PORQUE ENTENDEMOS QUE NOS BLOG'S DEVE HAVER UMA MAIOR SERIEDADE E TRANSPARÊNCIA, DECIDIMOS SÓ ACEITAR COMENTÁRIOS DE COMENTADORES IDENTIFICADOS
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
"Só existem dois tipos de Homens no Mundo, os que deixam obras feitas e os que nada fazem, apenas criticam."

S.C. Borbense G.U.V.B. E.F.F. S.C.B. Barbus Futsal Barbus Atletismo

AVISO: O BLOG DA FORÇA AZUL É UM BLOG PESSOAL, E NÃO É O BLOG OFICIAL DO S.C. BORBENSE. TUDO O QUE AQUI FOR PUBLICADO É DA MINHA TOTAL RESPONSABILIDADE. OBRIGADO PELA COMPREENSÃO

terça-feira, maio 06, 2008

Futebol Nacional

Chegou a Terça Feira e já podemos falar do Futebol Nacional.
Esta semana que se disputou uma jornada como antigamente e muitos jogos no Domingo á tarde, houve muita emoção e muitos jogos importantes.
Houve também na semana passada as meias finais das competições europeias e já se conhecem os grandes finalistas.
No proximo fim de semana vamos ter a ultima jornada do Campeonato da I Liga.

Resultados da 29ª Jornada da I Liga:

V. Setúbal - Leixões
E. Amadora - Benfica
Belenenses - V. Guimarães
F.C. Porto - Nacional
Académica - Naval
Boavista - Sp. Braga
P. Ferreira - Sporting
Marítimo - U. Leiria

Competições Europeias

Final Champions League:

Chelsea - Manchester United

Final UEFA

Glasgow Rangers - Zenit St. Petersburgo

Jogos da 30ª Jornada da I Liga:

Benfica - V. Setúbal
V. Guimarães - E. Amadora
Nacional - Belenenses
Naval - F.C. Porto
Sp. Braga - Académica
Sporting - Boavista
U. Leiria - P. Ferreira
Leixões - Marítimo

71 comentários:

Anónimo disse...

Jornada profícua em “esclarecimentos”:

O FC Porto continuou a comemorar o “tri”, desta vez as comemorações contemplaram uma HUMILHANTE derrota imposta pelo Nacional em pleno Dragão. Azar o do Sporting, que assim terá “outro” Porto na final da Taça.
Na luta pelas vagas na “champions”, o Benfica CONTINUOU a desperdiçar pontos (13 empates em 29 jogos, é obra só ao alcance de equipas tão fortes como o Estrela, Leixões e Académica…), e assim garantiu a presença na UEFA, já que à champions só lá chega por milagre.
O Vitória somou um precioso ponto no Restelo e o Sporting, a necessitar de vencer e apesar de tudo (leia-se bolas no poste, falhanços escandalosos dos pacenses, coordenação mais que perfeita entre Patrício e Polga, …) somou três pontos que lhe escancaram as portas do 2º lugar.
Para a última vaga, nas descidas, julgo que o Paços de Ferreira (com tanto desperdício) terá recebido o passaporte da despromoção.
A próxima jornada, espero mais um empate na Luz (não acredito em mais que isso…), uma vitória tangencial do Vitória sobre o Estrela, goleada do Sporting sobre o Boavista e o regresso às vitórias por parte do Porto. Nas descidas, safa-se o Leixões.

Anónimo disse...

Ora muito bom dia, como estamos????

Isto está muito fraquinho, que se passa???? ressacas de fim de semana???

Ora vamos aos destaques:

1º- OS TITULOS VERDES começam a "florir" é que, pra tristeza de muitos ( mmmuuuiittoooss) escribas na nossa praça " esta porra" não é como está é como acaba, ele foi ténis de mesa, atletismo, AGORA A TAÇA dse FUTSAL ( dedicada por inteiro ao "bruxo" André Lima) em Juniores já lá tamos no alto, enfim o habitual NO SPORTINGÃO nestas alturas;

2º- Na Liga estamos quase lá, no segundo óbviamente, falta um pouquinho e AQUI TAMBÉM SE O CONSEGUIRMOS, queria dedica-lo a TVI, ao Rui Santos do Record, ao J.Rita da Sportv, enfim..... e depois se viesse a Taça, DEPOIS DA JÁ CONQUISTADA SUPER TAÇA, seria VERDE SOBRE "AZUL", mas o Colosso mora do outro lado,...memórias....

3º- Lamentar mais uma carga Policial "anti-disturbios" na Amadora, QUANDO É QUE ESTA POLICIA SE CONVENCE que Portugal é um País livre??? Irra....fiquei revoltado!!!!!!!!

CASOS DA SEMANA:
Pelo que li às 7:36 ( pensei estar a dormir) HOUVE CASOS EM PAÇOS, senão vejamos:
-Escândalosos falhanços dos jogadores Pacenses ( pois o ano passado com a mão foi máis fácil....), PORRA DOS POSTES que pareciam troncos e as bolas iam todas lá bater, VERGONHOSA a "coordenação" do R.Patrico com o POlga pois um Central não existe pra cortar lances EXISTE É PRA EM CIMA DA LINHA DE GOLO ATIRAR PRÁS NUVENS ( mas esse é da Canarinha....), enfim.... mais um fim de semana " do caraças" A PUXAREM PRA BAIXO SEMPRE OS MESMOS eheheheheheheheheheh;

RISOTA DA SEMANA:

-Aqui O DESTAQUE vai inteirinho prás conferências do Chalana e " já se fala" que o Herman, os Gatos Fedorentos ( Tadinhos dos 3 ), o Camilo e mais alguns, têm o lugar em perigo " nas comiquices" de fim de semana;
-Destaque também prá sempre pronta e efizaz resposta de LFVieira que, RESPONDENDO a estra provocação JÁ DISSE:"EUSÉBIO começas a ir tu a falar SENÃO..........vou lá eu;

E pronto agora é esperar que o Manchester Inglês "ganhe aquilo tudo" QUE O PORTUGÛES cá que se vai desenrascando nesta luta desigual com os Colossos do nosso burgo;

Abracinhos

Anónimo disse...

Como é normal........xxxxiiiiiuuuuu que o bébe tá a dormir!!!
Impressionante demonstração de "saber perder"!!!!!

Anónimo disse...

Que queres que te diga?? Ninguém perdeu caro amigo... mas esta semana um gajo nem sabe o que dizer!

Em relação á jornada que passou, vimos mais uma veza os jogadores do Benfica jogarem bem mas quando têm outras camisolas e foi dar baile ao dragão; depois vi também o Paços dar uma lição de Futebol ao Sporting e estes na unica oportunidade marcam; vi o Benfica em ritmo de passeio (até parece que já não está nada em jogo) a jogar na Amadora mas mesmo assim a merecer ganhar.

Em relação ás competições europeias, está de regresso o dominio inglês e gostava muito que o Machester ganhasse; Na UEFA penso que o Zenit também vai ganhar começando a provar a aptidão das equipas russas pela Taça UEFA. (Alguém se lembra de alguma equipa russa ganhar esta Taça recentemente??)

Quanto á proxima jornada, vamos ver se o Boavista vai ao jogo. Se fÔr é capaz de dominar o jogo e perder 1-0, se não fôr perde 3-0. O Benfica despede-se em grande, tipo á Barcelona este fim de semanamas leva a merecida assobiadela, o Guimarães ganha mais uma vez por 1-0 é lá se safa também.
Enfim uma má época que está a terminar... em que o Porto faz a dobradinha, o Setubal ganha a Taça da liga e o Sporting a Supertaça.
Pode ser que agente ganhe a Taça Angola lol

Abraço

57 P. E. disse...

Quero aqui fazer apenas uma pergunta, informando desde já que não vi qualquer jogo da Bwin este fim de semana, apenas vi resumos!
Para aqueles que tanto falaram da falta que deu o golo da vitória do SLB em Paços de Ferreira, quando o Leo inteligentemente se mandou para cima do adversário dando a ideia de uma obstrução por parte do defesa Pacense, o que têm agora a dizer sobre aquela falta(???!!!) que deu origem ao golo do scp?!
É que neste caso não houve mesmo nada!Nem falta do jogador do Paços nem falta do jogador do scp!Como pode ter visto o gajo uma falta naquele lance?!

Depois daquela gracinha em alvalade frente ao Braga, o amigo paixão voltou a fazer das suas......e ainda o criticam.......

Anónimo disse...

olá...

Tou sem vontade de falar, guardo-me para a semana mas pronto... cá vai qualquer coisa para manter atiçados certos lampiões, eh eh eh

Oh amigo Bacalhau 80 (qual é o grau de azia anti-sporting que o meu amigo destila (nem com a época a terminar isso passa)?, você é persistente eh eh eh parece o orelhas vieira com as suas teimosias.

Benfica com outras camisolas ih ih ih, olhe mude-se para o Sporting já que é lá que recebe meias alegrias oh oh oh

Paços dar lição ao Sporting ah ah ah falharam duas ocasiões uma delas escandalosa mas podemos dizer que do outro lado tb se falharam... mas o amigo viu qual jogo no domingo, é que eu só vi um pois era esse que me interessava e depois ainda consegui ver 8 minutos de outro... que acabou mais tarde por causa dos descontos (do aquecimento).

UEFA - foi quase o que eu achava mas confirmou-se a superior qualidade dos russos (viram?!?), o amigo Bacalhau é persistente na sua azia verde e branca... ainda se lembra dos nomes dos vencedores das finais que o seu clube perdeu???? ah pois não costumam dar esses jogos na RTP Memória... que chatice, reclame com o provedor do telespectador.

