse...

Não puxo as palavras de ninguém PUXO AS TUAS QUANDO te dei os parabens pelo comentário do teu clube com o Sporting (1-0), leio-o, compara os 2 onzes, compara os ultimos 11 dos Sporting e depois diz-me se "este é o Sporting que tem jogado" e que tu elogiaste!

Não posso elogiar 1 equipa que faz 3 jogos c/ o Maritimo e:
-Dão-lhe 1 penalty mas É ELIMINADA;
-Ganha 1 jogo c/ 1 golo precedido de 1 agressão/falta ao G.Redes;
-E ganha outro jogo quando c/ 1-0 se expulsa 1 jogador por 1 lance que Cardoso faz 3-4 vezes por jogo e fica lá dentro!

Fizeram jogos bons???
Fizeram
E O Sporting???
Na Luz foi superior mas 1 penalty NÃO MARCADO....deu derrota, OU NÃO ????

Quanto a jogar c/ 10 contra ou a favor NÃO PUXO AS PALAVRAS DE NINGUEM puxo AS TUAS quando o Sporting em alguns jogos ficou em superioridade mas logo o POLVO ENTROU EM ACÇÃO pois...........começaram a ver que alguma coisa estava mal...é que "A COISA" era para ser ao contrário E JULGO DE MUITO MÁ FÉ, quando se fala num lance aos 70m quando O LANCE QUE MARCA O JOGO É AOS 53...........fora da área e dá penalty!

Mais mal fica quando, TODO O MUNDO VÊ, o que estão fazer ao Sporting...inédito 2 , sim 2, árbitros são castigados por se recusarem a arbitrar, E NINGUÉM PERGUNTA PORQUÊ OU AJOELHA como o fizeram nas 1ªs 5 Jornadas da época passada QUANDO 1 G.REDES MAU..........mas num bom negócio ( COMO ESTÁ ISSO ???) era o culpado de 80% das derrotas!

Pior fica na fotografia quem joga á bola e sabe que 1 árbitro não precisa marcar penaltys ao meio campo p/ prejudicar 1 equipa, basta EXPULSAR 1 POR LANCE IGUAL A MUITOS e DEIXAR OUTRO AGREDIR E FICAR EM CAMPO;

Haverá tempo para pôr em dia CERTAS APRECIAÇÕES ARBITRAIS....ai se não há!!!!!!
....e mais contente fico quando......a grande preocupação é o Sporting.....naõ se estarão a esquecer de outros?????

OBS. E não houve bola porque aquela taça TEM MOSTRADO AS PIORES VIGARICES DO FUTEBOL PORTUGUÊS, por casualidade..........todas pró mesmo lado...ou será preciso enumerar???

ceboleiro71 disse...

boas!

fim de semana normal, com vitorias dos 2 grandes, e a equipa em forma a vencer no santuario com penalty que existiu e expulsao justa do heroi americano, pena que na outra grande area se tenha feito ouvidos mocos.............enfim, parabens ao barcelences!
benfica e porto e braga a justificarem serem as 3 melhores equipas nacionais, e parafreseando o matroco do maritimo ..........eles venceram, o pexoal anda contente toda a semana,esquece a crise e a perda de feriados...........
jornada que se aproxima, parece me ser de calma excepto o jogo nos barreiros que pode marcar segunda parte de epoca do saporting!
contratacoes do fcporco a justificarem a aposta, no benfica e braga ,mais do mesmo tudo a correr de feicao, e contra nacional e setubal vao vencer facilmente!

quanto ao resto , fim de semana com vitoria do grupo por parte de portugal no europeu de futsal(estranho ausencia neste blog de referencia a uma equipa vice campea europeia.......),hoje jogo grande contra italia, e quem le imprensa espanhola, chega conclusao que nuestro hermanos respeitam e muito os beneditos,joao matos ou pedro carys........jogo grande em andebol e hoquei com vitorias dos tripeiros, e pronto.......VIVA O VOLEIBOL!

tudo de bom e viva a bola

Mario disse...

