Realizou-se no dia 7 de Junho, em Évora,
o Encontro Local promovido pelo projecto “O Jogo das Raparigas” com a presença de 30 pessoas ligadas a Clubes e Entidades do Distrito. O evento contou com a participação de diversas atletas que realizaram apresentações sobre variados temas.No 1º Painel, Jéssica Abrantes e Rita Tojo (futsal) caracterizaram a modalidade no Distrito de Évora com apresentação de números que nos obrigam a reflectir, mas que provam que a modalidade tem vindo a crescer nos últimos anos.
Este crescimento, e a realidade competitiva do distrito, levam as atletas a exigir a criação do campeonato nacional de futsal, para dar maior competitividade à equipa campeã, mas também para equilibrar o nível das equipas presentes no campeonato distrital, e desta forma aumentar a incerteza no desfecho da competição. Após esta apresentação, Rita Latas (futsal) apresentou alguns dos projectos desenvolvidos nos últimos anos no Distrito Évora, nomeadamente as Selecções Distritais (Associação Futebol de Évora) e o projecto “Mini-Fut” desenvolvido pela Câmara Municipal de Évora em parceria com o projecto “O Jogo das Raparigas”.
Esta apresentação veio provar o trabalho e o esforço de algumas entidades na promoção do futebol/futsal feminino no Distrito de Évora e o impacto que os projectos apresentados têm tido. Dando continuidade ao painel da caracterização e promoção do Futsal/Futebol, Carlos Bacalhau e Patrícia Lapão, apresentaram um caso de sucesso, mostrando passo a passo a criação do Barbus Futsal, clube que conseguiu atingir resultados relevantes logo no primeiro ano de existência, não só desportivos, mas também sociais. No 2º Painel do Encontro, organizou-se uma mesa redonda com a participação de diversas personalidades com experiências e vivências distintas, com a finalidade de perceber quais as dificuldades sentidas por diferentes gerações e quais os caminhos a trilhar para o desenvolvimento da modalidade.

Neste painel, a organização contou com a participação de Maria Mira (ex- atleta futebol e futsal), Rita Latas (futsal), Ana Santos (futsal), Júlia Canhoto (futsal) e Mara Coxo (futsal) como moderadora. O apoio da família foi identificado como um pilar importante no progresso da atleta, enquanto que a falta de apoio dos clubes e autarquias constitui um dos maiores entraves ao desenvolvimento das equipas. Este 2º painel contou com forte participação da plateia, tendo-se gerado uma dinâmica bastante interessante entre atletas, treinadores, dirigentes, árbitros e pais.
O 1º Encontro Local foi promovido pela Associação Nacional Mulheres e Desporto no âmbito do projecto do “Jogo das Raparigas” tendo o apoio da Associação Futebol de Évora e da Universidade de Évora.

O dinamizador Óscar Tojo fechou o Encontro, convidando todas e todos a estar presentes no próximo momento do projecto, que está marcado para o dia 18 de Junho com a realização do Encontro Regional, onde todos os distritos do Alentejo estarão representados para apresentar e debater propostas com vista à promoção da igualdade e oportunidade para todos, e ao desenvolvimento do futebol/futsal feminino.
Para mais informação, visite: http://www.mulheresdesporto.org.pt/web/
ou no Facebook, em: http://www.facebook.com/jogodasraparigas





Sem comentários:
Enviar um comentário