Champions - estou curioso para ver estes colossos (Chelsea está a jogar melhor) no relvado ARTIFICIAL de Moscovo... quem melhor se adaptar vai ganhar de certeza pois por muito que digam não é a mesma coisa.

Próxima jornada caseira... vai ser mais do mesmo.
No entanto, espero que o Sporting empate ou ganhe sem merecer mesmo nada e quantos aos outros... por uma questão de ranking, acho que o Benfica deveria ficar em 3º mas depois dos jogos logo se vê pois até se pode dar o caso de ficarem em 2º - se deixarem o ritmo de passeio, essa é boa ah ah ah.
Quanto ao guimarães, já fez o seu papel muito bemk feito mas ir À champions e levar na eliminatória logo com um Barcelona, Milan ou Liverpool, acho que não valerá a pena desperdiçar tamanhos pontos... ali só funciona sendo cabeça de série.

Sporting!!!... e até depois se justificar.

Anónimo disse...

ah lembrei-me agora qual a equipa russa que ganhou esta taça UEFA em Alvalade contra o Sporting... foi o CSKA que nessa mesma época, conseguiu empatar com o FCP no Dragão e eliminar o Benfica na Luz...

Bolas para esta memória... obrigado pela lembrança amigo Bacalhau... sempre atento a estas coisas do passado...

Anónimo disse...

E as queixas á arbitragem??
Estão-se a esquecer...

Anónimo disse...

irra... tava a ver que não... só que chegou de onde eu não esperava... (somos mesmo todos iguais qd toca à nossa cor... eh eh eh)

Quanto à "NÃO" falta que origina um cruzamento e um mau alivio do defesa do Paços para o remate final do Sporting para dentro da baliza... eu relembro... o que acho:

para quê falar desse lance se antes o Paços teve duas ou três faltas inexistentes que deram cruzamentos sem perigo para a área do sporting e que ninguém soube aproveitar mesmo com a defesa a dar borlas!?! Se alguma entrasse estariam aqui a falar que o Sporting tinha sido prejudicado????... é como o lance da semana anterior fala-se do que deu golo mas esquece-se o anterior que tb poderia dar.

"A diferença?!A diferença é que o sporting aproveitou o erro do árbitro e o Paços não!"

Anónimo disse...

quais????

as aldrabices e as xico-espertices lusitanas nos atrasos dos jogos?

isso interessa para quê? é dar valor a quem não merece... eu dava um prémio a quem conseguiu ser mais esperto que os outros...

Anónimo disse...

(xxxxiiiiiuuuuu, não façam barulho que a criança está a dormir a sesta)

É só uma "rapidinha". O Estremocense 67 - ao de leve - toca num assunto que, talvez por desconhecimento, não ouvi/vi ou li, ser CONVENIENTEMENTE tratado na imprensa.
"Ao de leve", o Estremocense 67 diz que houve jogos que terminaram mais tarde devido aos descontos do... aquecimento. À imagem do Estremocense 67, eu também SÓ VI O JOGO QUE ME INTERESSAVA VER e vi aquilo que a Sport TV 1 nos quis mostrar, ou seja, que os jogadores do SL BENFICA estavam no túnel de acesso ao rectângulo de jogo a horas... faltava a equipa do Estrela da Amadora.
Logo, esse "barrete" a servir a alguém (e, a ser este um campeonato profissional a sério teria que servir) servirá certamente à Liga, aos delegados da Liga, ao árbitro e a mais alguém, menos ao SL Benfica e aos seus jogadores. O resto, bem o resto são pormenores de pouca importância como constatar que a rede não está em condições (no Restelo) quando tal se devia ter visto 1h30 antes do apito inicial…

Tenho dito!

Anónimo disse...

Vejo cada uma pra desculpar aquilo a que chamam COLOSSO!!!! é que de colosso só sobra o COLO.... pois se assim não fosse pró ano EUROPA???? Só no Carrefour Badajoz!!!

Rendam-se que como Clube nem já o 4º são porque depois do Automóvel Clube de Portugal, do Sporting, do Porto o CLUBE DE FÃNS DO CHALANA já lhes "está a pisar" os calos, eu adoro ouvir falar o homem...

Ah ganda Bacalhau....o rapaz rendeu-se á evidência e esse sentimento acentuou-se ainda mais desde que "pisou chão sagrado", Estremocense......que fizeste tu pá???Que acontceu naquela noite MÁGICA que os rapazes ficaram assim.......a querer mudar ....!!!

Somos enormes ( até entramos em campo a horas) ALLEZ SPORTING.

Anónimo disse...

Desde que me chate-ei com 2 TUNEIS nunca mais vou ligar a isso.
Sabem quais???

-1º- O do Paíto ao Luisão mas depois o amigo Costa ( gente séria o homem... xiça) lá remediou a situação;

-2º- O do Bessa este ano.As imagens e fotos deveriam ser da Aljazira, ou alguma TV pirata e como tal foram pirateadas e TUDO O QUE PASSOU NESSE DIA NO BESSA FOI PURA INVENÇÃO DE JORNALISTAS;

Pra mim chega de túneis;

PS: QUE SE TERIA PASSADO NO TUNEL DO MUNICIPAL DE BORBA EM JUNIORES E AO INTERVALO NO SÁBADO????

Xiça, mais túneis .....nem vêlos;

Tenho escrito!

Anónimo disse...

Libato 61, ao seu melhor estilo, chuta para canto... afasta que por aqui não vou lá (pensou ele...)

Já agora, alguém viu o Amaral? Terá ficado com alguma indigestão provocadas pelo menu de Sábado (tripas de COENTRADA) em mais uma festa do tri?

57 P. E. disse...

Amigo Libato, falar em COLO referindo-se ao SLB é ter uma "ganda lata"!não acha?!Só assim "á pressa" posso falar-lhe em Bruno Paixão!Diz-lhe alguma coisa no ultimo mês, este nome?!lucilio batista!Diz-lhe alguma coisa?!Exactamente...!Tudo árbitros que prejudicaram o scp esta época e que beneficiaram o SLB...e o levaram ao COLO!

Pois pois...GANDA LATA!
Não hás-de tu ver isto tudo ao contrário, as duas vezes que te vi, foram junto a locais onde servem minis....depois...ficas com a visão turva!LOL

Anónimo disse...

Ehehehehehehehh
O amigo 57 pe AINDA SE ACHA PREJUDICADO ESTE ANO???? Isso não é lata é LATÃO.

E eu as 2 vezes que te vi foi:
-Uma de leão ao peito ( lindo por acaso);
-Outra na Rua do Núcleo do Sporting a apitar o carro????!!!!????!!!!!????

Borbense 68 o MESTRE dos cantos a apontar o dedo aos outros....é de demais....isto de ser benfiquista!!
Se soubesse que não " me fazia mal" queria 1 dia, mas só 1 dia ser benfiquista, mas tenho medo....
Largarto, lagarto é.......das minis, bbrrrrrrrr!

Anónimo disse...

Foi a unica parte má do casamento foi termos de ir dar a volta a Vila Viçosa... lol
E ainda por cima com o Libato61 em plena praça... mas ele viu o cachecol sempre em punho lol

57 P. E. disse...

Amigo Libato, então, queres que ache o quê?!Que fomos beneficiados?
Diz-me lá onde, para ver se lá chego...

Anónimo disse...

cambada:
qual azia qual carapuça,isto está feito e temos é que nos preocupar com os verdes no proximo dia 18.
agora é tempo de retemperar forças para nos irmos a eles de empreitada.o boca de achigã,até lhe falta o ar.
um abraço.

Anónimo disse...

UMA QUESTÃO DE LÓGICA

Anónimo disse...

Aqui vai uma pequena resposta ao libato 61 que fala muito do seu sporting:

As nomeações de árbitros para as últimas jornadas da Liga custam-se a entender, e deixam no ar sinais de preocupação evidentes.
Em dois fins-de-semana quase consecutivos, Lucílio Baptista - funcionário do BES onde Filipe Soares Franco tem a influência que se sabe, e com um impressionante histórico de protecção aos leões – encarregou-se de subverter por completo a classificação. Primeiro no Bessa, empurrando com uma arbitragem pornográfica - duas grandes penalidades por assinalar - o Benfica para baixo, depois em Alvalade, puxando o Sporting para cima com um penálti inexistente que deu início à reviravolta no marcador.
Agora, para a penúltima e provavelmente decisiva jornada, anunciam-se dois nomes que só podem gerar as maiores reservas. Bruno Paixão estará na Mata Real para apitar o Paços-Sporting, enquanto Pedro Proença foi o escolhido para o jogo da Reboleira, onde conduzirá o Estrela-Benfica.
Bruno Paixão não é nem mais nem menos o juiz que, há poucas semanas atrás, invalidou de forma grotesca um golo ao Sp.Braga em Alvalade, lance no qual só a sua má fé possibilitaria ver algo que mais ninguém viu. Foi ele também que dirigiu a última Supertaça (Sporting-F.C.Porto), na qual, perdoando um penálti aos leões nos últimos minutos, lhes garantiu a conquista do troféu, originando grandes protestos dos portistas
Pedro Proença por seu lado, tem toda uma história de graves prejuízos ao Benfica.
A primeira arbitragem que me lembro deste homem foi em Dezembro de 2001, no Bessa, uma semana depois do célebre penálti de Jardel no Benfica-Sporting. Os encarnados, que já haviam sido impedidos por Duarte Gomes de chegar ao primeiro lugar, viram Pedro Proença dar-lhes a machadada final oito dias depois, ao não assinalar uma das mais claras grandes penalidades de que me lembro, sobre Simão Sabrosa, jogo que ditaria o despedimento de Toni do comando técnico benfiquista. Nessa temporada, com cerca de vinte grandes penalidades assinaladas a favor (só contra o Benfica foram duas, ambas ridículas, uma na Luz outra em Alvalade), o Sporting foi campeão nacional e Jardel ganhou a Bota de Ouro.
No primeiro derby disputado no novo Estádio da Luz, em Janeiro de 2004, com ambas as equipas ainda na luta pelo título, Pedro Proença conseguiu ver uma grande penalidade logo nos primeiros minutos, num lance em que o brasileiro Silva se atirou para o chão sem que Moreira sequer lhe tocasse, penálti que acabou por permitir a Rochembach abrir o marcador. Ainda nesse jogo, e já depois de ter validado o segundo golo leonino em posição duvidosa, e de ter expulsado um jogador benfiquista, voltou a ver penálti já perto do fim da partida num inócuo lance dividido entre Ricardo Rocha e Liedson, que Sá Pinto depois concretizou no 1-3 final, pondo fim à pressão benfiquista em busca do empate.
Em 2004-05, Pedro Proença voltou a imiscuir-se de forma desavergonhada na luta entre Benfica e Sporting, em prejuízo do primeiro e benefício do segundo.
Uma semana antes do derby da Luz resolvido por Luisão, os encarnados deslocaram-se a Penafiel levando três pontos de vantagem na classificação. Foi Pedro Proença que remeteu o Benfica para o segundo lugar – obrigando-o assim a vencer o Sporting - subtraindo-lhe esses três pontos, com uma das piores arbitragens que me recordo em anos e anos de campeonato.
Quatro ! Quatro foram os lances de grande penalidade, dois dos quais claros, e um deles no último minuto de descontos, aos quais Pedro Proença fez vista grossa, derrotando assim o Benfica, e comprometendo seriamente as hipóteses de conquista de um dos títulos mais importantes da história do clube, que felizmente acabou por, mesmo assim, ser alcançado. Nunca esquecerei a revolta que aquela arbitragem me causou, e a desilusão com o próprio futebol que senti nessa noite.
Em 2005-06 foi ele que começou a afastar o Benfica do título, com mais uma arbitragem tendenciosa. Em jogo com o Belenenses na Luz, não assinalou uma grande penalidade por falta cometida sobre Nuno Assis, subtraindo assim dois pontos aos encarnados, que não foram além do 0-0.
Já nesta temporada, no Benfica-Marítimo da primeira volta, Pedro Proença fez vista grossa a um penálti claro por falta cometida sobre Léo, que não fosse o milagroso golo de Freddy Adu nos últimos instantes, retiraria mais dois pontos aos encarnados.
Com todo este passado, o mais certo é que vá ser ele o décimo segundo adversário do Benfica na Amadora.
Esta luta está cada vez mais adulterada. Nas últimas semanas tem-se assistido a tudo, e tudo tem passado impune. O Sporting faz parte da direcção da Liga de Clubes, Vítor Pereira, responsável pelas nomeações, é emblema de ouro do Sporting, Hermínio Loureiro é sportinguista, os principais patrocinadores da liga são dados como muito próximos do clube de Alvalade, e até na comunicação social, no que toca a análises sobre arbitragem, a influência dos leões se faz sentir sobremaneira, sobretudo através da omnipresença de Jorge Coroado – que uma vez até expulsou um jogador do Benfica num derby com apenas um amarelo.
De facto, choro aqui, choro ali, o Sporting tem-se paulatinamente tornado no clube claramente mais protegido pelos homens do apito. Esta segunda volta tem sido verdadeiramente escandalosa, e só o F.C.Porto dos velhos tempos terá conseguido tanta benesse. Conforme disse há dias, mais valia não burlar os espectadores e dar desde logo os cinco milhões de euros da Champions a Soares Franco e ao Sporting.
Gostaria de terminar este texto com um tom optimista, mas na verdade creio que a luta pelo segundo lugar está decidida. E da pior forma possível: pela mentira !

Anónimo disse...

sugiro ao mesmo que apresente o grande palmarés do sporting clube portugal...

Anónimo disse...

Desconhecia por completo a existencia deste "compendio humano" em Vila Viçosa.

Pra ser rápido e conciso responderei fazendo referência a aspectos indesmentíveis e que estão ligados às maiores fraudes de sempre do futebol português e que não há forma de as desmentir, PORQUE UM PENALTY, 1 CARTÃO, 1 LANÇAMENTO AO CONTRÁRIO , eu posso dizer que sim e voçê que não agora:

-Ligados ao maior escândalo de sempre do futebol português pelo caso Calabote;
-Ligados ao antigo regime pelo "roubo" do Eusébio;
-Ligados ao apito Dourado nas escutas na escolha de árbitros;
-Ligados "á história" sendo os únicos com 1 Presidente preso;
-Ligados à vergonha da ultima final europeia ser marcado 1 golo com a mão pra a atingirem;
-Ligados à vergonha de dividas fiscais pagas com acções sem valor nominal como tal sem valor O QUE IMPLICAVA A DESCIDA DE DIVISÃO;
-Ligados a processos a serem investigados pela forma "célere" como se faz 1 Estádio e se altera 1 PDM Camarário para que tal aconteça ;
-Ligados a escândalos de beneficios de vária ordem ente os quais a contratação de FUTRE que hipotecou a televisão publica com demissão de dirignets por favorecimento ilegal;

Estaria aqui até amanhã a enumerar casos QUE SÃO REAIS, PROVADOS e que não são penaltys QUE PRA UNS SÃO E PRA OUTROS NÃO;

PERCEBO O DESESPERO, percebo a azia de terem sido ultrapassados em titulos totais de futebol pelo FCP e no geral ESTAREM A ANOS LUZ DO SPORTING.
Mas amigo, contra isso nada posso fazer.

PS: Enalteço e elogio o seu poder de memória ou o seu "arquivo" mas olhe " que não é assim que o Benfica lá vai", pois os factos, dia a dia demonstrados mostram claramente QUE O MAL ESTÁ LÁ DENTRO E NÃO É "DOS APITADORES".

Cumprimentos e saudações.

Anónimo disse...

fogo... perante tamanhas injustiças, roubos, falcatruas e "empurranços" para baixo até eu fiquei sensibilizado e vejo-me obrigado a trocar de opinião - o Benfica foi, é e será o mais prejudicado de sempre em portugal - , de camisa - já cá tenho uma do Benfica em casa - , e de clube - não sei se conseguirei continuar a apoiar um clube como o Sporting que tudo o que conseguiu foi por ajuda de incompetentes árbitros tipo lucilios, paixões, paratys, inácios de almeidas, calabotes, joões rosas, pratas, costas isidoros e outros tantos que tais. realmente como é que eu consegui andar enganado tanto tempo.

Para terminar e já que sofri este ano completo, peço apenas mais um "roubozito" para domingo e depois a malta "muda-se" para vila viçosa ou para a rua de quem consegue vislumbrar de tal modo a história do futebol em Portugal.

Tou contigo "Chalana"... ups... não era este desta vez... tou contigo adepto Vila Viçosa

Anónimo disse...

a anos luz do sporting?essa e mesmo para rir nao? ultrapassados pelo FCPorto?
entao sugiro novamente que se coloquem aqui os respectivos palmarés desses dois "clubezecos"

abraços para ti Libato 61

Anónimo disse...

Num País onde a arbitragem está sob suspeita, o árbitro de Setúbal, Lucílio Batista, não tem condições para apitar, nesta fase final, jogos do Sporting ou outros que directamente possam beneficiar o clube de Alvalade, porque os seus “negócios” e ligações ao BES, no sentido ético, não o permitem.
Em 2004, devido a uma intervenção de Valentim Loureiro e Gilberto Madaíl, junto do BES, o árbitro internacional Lucílio Batista passou a não ter de cumprir horário na entidade bancária onde trabalha para se dedicar de corpo e alma à arbitragem, sem perda de vencimento e regalias sociais. Duarte Gomes também foi beneficiado com uma situação idêntica, mas com o compromisso de dedicar algumas horas do dia ao BES. Havia nessa altura outros árbitros, que também trabalhavam no BES, mas como não eram internacionais não foram beneficiados pelo sistema.
Se a isto juntarmos o facto de o BES ser o responsável pelo “Porject Finance” do Sporting no valor de cerca de 240 milhões de euros e do presidente do Sporting ser também presidente do conselho de administração da “OPWAY” desde Janeiro de 2008 e esta empresa tem uma parceria com duas empresas do BES, a ESCOM e a “ES Resourses” e que vão facturar no ano 2008 cerca de 700 milhões de euros, temos todo o direito de contestar qualquer intervenção de Lucílio Batista em jogos que possa ajudar o Sporting a conquistar a segunda posição na tabela classificativa e que dá acesso à Liga dos Campeões e aos milhões que vão ajudar o Sporting a pagar o tal “Project Finance” do BES.
Lucílio Batista, para além de receber os seus prémios relacionados com a arbitragem, também recebe vencimento do BES e nem sequer tem de lá colocar os pés e como acreditamos que tudo se paga neste mundo, Vítor Pereira deveria ter mais cuidado com as nomeações que faz nesta fase final do campeonato, para que não se levantem mais suspeitas.
É caso pra se dizer que o Lucilio é um artista!!!

abraços

Anónimo disse...

Bem, com estas "revelações" (???) todas, é caso para dizer que alguém (verde) está a ficar com as orelhas em brasa, ou seja, avermelhadas...