57PE..talvez o wolfs ou o matias falhassem o penalty...mas passava a ser 10 para 10... sinceramente...não é a competição que mais queria ganhar, e se tivesse q escolher era a 1ª a voar (claro que era o campeonato q eu preferiria mais).. mas espere lá tudo bem que o Sporting fez jogos nojentos, mas será q apos aquele lance as suas hipóteses de passar não iriam aumentar significativamente? podemos tar a jogar mal mal mal mal...mas tb penso que fomos algo prejudicados neste jogo...quanto ao benfica o benfica se bem me lembro so criou a oportunidade do golo ate à expulsão (posso tar errado) e n acho que estivesse a ser superior ao maritimo..mas tb era ao maritimo que interessava a vitoria

bacalhau80 disse...

Oh Américo estás muito longe pah... Se estivesses por cá ias ver que o Futsal tem pouca importancia aqui em borba! Aliás, Futsal?? O que é isso?? lol

Abraço


Quanto ao resto da rapaziada, gosto d ever sempre a tentarem arranjar culpados e motivos para justificar os fracassos. Olha, hoje à noite, aquele gajo que o amigo Libato está sempre a dizer que não tem valor nenhum, vai dar uma entrevista na RTP1. Diz lá sinceramente, mesmo ele tendo sido socio do Porto e mais não sei quê, não gostavas de ter um presidente assim? Ah vocês preferem os outros, aqueles que falam muito bem e não fazem nada de jeito...aqueles que parecem muito bem, mas na realidade não têm valor nenhum... esqueci-me que vivem muito das aparencias.

Abraço e até mais logo

Anónimo disse...

Amanhã na Choupana todos nós exceptos os verdadeiros sportinguistas devem apoiar o Nacional, não podemos esquecer que os Nacionalistas são orientados por dois treinadores alentejanos... Pedro Caixinha e Óscar Tojo... afinal a nossa região vai estar representada... sorte...

Ceboleiro71 disse...

Buxa,por isso estranho a ausencia de referencia ao europeu,se ate a FPF tem o futsal incluido na estrutura os campeonatos,etc........em borba tem peso? Inda bem,sempre teve e fico feliz que se tenha conseguido unir pessoas com amor a modalidade e lutar por objectivos.

E que quando o Maluco do americo e outros 3 ou 4 , discutiam o futsal ou futbol salao,faz mais de 20 anos, em que correio da manha,sassoeiros,miramar,portela,olimpico, fundacao JoaoV, e sporting, apelidavam nos de fanaticos e que gostavamos porque era so onde ganhava o grande sporting,e em ping pong, e agora.............pois,

Carlos_NN disse...

"quanto ao benfica o benfica se bem me lembro so criou a oportunidade do golo ate à expulsão (posso tar errado) e n acho que estivesse a ser superior ao maritimo..mas tb era ao maritimo que interessava a vitoria"...q jogo viste??o Benfica so na primeira parte tem 5 ocasioes de golo!mas pronto..ha equipas q sao apelidadas de "grandes" q nem em 90 minutos é capaz de criar 5 ocasioes de golos

57PE disse...

vamos lá então responder ao amigo Libato61!
Benfica - Sporting - O jogo teve mais de 40 minutos de 11x10 e bem antes desse penalty ñ assinalado a favor do Sporting, houve um lance que também falei na altura, que deixou o Maxi Pereira sozinho na cara do Patricio e foi assinalado erradamente um fora de jogo ao cantiflas!Tal como na altura, continuas sem falar desse lance...porquê?

Quantoá equipa que defrontou o Benfica:
Patricio,Carriço,Polga,Onyewu,J Pereira,Insua,Schaars,Matias,Elias,VanW,Capel.
Em relação ao 11 habitual do Scp, onde andam as diferenças? Alguma que haja é por opção tecnica, tirando a situação do VanW que teve 4 semanas lesionado!O Schaars só agora se lesionou esteve presente em muitos dos jogos da "fase negra" do sporting.
Quanto ao lance do Onyewu com o jogador gilista, depois de veres varias repetições ainda tens a coragem de dizer que é fora?!ganda lata!