Eu, como não consigo ajudar o adepto vila viçosa, retiro-me continuando a acompanhar esta interessante e FUNDAMENTADA discussão.

Boa sorte... Libato 61!

Anónimo disse...

Nem o Vieira ao seu melhor nível, tá visto Sporting é:
- O 2º(SEGUNDO) clube da Europa com mais títulos Europeus;
-É, a par do Barça,o único clube da Europa com títulos EUROPEUS em 3 Modalidades (Futebol, atletismo e Hóquei);
-Contam-se às dezenas os atítulos de atletas seus em Jogos Olimpicos, campeonatos do Mundo, Voltas à França, Meetings etc etc;
-" Fabrica" Ronaldos, Quaresmas, Nani, Futres, Figos, C.Lopes.Mamede,Naides,R.Silva,Agostinho,Obikwelu,....e pá....uff.sei lá mais quem;
-É o único clube português QUE SEMPRE ESTEVE PRESENTE nas competições da UEFA;;;


......e tudo isto se deve....AO BES e ao LUCILIO BATISTA e DUARTE GOMES!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Ainda bem que sou da Aldeia de Pardais.......

Até logo....vizinho!!!!!!!

Anónimo disse...

A MELHOR DO DIA, DA SEMANA, DO MÊS....TALVEZ DO SÉCULO:

Noticia Record:

"Djaló arrisca 1 a 2 JOgos porque fez 1 gesto de mandar calar os espectadores na celebração do golo em Paços "respondendo aos INSULTOS RACISTAS de que estava a ser alvo"

Porquê???
Ao abrigo de 1 artigo que diz mais ou menos:
" Utilização de gestos ameaçadores"

ISTO NEM MERECE COMENTÁRIOS.

-Paulinho ( roupeiro) aquece, jogas a 9!

É O BES....e os seus funcionários!!!!


PS: Á boa maneira benfiquista já se acredita MAIS NAQUILO QUE QUEREM QUE A GENTE VEJA E OUÇA NO QUE NAQUILO QUE REALMENTE ESTAMOS A VER....é efeito das "zonas verdes".

Cada vez gostava mais de ser 1 hora Benfiquista....pra ver pra que me dava!!!!

57 P. E. disse...

Amigo Libato 61, há uma coisa que tu tens que perceber!O facto de teres formado Ronaldos, Nanis (viu-se o homem que é no ultimo jogo),etc, não impede que TUDO ISTO que o "teu vizinho" está a dizer seja verdade! Eu li tudo com atenção e realmente há coisas que, se não são verdade, andam lá muito perto!Ou queres dizer que foi coincidencia o Lucilio no espaço de 1 mês ver 2 penaltys inexistentes (restelo e alvalade) e não ter conseguido ver um CLAMOROSO (no bessa)!O mesmo Lucilio que há 2ª jornada não viu um penalty na LUZ a favor do SLB frente ao V Guimarães 8este lembro-me MUITO BEM, pois foi no dia das Festas da minha Terra)!Queres que acredite que o Paixão anulou um golo LIMPINHO ao Braga "por engano" quando NINGUÉM viu um motivo aparente mesmo com repetições?O mesmo árbitro 3 semanas depois "desencanta" uma falta na Mata Real que deu o golo ao scp quando não existe sequer contacto entre os jogadores?
Queres que considere tudo isto "contingências" do futebol?!
Meu amigo, o meu clube não pode desculpar uma época PÉSSIMA com erros dos árbitros, pois o "mal" está lá dentro, mas, isto não IMPEDE que outras equipas no ultimo terço do campeonato tenham sido MUITO beneficiadas e outras algo prejudicadas!Percebes?!!

O que terá tudo o que o adepto Vila Viçosa aqui comentou, desde 2001 até aos dias de hoje, que ver com o facto do scp ter titulos de berlinde, tenis de mesa, etc; Com o facto de Nunca terem ficado fora da Uefa, blá blá blá!

O homem falou-te em alhos e tu respondes-te em Bugalhos!
Já sei que vais chutar para canto, pois quando "estás apertado" "alivias" de qualquer jeito!

Anónimo disse...

ah ah ah "ca ganda enciclopédia"
ah ah ah querem ver que o vigarista e aldrabão do Vale e Azevedo também é do Sporting????
iiiiiiiiii oh Libato tás feito que a vizinhança não te dá descanso e eu sinceramente perante os factos tenho que me mudar para o Benfica, pois não aguento pertencer a um clube que apesar de ter 100 anos reais nunca fez nada por este país sem ser com aldrabices e roubalheiras...
eu mudo de clube e tu olha muda-te para Pardais...
ele realmente há com cada um... só espero é que não haja favorecimentos e o "força azul" saiba bem quem é este "amigo" que nos veio fazer luz sobre a instituição que é o sporting desde 2001 pois parece que para trás deve pertencer a outros...
um abraço... eu saio e já fui tirar a naftalina da camisola vermelha... ai ai ai

Anónimo disse...

Titulos Europeus é berlinde???
E então os que voçês ganhavam na Altura do Futebol Fado e Fátima???
Na altura da censura que nada se podia dizer contra o regime e que voçês iam amealhando títulos pra trazer o povo contente???

MAS QUEREM FAZER CRER A QUEM que os prejudicados são voçês??? Se fôr 1 chinês talvez , agora a mim e a milhões de Portugueses:::::???
Na Amadora, prá Liga, O DUARTE GOMES trabalhava aonde, em Alvalade o Proença trabalhava aonde?Na Luz o mesmo DUARTE GOMES trabalhava onde??
Ah na CGD....com o Armando Vara???
É melhor nem falarem....francamente como é possível!!!!!!

Essa tactica MUITO VIEIRISTA que o Benfica emprega pra desviar atenções e querer continuar a ser aquilo que nem já parecem, TÁ GASTA MEU AMIGO.

Inventem outra porque estão a chegar os EMIGRANTES e fazem falta euros, senão vão Á Champions e esses euros não entram tão feitos.

Olha vão ao BES....

Incrivel como "nascem" com este dom de transformar mentiras em verdades.....quero ser benfiquista só 1 hora, juro!!

Só 1 pergunta:
Em 2005 o BES já existia????

57 P. E. disse...

"Jogada de perigo na área do Libato61, com este a aliviar para canto..."

Segue o jogo dentro de momentos...

Anónimo disse...

Voçês nem já pra canto.....é o desespero e a azia total.
Chegou Maio, mês da decisões....caiu o mito!.

De Agosto até agora são os slogans" ninguém pára o Benfica.....
melhor clube do Mundo, Records, Guiness, Milhafres a voar, Circo Mantorras etc etc. chega Maio... ppfff catrapuz...rien, como é hábito!

E de repente começa a habitual esfrega de mãos, "pró ano é que é"....Não os salve outro Ministro ou Pres. Câmara e depois digam que é do BES e do Duarte Gomes e Lucilio;
Não se esqueçam, tão a chegar os emigrantes, que vão primeiro á Luz que a ver a familia, não lhes queiram dar alguma coisa não...!!!

PS: Reparem nos tempos dos verbos e no desfazamento dos acontecimentos nos comentários do adepto Vila Viçosa.
Hum.....há aqui mistério...mas vou descobrir, como???? Peço ao BES...!!!!

57 P. E. disse...

Amigo Libato, essa do "esfregar as mãos" e "pró ano é que é" aprendemos com os nossos vizinhos, ou estou enganado?!
Os "mitos" e aldrabões, há em todos os clubes;Olhe, no programa "HÁ UM ANO" que passa todos os dias na SportV vi há pouco tempo o teu presidente dizer: "Estamos em negociações com algumas das pedras importantes da equipa e estou em condições de vos afirmar que Nani e Tello serão jogadores do scp na próxima época"!"Cadê eles?"!Pois, aldrabices todos dizem, mas uns passam por santos e outros...não!

Esta tua frase, vindo de um sportinguista faz-me rir: "chega Maio... ppfff catrapuz...rien, como é hábito!"

Então e o que é habito na alvalaxia?!Titulos aos montes?!Se era para me fazeres rir...conseguiste

Anónimo disse...

Alto e pára o monólogo amigo Libato 61!

Alerto os meus amigos benfiquistas para o facto de NÃO (EM ALTURA ALGUMA) UTILIZAREM A EXPRESSÂO "pró ano é que é", sob o risco de nos serem cobrados... direitos de autor. É que esta expressão tem "dono" que, só por acaso, mora do outro lado...

Fica bem, amigo Libato 61... que afinal é de Pardais. Eheheh, a tua sorte é que a foto não ficou grande coisa... de joelhos, com cachecol e a beijar a bandeira do adversário...

Anónimo disse...

o Borbense 68 como é mais moderado, como sempre chuta pró ar, "tipo Luisão" pois mais sabe ele de que lado andam as razões que por aqui uns e outros vão apresentando.