Amigo Mario, o Benfica até áexpulsão só tinha criado o lance do golo?!!! É brincadeira não é? Só á conta do Saviola foram 2 situações claras na 1ª parte! Contando as do Nolito, na 1ª parte, parece-me algo descabido tal afirmação da sua parte.
O MEO já permite gravar programas....mas para
ser mais facil deixo-lhe so este link:

http://estadiovirtual.sapo.pt/futebol/taca_da_liga/jogos/10037

veja o que aconteceu nos minutos abaixo, antes da expulsão:

6'
8'
15'
46'
54'
56'

Saudações

Libato 61 disse...

Para me ausentar uns tempos de blogs, este e outros, pois não sou psicólogo, médico nem tenho a OBRIGAÇÃO DE ANDAR AQUI A ATURAR "DOENÇAS", retenho 2 frases que EXEMPLIFICAM " o estado do pessoal" e a razão do meu comentário e atitude:

"...mesmo ele tendo sido do Porto.... quem não gostava de ter 1 Presidente assim..."

" Quanto ao lance do Onwieo com jogador.....ainda tens a lata de dizer que é fora...".

Perante estes factos, o "estado em que se encontram as pessoas", a forma como veem, analizam...a forma como o futebol ( será isto futebol) as "transforma", perdi a esperança;

Um dia, porque LEIO e OUÇO, ( não jornais, nem esses coitados das Tvs e Rádios) trarei aqui uns pequenos excertos de artigos de psicólogos e experts na matéria DA COAÇÃO E DOMINIO ATRAVÉS DA COMUNICAÇÃO SOCIAL, os dantes chamados CACIQUES, de como com 1 simples frase pode mudar " o pensar" de 1 povo, leio e releeio aquilo e digo" O Benfiquismo no seu explendor";

E diz-se lá, quanto mais profunda e baixa é a cultura geral de 1 povo mais fácil se torna o objectivo de quem coage.
É dos livros.

Até um dia
08.02.2012 ás 14:46.

57 PE disse...

pifou o "teco", o "tico" ja pifara há muito...HEHEHEHE

Ceboleiro71 disse...

Viva o voleibol!

57PE disse...

Quem não chora não mama...não é verdade?!

11x11 podia ser perigoso o 0-1 então inventasse uma expulsão;Não deu resultado pois mesmo com 10 o Nacional empatou; solução: Inventar um penalty...claro está!
E dizem que são diferentes...pois são, são sim senhor...jogam sempre em casa e uma vez que vão fora levam 14 para a coisa não correr mal!!!


Só um esclarecimento:
Para o fora de jogo conta toda e qualquer parte do corpo, á excepção dos braços e mãos, portanto, o tronco tb conta para se estar em fora de jogo; Que me digam "podia ter deixado seguir" ainda aceito, agora que me digam que o auxiliar errou...MENTIRA! Pode ter sido por muito pouco, mas acertou,portanto...nada a dizer desse lance!

QUEM NÃO CHORA NÃO MAMA...mas mamar e andar sempre a chorar....porra

Carlos_NN disse...

Hoje vi la pos lados o Alberto João Jardim!!LOOOOOL...tanto q choram e dps dá nisto!!

Salvador disse...

Policia judiciária passou a noite no estádio da choupana a averiguar o roubo que todo o país presenciou, existindo indícios que o assaltante seja o árbitro internacional Pedro Proença, tendo a policia judiciária encontrado o material roubado na posse do Sporting Clube de Portugal...........e agora amigo libato 61 o que dirá você uma vez que tá sempre a falar dos árbitros dos jogos dos outros

ceboleiro71 disse...

AH E OBRIGADO RINAULD E JOAO PELAS 2 obras mestras...............os corvos e gaivoitas apareceram a distrair o povo,para ninguem falar do que REALMENTE aconteceu............heheheheh ,rennie
o fito rinauld e o matias mostraram a alma leonina!

viva o voleibol! e o marco fortes tambem............hehehehee , ate ja abre telejornais o gordo!

O Cacifo do Paulinho disse...

A Palestra

Não tenho na memória quais foram as razões que me levaram a dizer «sou do Sporting».
Escolhi. Sozinho. Numa família onde tios e tias me diziam para ser de outras cores e os meus pais me deram total liberdade para decidir qual era o meu clube. Tinha cinco anos.
Desse dia em diante, tudo foi diferente. Porque assumir que se é de alguma (ou alguma coisa), implica passar das palavras aos actos. E eu fiz o que podia.