O amigo 57pe, qual leão ( dos Arcos) resistente e lutador lá vai extrebuchando,falando em coisas e dando exemplos que dão, como ele diz, vontade de rir ( lembram-se dos 25milhões do Simão???) e anda, PORQUE QUER, MAL INFORMADO, senão vejamos:

-Sem ter agora aqui do pé prá mão lembro-me, e puxando 2-3 anos atrás dos titulos conseguidos pelo Sporting, vamos lá:

-Camadas Jovens ( Juniores-Juvenis e Iniciados foram aí uns 6 ou 7);
-Futebol foi taça de Portugal e Supertaça, tiramos aqui o título de 2º lugar que até há bem pouco tempo era "melhoir que o 1º!!!!;
-Em Atletismo É SEMPRE TUDO;
-Em Futsal foi há 8 dias a taça;
-Em Ténis de mesa é quase sempre tudo;
-Em Andebol há 2 anos foi dobradinha;

Lógicamente que não coloco aqui os titulos Mumdiais e Europeus de atletas do Sporting;( Onde não há árbitros...nem BES diz o vizinho);

Também de certeza que me faltam alguns POIS NÃO É POR ACASO QUE O SPORTING É O CLUBE COM MAIS TITULOS EM PORTUGAL;

podes lá pôr também o berlinde,o pião, a pateira ou aquilo que quiseres mas É O MUNDO SPORTING;

Relembro aos mais "distraídos" que recordo-me muito bem de uma célebre noite em que 120.000 alminhas "enganadas" encheram o Estádio da Luz ( não este da Somague) pra ver chegar a equipa de Ciclismo, passados 1-2 meses pppfff finito, não pagaram nem....as bicicletas e titulos deste de ciclismo temos prá troca.

Portanto amigo,tu que gostas tanto de fazer buscas por esses sites vai ver o do Sporting e delicia-te com verdades que tu não sabes, ou sabes mas fazes que não, só que comigo.....não pega, já devias saber.

Viva o Barça pra logo....lá és de algum bom, xiça;

Abraço

NOTA: Chega-me agora a informação que há 2 anos o TEU SLB só ganhou 1 titulo Regional de Lisboa em Juvenis.....houve caravana, ai ai!!

57 P. E. disse...

Pronto!Agora já te percebo!
Mas o que é que o Atletismo, o Andebol, ou outros desportos sem ser o futebol, são para aqui chamados?!Aqui debate-se "FUTEBOL NACIONAL"!Agora percebo o porque das frases que empregas, é que para ti conta qualquer modalidade em que o scp vença!Olha, eu não sei o nome de nenhum ciclista do SLB, do Futsal conheço alguns, do hoquei conheço o Velasquez, do andebol conhecia só o treinador, do basket não me lembro do nome de nenhum! Não é que não goste destes desportos, mas são modalidades que não acompanho, logo não vou para a rua festejar um titulo de hoquei, andebol, futsal, ou qualquer outra modalidade que não seja o futebol, percebes?! O "ecletismo" do scp, já lá vai, pelo menos a "grande nivel", ou estou enganado!onde anda o hoquei e o basket do scp, por exemplo!?Como te digo, não costumo ver estas modalidades, apenas o futsal quando tenho tempo; Tu vibras com os jogos de andebol do teu clube?Com as "corremaças" do pessoal da maratona? Olha eu não!Nem com as camadas jovens.....

Anónimo disse...

A luta (???) pela Champions está (ou estava?) ao rubro...

Aqui, no blog, muito se tem escrito sobre os "empurrõezinhos" que têm mantido uns onde outros (POR CULPA PRÓPRIA) não se conseguiram manter mas, o que me leva a voltar a escrever estas letrinhas é o facto (até agora esquecido, propositadamente penso eu) de que, a poucas horas da última jornada existir a GRANDE COINCIDÊNCIA de, por um lado o Estrela não treinar e ameaçar não treinar até Sábado (joga em Guimarães no Domingo) e o Boavista ameaçar jogar com os juniores... em Alvalade. Mais estranho fica quando verificamos que estas tomadas de posição acontecem após estas duas equipas terem jogado contra o SL Benfica e lhe terem subtraído 2 pontos cada...

É mesmo (só) uma GRANDE COINCIDÊNCIA...

Até amanhã!

Anónimo disse...

para libato 61:
para terminar a conversa e respondendo ao seu discurso de eterno derrotado leao e anti benfiquista venho lhe informar que esta bem mas muito bem enganado acerca da historia do desporto portugues.os seus ataques ao slb compreendem se muito bem porque a inferioridade a que o seu clube lhe proporciona a obriga a ssim a falar e a reagir a grandeza do maior clube portugues reconhecidamente por todos no estrangeiro,esses sim imparcias.esses que tambem ja sabem da vergonha que e portugal a nivel da corrupçao desportiva,principal factor que fez do fcp um clube emergente e hoje a par do benfica quem representa portugal bem no estrangeiro.ja agora o scp na sua globalidade deve começar a preocupar se porque ja e neste momento o terceiro grande de portugal,sim terceiro porque foi ultrapassado a muito pelo clube que veste de azul e e presidido por um individuo que em italia estava preso e condenado!mas enfim estamos em portugal.voltando ao assunto que me fez estar a responder lhe e simples,esta enganado acerca do palmares do seu clube!os leos esses sim estao a anos luz do glorioso.a historia dita que o clube de lisboa que veste de verde nunca teve uma hegemonia nacional ao contrario do slb,depois tem menos campeonatos,bem menos,menos taças de portugal,bem menos!quer mais???entao vamos,que eu saiba o scp apenas! tem uma competiçao europeia ganha,a ja extinta taça das taças,hehehehehe! e depois vem o que?a final da uefa que perderam em casa com uma equipa da russia?por amor de deus quer comparar a grandeza do que?e o mesmo que comparar a noite o dia,com essa sua tentativa de anti benfiquismo apenas lhe fica mal,porque da ideia de uma pura falta de informaçao ou de alguma ignorancia!mas vou acabar para voçe ter um bom motivo para pensar no comentario que fez.o slb esteve em sete finais da taça/liga dos campeoes! no qual ganhou DUAS! em que nos benfiquistas nos orgulhamos muito.repito ganhamos duas!nao esqueça para nao confundir,foi o SLB nao o scp.indo para as modalidades tambem nao va por ai,porque demonstra mais uma vez uma grande falta de informaçao!o BENFICA em portugal e o clube com mais titulos no hoquei pantins e no basquetebol,e em 5 anos de futsal ja limpamos 3 campeonatos e 2 taças!que eu saiba a unica modalidade onde voçes dominam com mais titulos que o SLB é o Andebol e o Atletismo, já agora as ultimas 4 epocas de voleibol: 1campeonato e 3 taças de portugal. podia estar aqui muito mais tempo a fazer ver que é o SCP que está a anos luz do SLB, argumentos nao me faltam nem provas e numeros para o provar, mas fica para uma proxima opurtunidade, já agora seria bom que o 3º grande clube de Portugal tivesse ao menos um pavilhao para entao ai se poder comparar a clubes da elite mundial!

abraços

Anónimo disse...

é so para informar que o benfica conquistou hoje em futsal mais 3 pontos importantissimos diante do seu velho rival Sporting ao vencer por 2-1...
Abraços

Anónimo disse...

amigo libatos61 estou contigo.
pensavas que eras uma enciclopédia,mas afinal estás enganado,o teu vizinho sim, é uma enciclopédia aberta.querme parecer que o homem não dorme a pensar no sporting e no ENORME FUTEBOL CLUBE DO PORTO.CADA VEZ TENHO MAIS PRAZER EM SER DO PORTO,POIS VOÇÊS BENFIQUISTAS PENSAVAM QUE ERAM DONOS DE PORTUGAL,MAS DEPOIS DO 25 DE ABRIL DE 1974,QUANTOS CAMPEONATOS GANHARAM?QUANTAS TAÇAS DE PORTUGAL?QUANTAS SUPERTAÇAS CÃNDIDO DE OLIVEIRA?QUANTAS LIGAS DOS CAMPEÕES?QUANTAS TAÇAS DAS TRAÇAS?QUANTAS TAÇAS UEFAS?QUANTAS SUPERTAÇAS EUROPEIAS?POIS É PEFAZEANDO O MEU AMIGO LIBATOS"A MAMA ACABOU-SE",AGORA TÊM QUE SE AGUENTAR,POIS ESTAVAM MAL ABITUADOS.ESTE TIPO DE DISCURSO FAZ-ME LEMBRAR ALGUEM,QUEM SERÁ?
ESTE PRESIDENTE CONSEGUE PÔR COISAS N BOCA DOS ADEPTOS QUE ELES NÃO CRIAM DIZER,MAS PRONTO,VÃO CAMINHANDO PARA O ABISMO E VÃO ACREDITANDO NO "ORELHAS QUE ELE É QUE TEM RAZÃO.CADA VEZ GOSTO MAIS DO MEU PORTO,E,É COM PESSOAS A PENSAREM ASSIM QUE CADA VEZ MAIS O PINTO DA COSTA GOZA O PAGODE.UM ABRAÇO E ESPERO QUE NÃO FIQUE CHATEADO COMIGO.É TÃO BOM SER DO PORTO.

Anónimo disse...

Respostas rápidas.

57pe: Percebo e aceito que só gostes de Futebol MAS SE ASSIM É E TE CONSIDERAS SER DE 1 GRANDE E COM A IDADE QUE TENS SÓ PODIAS SER DO PORTO;

Borbense 68: Pois.....em 2005 o Benfica resolvia " os problemas " de ordenados em atraso, SETUBAL por exemplo, como este ano QUEM JOGA COM ESSAS EQUIPAS, é diferente, por isso somos Sporting, não pagamos ordenados em atraso aos n/adversários; Queres mais.......???

Adepto Vila Viçosa: Só o sr. deverá contestar que em número de títulos NO TOTAL E NO UNIVERSO DOS CLUBES, o Sporting é o Clube com mais títulos em Portugal e com Europeus em 3 modalidades só o Barça...mas pronto!

Futsal???Cá está, nunca se limpa o...... antes de fazer, viu na Taça ?????

Amaral: Obrigado pela "ajuda" embora os meus argumentos e provas não se baseiem num penalty ou num lançamento ao contrário, ELES NÃO QUEREM PERCEBER, que quem ganha Ligas,Champions-Supertaças Europeis, Intercontinentais, vende jogadores prós melhores clubes do Mundo, dá á selecção a sua espinha dorsal TEM QUE TER VALOR???
O Apito Dourado???Acredito que O Pintinho é menino pra fazer o que se diz e muito mais MAS HÁ POR AÍ OUTROS MENINOS QUE A COBERTO DE UMA IMPRENSA, e não só, completamente DOMINADA, vão fazendo das deles e O OUTRO APITO NUNCA DEVERÁ APARECER;

Nota do dia:

Erickson no Benfica: É de saudar a vinda de grandes técnicos e jogadores pra Portugal ( Vidé Camacho) por exemplo e ZORO também,achando eu que em Clubes como o Benfica ONDE O DINHEIRO NÃO É PROBLEMA ( se fôr preciso tiram-se umas cópias de notas e resolve-se o problema ( vidé pagamento das dividas fiscais com acções!!! ehehehe)
as opções de construir grandes plantéis é uma ideia válida e SÓ 1 PERGUNTA SE FAZ: Conseguirão fazê-la melhor que a de HÁ 10 ANOS???

Dali tudo se espera....

Xau

Anónimo disse...

Oh Libato61, que desculpa mais esfarrapada a que foste buscar ao baú… reconhece lá, essa época 2005 ficou-te atravessada não pelo Benfica ter sido campeão, não por se ter ajudado a “resolver” a vida aos jogadores do Vitória, não por se ter jogado o Estoril – Benfica no Algarve (o Leixões – Benfica da taça também foi jogado no Bessa, lembras-te???), não! O teu grande problema é que, utilizando uma expressão tua, já tinhas limpo o… antes de teres feito, ou seja, já te sentias campeão mas ainda faltava ainda o Benfica jogar com o Sporting e o Luisão chegar DE CABEÇA onde o Ricardo não chegou COM AS MÃOS. O resto? Bem o resto são DESCULPAS de mau perdedor…

Quanto às “compras”, tenho alguma dificuldade em discutir esse assunto com o Libato 61 uma vez que, para o Sporting vem tudo de borla e são todos jogadores foras de série (Gladstone, Celcinho, Purovic, Paredes, etc… só para nomear alguns exemplos recentes) e para o Benfica não, são todos ruins jogadores (campeões do mundo, por exemplo) e são todos pagos a preços exorbitantes. Já agora, não é estranho que quem vende BEM diga que não tem dinheiro para “ir às compras”??? Não será, certamente, a percentagem destinada a quem forma jogadores (NANI - Real de Massamá, por exemplo) que impedirá o “exportador” de conseguir um bom negócio…

PS - estranho não haver mais comentários sobre o jogo de juniores… lancei um desafio que não foi aceite. Será que afinal a montanha pariu um rato???

Anónimo disse...

Ao amigo Libato 61 já nem vou responder, pois o mesmo tem que apoiar o Barcelona porque lhe dá algumas alegrias de vez em quando ao contrario do seu sporting!
Agora vou responder a mais um anti benfiquista, o senhor Amaral.
Só vou dizer algumas coisinhas amigo...

VINTE ANOS DE MENTIRA DE A a Z
A justiça do título conquistado pelo F.C.Porto nesta época de 2007-08 é inatacável. Embora beneficiando de dez golos irregulares ao longo da prova - Sporting, U.Leiria (3), P.Ferreira (2), Boavista, Leixões e Belenenses (2) -, cinco expulsões perdoadas (três delas a Bruno Alves em Matosinhos, Alvalade e Amadora, uma a Quaresma e outra a Lisandro nos Barreiros), e pese ainda os treze penáltis subtraídos ao Benfica e descritos em post anterior, tem que se admitir a maior regularidade exibicional dos portistas, a sua maior coesão, e o brilhantismo de alguns dos seus jogadores - nomeadamente os argentinos Lucho e Lisandro, que realizaram uma temporada extraordinária.
Efectivamente, mesmo sendo - respeitando a "tradição" - a equipa mais beneficiada da competição, tem que se dizer que o F.C.Porto foi também o melhor conjunto e, sobretudo, que não teve culpa dos erros de águias e leões, que cedo se suicidaram neste campeonato quer dentro quer fora das quatro linhas, com erros crassos de gestão desportiva próprios do mais cândido amadorismo. Sem interferências de arbitragem possivelmente a festa não tinha ainda sido feita, mas, mais jornada menos jornada, a equipa de Jesualdo confirmaria o merecido título, até porque muitos dos lances referidos (embora nem todos) ocorreram em jogos nos quais os portistas acabaram por vencer folgadamente.
Isto todavia não apaga, nem pode branquear, todo o caminho histórico percorrido pelos dragões até aqui, designadamente desde o momento em que Jorge Nuno Pinto da Costa assumiu o poder – do F.C.Porto e do futebol português.
Desde os anos oitenta muitos foram os casos, muitas foram as suspeitas. Quando vieram a público as escutas do Apito Dourado quase ninguém foi apanhado de surpresa, pois toda a gente mais ou menos ligada ao futebol sabia o que se passava. Tratando-se de situações difíceis de comprovar, e conhecendo-se a rede de influências e interdependências ardilosamente construída ao longo de duas décadas, tornava-se (e torna-se) difícil ver a justiça chegar a bom porto, para mais conhecendo-se a sua dramática lentidão e ineficácia, verificada nestes e noutros casos no nosso país.
No momento em que se vão julgar em tribunal um F.C.Porto-E.Amadora e um Beira Mar-F.C.Porto, disputados na melhor temporada de sempre dos dragões (com uma grande equipa e um grande treinador), é importante que se perceba que o problema está muito longe de se esgotar nesses dois episódios, nem eles serão certamente os mais relevantes de uma história repleta de mentira, corrupção e tráfico de influências. Pelo contrário, o que deve ser entendido das escutas – mesmo que o tribunal não o possa ou consiga fazer - é um panorama de subversão total e absoluta de uma lógica competitiva de isenção e transparência, que foi sendo a base para benefício de uns e prejuízo de outros, ao longo de muitas temporadas, e que valeu títulos, dinheiro, prestígio europeu, numa espiral que ainda hoje condiciona e subverte a hierarquia competitiva do futebol português.
É em nome da preservação dessa memória que este texto é publicado. É no fundo o repescar de um conjunto de episódios, factos e, nalguns casos, apenas rumores, que por si pouco poderiam representar, mas que em conjunto reflectem uma realidade à qual não podemos fugir, e a qual ninguém de bom senso deverá ignorar ou fingir que não existe ou existiu. Mesmo que, por questões processuais, a justiça acabe por não conseguir desempenhar o seu papel, a verdade não poderá ser esquecida nem branqueada, pois o que está em julgamento não é mais que a ponta de um iceberg escondendo uma sórdida teia de podridão que alicerçou o futebol português ao longo de mais de vinte anos. É importante que nos lembremos, a cada momento, a cada fim-de-semana, a cada jogo, como é que o F.C.Porto se tornou na máquina de vitórias que hoje é, não desfazendo, obviamente, da qualidade e profissionalismo de muitos dos jogadores e técnicos que passaram pelo clube, e aos quais provavelmente até terá escapado muito do lixo arrecadado nas traseiras dos seus triunfos.
Fica pois aqui, de A a Z, a memória de duas décadas de mentira:

A de ACÁCIO – Pouca gente se lembrará deste nome. Trata-se de um guarda-redes brasileiro que passou com discrição pelo Tirsense e pelo Beira Mar, e que só depois de regressar ao Brasil tomou a liberdade de falar sobre a sua aventura europeia. Confessou então que recebera pressões e propostas diversas para facilitar uma vitória do F.C.Porto em Aveiro, que valia (e valeu) o título nacional de 1993. O caso foi pouco falado, vivia-se ainda um clima de medo pré-Apito Dourado. Mas a recordação das suas declarações e desse campeonato permanecem bem vivas no meu espírito. Só não sei se foi nessa ocasião que, também em Aveiro, o jornalista Carlos Pinhão foi barbaramente agredido por elementos ligados ao F.C.Porto.
Uns anos antes havia sido o belga Cadorin, avançado do Portimonense, a acusar o empresário Luciano D’Onófrio de lhe prometer um bom contrato (em Portugal ou no estrangeiro), caso fizesse um penálti nos primeiros minutos de um Portimonense-F.C.Porto (“depois jogas normalmente”, ter-lhe-á dito). Com a saída do belga do futebol português, o caso acabou por morrer.

B de BENQUERENÇA – Olegário Benquerença protagonizou duas das mais escandalosas actuações da arbitragem portuguesa dos últimos anos. Na Luz, em Outubro de 2004, dois meses antes da detenção de Pinto da Costa, o árbitro leiriense e o seu assistente Luís Tavares foram os únicos que não viram (mais alguns que não quiseram ver…) uma bola rematada por Petit ser retirada de dentro da baliza portista por um desesperado Vítor Baía. No mesmo jogo já havia feito vista grossa a uma claríssima grande penalidade de Seitaridis sobre Karadas (que daria expulsão do grego no início da segunda parte), e mostrado um vermelho injusto a Nuno Gomes, que havia sido barbaramente agredido por Pepe. Um ano depois, em jogo da Taça de Portugal, foi o Sporting a vítima deste benemérito portista de longa data. Com mais uma exibição de “luxo”, Benquerença colocou os leões fora da Taça, poupando penáltis, e expulsando jogadores até achar necessário. Já antes de 2004 era um árbitro polémico, com arbitragens invariavelmente favoráveis aos portistas. Talvez por isso viu as portas de uma carreira internacional de sucesso serem-lhe escancaradas e, não se sabe bem como, poderá até estar no Euro 2008.