Pedi uma camisola. E um cachecol. Depois pedi o equipamento.
Passei a exigir que os meus bolos de aniversário tivessem em cima um campo de futebol onde se disputava um derby, e que esse mesmo bolo fosse para a mesa com a bola de chocolate metida dentro da baliza do Benfica. E, terminada a festa, continuava o jogo a meu belo prazer.
Tive uma fase em que não queria vestir nada vermelho ou azul.
Passei a dizer que, quando fosse grande, queria ser jogador do Sporting.
Pedi um pequeno rádio. Verde e preto. Para ouvir os relatos do Sporting onde bem me apetecesse. E foi assim que ouvi os 7-1, festejando sozinho numa rua onde era o único Leão.
Aprendi a fazer desenhos. Quase todos com alguém vestido de camisola verde e branca. Aprendi a fazer zarabatanas e utilizava fita verde e branca para unir os vários tubos.
Tentei passar ao meu irmão tudo o máximo que podia sobre ser do Sporting. (e resultou). E acabei por contaminar o meu pai e a minha mãe.
Procurei até à exaustão a equipa do Sporting, no Subbuteo. Como não encontrava ou esgotava assim que vinha, e me recusava a comprar o Celtic, comprei uma equipa com calções pretos e camisolas brancas. Depois pintei as riscas, numerei as camisolas e personalizei os jogadores. Joguei Match Day sempre com o Sporting, numa versão alterada por um amigo meu viciado em programar em Spectrum. Depois personalizei as equipas no Sensible Soccer. Joguei com o Sporting no CM. E ainda hoje marco golos no ProEvolution com o Sporting.
Dei porrada a quem me gozava, na escola, logo pela manhã, depois de uma derrota.
Passei a sonhar, a dormir ou acordado, que marcava grandes golos com a camisola mais bela do mundo. E fui atrás do sonho. Três vezes. Equipei-me dentro do velhinho Alvalade e mostrei o que dava para mostrar, em tardes com três centenas de putos a rodarem, no pelado ao lado do Estádio. E é a única coisa que me irrita quando penso nos meus pais: não me terem deixado ir a esse mesmo pelado uns anos antes.
Noutros pelados, noutros relvados, na rua, joguei sempre à Sporting. Perder era inaceitável. Baixei as meias, à Douglas. E tentei jogar sem caneleiras. Marquei livres à Valtinho e à Paulo Torres. À Balakov, à Valckx e à André Cruz. Defendi penaltis à Ivkovic. E inspirei-me em Paulo Sousa e Aldo Duscher.
Fiz compilações em VHS dos resumos dos jogos do Sporting. Gravei relatos. E ouvi outros sempre na mesma posição, no mesmo sofá, na mesma frequência. Porque acreditava que dava sorte. E, quando perdíamos, era porque eu tinha feito algo de mal na transmissão da sorte via ondas hertzianas.
Chorei baba e ranho com a conquista do título sem o qual tinha crescido. E chorei várias outras vezes, de raiva e de alegria, deixando de comer por causa de derrotas e sentindo as veias da cabeça quase a explodir por tanto festejar um golo.

Hoje, quase a fazer trinta e cinco anos, continuo a sonhar, a dormir ou acordado, que marco grandes golos com a camisola mais bela do mundo. E se me perguntassem «o que é que queres ser quando fores grande?», eu responderia, «quero ser jogador do Sporting».
E, se o fosse, garanto-vos que seria necessário partirem-me as duas pernas para eu sair do campo sem a vitória conquistada!

joaquim troca disse...

ADMIRAVEL TEXTO,BONITO E SINCERO...
SEJAS QUEM FORES,ESTEJAS ONDE ESTIVERES UM ABRACO DE LEAO
SEMPRE SPORTING

bacalhau80 disse...

Boa noite Joaquim, tudo bem?
Olha queria pedir-te que me mandes um mail com o teu contacto, para bacalhau80@hotmail.com
É que o Luis do Pronta a Vestir quer falar contigo e não sabia como. Eu disse lhe que talvez através daqui te conseguisse contactar.

Abraço e espero que esteja tudo bem por aí