C de CALHEIROS – Os irmãos Calheiros – quem não se recorda dos gémeos e barbudos fiscais de linha, ladeando Carlos, o irmão mais velho – foram umas das muitas figuras sinistras da arbitragem portuguesa da década de noventa. Recordo particularmente um inacreditável penalti assinalado nas Antas por suposta falta de Mozer no empate 3-3 de 1993-94, bem como um jogo em Aveiro, na época anterior, concretamente na tarde soalheira de 16-5-1993, em que expulsou Yuran e Pacheco por supostas palavras, possibilitando a vitória ao Beira Mar, e dando o título ao F.C.Porto - que à mesma hora via um tal de Marques da Silva, do Funchal, expulsar estranhamente dois jogadores do Desp. Chaves e assinalar um penálti escandaloso que lhe permitiu virar o marcador para de 0-1 para 2-1 na difícil visita a Trás-os-Montes, quando águias e dragões seguiam, a três jornadas do fim, empatados em pontos. Mais do que essa e outras actuações, sempre em benefício dos mesmos, este trio ficou famoso pela célebre viagem ao Brasil, feita através da agência de Joaquim Oliveira, e paga pelo F.C.Porto. A investigação deste caso nunca foi devidamente feita. Com a PJ do Porto e o próprio MP aparentemente alinhados com o sistema, foi difícil durante muitos anos (e continua a sê-lo) avançar pelos caminhos da verdade.
Ao pé destes meninos, Calabote era possivelmente apenas um ingénuo aprendiz – e diga-se que o suposto e empolado caso Calabote, nos anos cinquenta, redundou apenas num título para o…F.C.Porto.

D de DUDA – Foi um dos meus primeiros contactos com a suja realidade do futebol português das últimas décadas. Jogava-se, já em plena segunda volta, a liderança do campeonato numa tarde chuvosa na Luz – foi este o célebre jogo em que Toni saiu a chorar por ter involuntariamente partido a perna de Marco Aurélio. O Benfica vencia por 1-0 desde os primeiros minutos com um golo de João Alves, mas já na ponta final do desafio, em recarga a um livre defendido por Bento, o brasileiro Duda em claríssimo fora de jogo empatou a partida. O F.C.Porto de Pedroto, e já com Pinto da Costa no departamento de futebol, seria campeão.
No ano antes, já o F.C.Porto tinha alcançado o título através de um livre duvidoso à entrada da área, que lhe possibilitou por intermédio de Ademir o empate (1-1) frente ao Benfica nos últimos minutos de um jogo nas Antas, em que estivera em desvantagem desde o terceiro minuto com um auto-golo de Simões, e em que se vira a barra devolver uma bola cabeceada por Humberto Coelho. Bento fora expulso na jornada anterior, jogando Fidalgo na baliza encarnada. Era o início de uma longa e podre história.

E de EXPULSÕES – A dualidade de critérios nos jogos do F.C.Porto foi desde os anos setenta uma constante. Todo o anti-jogo lhes foi sempre permitido (recordo por exemplo os empates a zero na Luz em 1989, 1990 e 1993), as agressões de Frasco, Fernando Couto, Paulinho Santos e Jorge Costa raramente foram punidas – este último quando se sentia pressionado atirava-se para o chão e punha assim fim aos lances -, mas aquilo que talvez tenha sido o emblema desta realidade foram as sistemáticas expulsões de jogadores encarnados sempre que jogavam frente aos portistas. Nos últimos vinte anos foram mostrados 23 (!!!) cartões vermelhos a jogadores do Benfica em clássicos com o F.C.Porto para todas as competições. A saber, e por ordem alfabética: Abel Xavier 94-95, Dimas 94-95, Eder 02-03, Escalona 99-00, Hélder 94-95, Isaías 91-92, João Pinto 94-95, 97-98 e 98-99, Miguel 02-03, Mozer 92-93, Nuno Gomes 04-05, Nelo 94-95, Pacheco 88-89, Ricardo Rocha 02-03 e 03-04, Ricardo Gomes 95-96, Rojas 99-00, Rui Bento 91-92, Tahar 96-97, Vítor Paneira 94-95, Veloso 87-88 e Yuran 92-93. Para se ter uma ideia da força deste número, digamos que nos oitenta anos de história anteriores (1907 a 1987) foram expulsos apenas 10 jogadores do Benfica em jogos com o F.C.Porto, ou seja, em apenas vinte anos foram expulsos mais do dobro dos que haviam sido em toda a restante história do futebol português. Este tem sido um aspecto fulcral da perseguição ao Benfica e da protecção ao F.C.Porto, e que muitas vezes impediu outros resultados, nomeadamente a norte, onde a maioria daquelas expulsões teve lugar. Por vezes foi também em vésperas de deslocações às Antas que as expulsões cirurgicamente ocorreram. Foi o caso de Preud’Homme,em 1995-96, e Miccoli no ano passado, curiosamente dois grandes jogadores que nunca haviam sido expulsos em Portugal, e nunca voltaram a sê-lo depois dessas ocasiões.
Também os penáltis marcados a favor do F.C.Porto e subtraídos ao Benfica foram uma constante nas deslocações às Antas (por exemplo 89-90, 92-93, 93-94 no primeiro caso; 91-92 no segundo). Mas até na Luz, em jogo decisivo para o título de 1991-92 isso aconteceu, com o marcador a ser aberto já a meio da segunda parte num lance fora da área entre Rui Bento e Rui Filipe, que valeu o primeiro golo portista e a expulsão do benfiquista. O F.C.Porto, a jogar contra dez, venceria por 2-3. O árbitro era Fortunato Azevedo, que já na primeira volta subtraíra uma grande penalidade ao Benfica e expulsara Isaías, em jogo que terminou empatado a zero.
Os golos anulados a Kandaurov em 1997-98, e Amaral em 1994-95, além do caso Benquerença em 2004-05, também são dignos de figurar neste negro registo de clara e inequívoca parcialidade. Sem falar nas célebres defesas de Vítor Baía fora da área, sem cartão nem punição.

F de FAMALICÃO – Foi um dos muitos escândalos da era Lourenço Pinto/Laureano Gonçalves (fim de oitentas princípio de noventas) – a pior de todas na arbitragem portuguesa. Com o campeonato de 1992-93 ao rubro, o F.C.Porto deslocou-se ao então difícil recinto do Famalicão. Quase seis minutos depois da hora, o árbitro José Guimaro - mais tarde condenado por corrupção no caso Leça - arquitectou um absurdo penálti para dar a vitória ao F.C. Porto. João Pinto converteu e o F.C.Porto, com estas e outras (ver Acácio e lembrar o penálti de Rui Bento sobre Rui Filipe na Luz), alcançou um dos títulos mais nebulosos da história do futebol português.

G de GERALDÃO – O central brasileiro Geraldão, bem como o lateral esquerdo internacional Branco, eram especialistas na cobrança de livres directos. Como tal, as arbitragens mostravam-se extremamente zelosas sempre que algum jogador portista caía nas imediações da área (e eram muitos a fazê-lo de forma deliberada), assinalando de pronto livres que frequentemente acabavam em golos. O F.C.Porto do início da década de noventa venceu muitos jogos assim. Recordo um Benfica-F.C.Porto de 1990 em que foi assinalada perto de uma dezena de livres nas imediações da área encarnada, quase todos simulados. Por sorte, nesse dia Geraldão estava com a pontaria desafinada, e o resultado acabou em branco. Mas o título voou para norte…

H de HILÁRIO – Tal como Acácio e Cadorin, o agora guarda-redes do Chelsea foi outra das figuras sobre a qual se ouviram rumores de possível suborno ou pressão quando defendia, por empréstimo do F.C.Porto, as redes do Estrela da Amadora. Neste caso não foi o próprio a assumir, mas sim terceiros a acusar. Foi uma história que também acabou por morrer nos silêncios do medo. Nos últimos anos falou-se também de Rolando do Belenenses, eternamente apalavrado com os dragões.
Ao longo dos últimos tempos muitos têm sido também os jogadores emprestados pelo F.C.Porto a clubes da primeira divisão (situação que deveria ser proibida), conseguindo com isso atirar algum charme para cima dos seus dirigentes - sempre conveniente na hora das contratações - e simultaneamente amaciar adversários. Durante muitos anos os clubes da Associação de Futebol do Porto (Leça, Leixões, Tirsense, Penafiel, Varzim, Rio Ave, Salgueiros, Paços de Ferreira, etc) foram a este nível verdadeiros parceiros do F.C.Porto na sua rota rumo ao domínio, a bem ou a mal, do futebol português. Isso notava-se com clareza nos resultados e nas exibições. E de certo modo ainda nota, caso estejamos bem atentos.
Nesta mesma edição da liga, o F.C.Porto tem jogadores emprestados a Sp.Braga, Belenenses, Leixões, V.Guimarães, V.Setúbal, Académica e E.Amadora. Também U.Leiria e Marítimo têm tido relações privilegiadas com os dragões, sem contar a Liga de Honra, território quase todo submerso na rede de interdependências criada pelo F.C.Porto e seus próximos, ou não tivesse sido ela criada mesmo para esse efeito. O Alverca foi filial do Benfica (embora depois tenha servido para retirar jogadores como Deco da Luz e vender-lhe monos a preços de luxo), mas a satelização de clubes da primeira divisão tem sido ao longo dos anos uma das armas do F.C.Porto. Alguns clubes chegaram a receber quase meia equipa emprestada pelos dragões. Refira-se ainda que a quantidade de treinadores ex-jogadores portistas, conotados com o F.C.Porto e imbuídos da cultura do clube, orientando clubes da liga principal nos últimos anos, é extraordinariamente vasta: Carlos Carvalhal (que ainda na Taça da Liga festejou um golo virando-se para o banco encarnado e gritando f....s d. p...), Carlos Brito, Jaime Pacheco, Jorge Costa, Domingos Paciência, António Sousa, António Conceição, José Mota, Augusto Inácio, Eurico Gomes, Octávio Machado, António Oliveira, Rodolfo Reis, Paulo Alves, José Alberto Costa, para referir apenas os que me vêm no imediato à memória. Se em muitos destes casos seria injusto especular acerca do menor empenho das equipas, percebeu-se quase sempre, por exemplo nas flash-inteviews, um pudor extremo em falar de arbitragens nos jogos contra os dragões, e uma fúria incontida caso os supostos prejuízos se dessem com outros clubes, designadamente o Benfica.

I de ISIDORO RODRIGUES – Este árbitro viseense foi um verdadeiro Benquerença da década de noventa. Muitos foram os jogos em que beneficiou o “seu” F.C.Porto, e sobretudo aqueles em que prejudicou o Benfica, bastas vezes sem sequer se preocupar com as aparências. Recordo com particularidade um Benfica-Boavista (1995-96) em que Isidoro virou o resultado quase sozinho, expulsando três jogadores do Benfica (entre os quais João Pinto), assinalando um penálti fantasma e validando um golo em fora-de-jogo; bem como um Varzim-Benfica para a primeira jornada de 2001-02, em que o árbitro só apitou para o final do jogo quando o Varzim chegou ao empate, nove (!!) minutos depois da hora, e já depois de ter expulsado os benfiquistas Cabral e Porfírio, e marcado o penáltizinho da ordem, começando a liquidar desde logo as aspirações benfiquistas numa época em que muito apostavam (contratações de Simão, Drulovic, Zahovic, Mantorras etc).

J de JOÃO ROSA – Estava-se em 1985-86 e o campeonato seguia animado com a luta Benfica-F.C.Porto na frente da tabela. Este árbitro eborense foi nomeado para um Salgueiros-Benfica, no qual acabou por apenas não meter a bola dentro da baliza dos da Luz com as suas próprias mãos. De resto fez tudo para o Benfica perder pontos, acabando por “conseguir” um empate a um golo. O sistema estava a atingir o auge dos seus tempos mais tenebrosos.
Outro Rosa, mas este Santos (embora apenas de nome…), foi também figura de proa do sistema que construiu a hierarquia do futebol português que hoje temos. Uma vez em Loulé, permitiu a marcação de um livre sem ter apitado nem os jogadores algarvios terem formado barreira. Esse lance valeu uma eliminatória da taça para o F.C.Porto. Hoje continua a fazer alguns favores aos dragões, comentando arbitragem no jornal “O Jogo”.

K de KANDAUROV – Seria necessário muita pesquisa ou imaginação para encontrar na história do desporto-rei um golo anulado tão limpo como o que este médio ucraniano marcou no Estádio das Antas em 1997-98, num jogo que poderia dar novo rumo a esse campeonato. O F.C.Porto venceu por 2-0, golos de Artur, depois de se ver dominado na maior parte do tempo, fruto, sobretudo, de uma grande exibição de Poborsky, que se estreava de águia ao peito. Uma arbitragem ultra-tendenciosa de António Costa não permitiu a vitória encarnada.
Outro golo limpo anulado igualmente célebre foi na Supertaça de 1994-95, também nas Antas (onde, assim, se tornava naturalmente difícil marcar), ao extremo campeão de Riad, Amaral. Isto para não falar uma vez mais em Benquerença.

L de LOURENÇO PINTO –O advogado de Valentim Loureiro no início do caso Apito Dourado, o homem que avisou Pinto da Costa das buscas a sua casa e lhe permitiu a fuga, foi, por surreal que pareça, presidente do Conselho de Arbitragem da FPF no início dos anos noventa, por indicação (claro!) da Associação de Futebol do Porto, presidida por o recentemente falecido Adriano Pinto, e que, sendo maioritária, pôde sempre optar por manter na sua “posse” aquele “precioso” instrumento, em detrimento até mesmo da própria presidência da FPF (que deixava para Lisboa, mas que praticamente só tratava da selecção nacional). Os seus tempos foram dos piores da história da arbitragem portuguesa e valeram vários títulos ao F.C.Porto, que tão bem protegido nem precisava de jogar muito para vencer. Com equipas onde pontificavam Vlk, Bandeirinha, Tozé, Paulinho César, Kiki, Raudnei, Barriga ou António Carlos, conseguiu vencer campeonatos ao Benfica de Paulo Sousa, Rui Costa, João Pinto, Vítor Paneira, Futre, Isaías, Mozer etc. Lourenço Pinto teve pois o efeito de um verdadeiro Maradona no campeonato português. Laureano Gonçalves e Fernando Marques seguir-lhe-iam o exemplo. Sobre Pinto de Sousa não é necessário acrescentar muito mais aquilo que tem sido veiculado no âmbito do Apito Dourado.
O caso Francisco Silva – que se terá autonomizado do sistema, depois de ser um dos seus principais interpretes – é algo que merecia ser melhor estudado e investigado, e no qual talvez se encontrassem algumas das origens de todo este tenebroso caminho. O juiz algarvio terá sido, nas suas próprias palavras, “tramado” por Lourenço Pinto - certamente por saber demais -, vendo-se assim irradiado da arbitragem. Recorde-se que foi apanhado com um cheque na mão num balneário de Penafiel.

M de MAIA – Quando vejo toda a polémica em torno do Estoril-Benfica de 2005, disputado no Algarve, e me lembro da quantidade de jogos que o F.C.Porto disputou fora de casa na…Maia, até me dá vontade de rir. Com o pretexto das transmissões televisivas – negociadas pela Olivedesportos – o Estádio Municipal da Maia, um bocadinho mais perto das Antas que o Algarve da Luz, serviu para diversas equipas “receberem” o F.C.Porto. Os resultados eram óbvios, e suponho que os portistas nunca tenham perdido um ponto que fosse nessas “deslocações”. Com Damásio na presidência do Benfica, estes eram aspectos que passavam totalmente em claro. Pinto da Costa e o F.C.Porto agradeciam. Foram os anos do “penta”.

N de NORTE – O povo do norte tem sangue na guelra. Para o melhor o para o pior. Nas Antas, por exemplo, não eram só os jogadores e os árbitros que tinham de enfrentar a pressão de figuras como o Guarda Abel (que exibia armas em pleno túnel de acesso aos balneários), ou os simpáticos “Super Dragões”. Também os jornalistas sofreram na pele sempre que revelaram a coragem de afrontar o super-poder tentacular e mafioso que por ali reinava. Lembro-me de um célebre F.C.Porto-Nacional, em que foram os próprios repórteres televisivos a serem objecto da fúria dos adeptos, sem que ninguém lhes tivesse valido, qual território sem lei, qual fanatismo elevado aos máximos limites .
Fala-se também aqui da agressão a Carlos Pinhão, das ameaças de morte a João Santos e Gaspar Ramos, e podia-se falar das agressões a Marinho Neves, a Ricardo Bexiga, a Rui Santos e a muitos outros anónimos que, como inclusivamente eu próprio, já foram objecto de ameaças várias.
Noutras modalidades, esta pressão intimidatória tem sido e continua a ser uma das armas dos dragões que, ao contrário do que se passa em Lisboa, parecem contar no seu território com forças policiais domesticadas (para além do MP, da PJ, também a PSP lá parece funcionar de forma diferente). No Hóquei em Patins já caíram petardos na cabeça de jogadores do Benfica, sem que tivesse acontecido nada. No Basquetebol ainda no ano passado houve distúrbios que passaram impunes.
O ódio a Lisboa foi sempre uma matriz de Pinto da Costa e do seu F.C.Porto, mistificando o facto de haver muitos benfiquistas no norte, e o Benfica não ser, longe disso, representativo exclusivo da capital portuguesa, onde existem dois clubes grandes. Na verdade, esse ódio – de consequências por apurar na coesão do nosso pequeno país – não foi mais que um instrumento de aglutinação de tropas e manutenção e endeusamento de um poder com laivos fascizantes quanto ao seu fanatismo. Isto virou-se sempre contra a selecção nacional, a qual foi amplamente penalizada pelo desprezo e/ou instrumentalização de que foi alvo. Até chegar Scolari.

O de OLIVEIRAS – Juntamente com o irmão António, Joaquim Oliveira foi elemento determinante na consolidação do poder portista. Ainda hoje o clube da Luz tem as suas transmissões televisivas extremamente sub-avaliadas, face à popularidade e audiências de que desfruta. Faz-me alguma confusão Joaquim Oliveira ser accionista de referência da SAD benfiquista, e ninguém se preocupar muito com isso.
Já o irmão António (o do caso Paula, dos carimbos falsificados no caso N’Dinga, e das polémicas do Coreia-Japão), ex jogador e treinador do clube portista, protagonizou em 1992 um episódio curioso e revelador. Treinava o Gil Vicente e na primeira volta, nas Antas, fez entrar um tal de Remko Boere a um minuto do fim com o resultado em branco. Esse jogador, que quase nunca havia jogado na equipa, nesse minuto apenas fez um penálti caricato e recebeu ordem de expulsão. O F.C.Porto venceu 1-0. Na segunda volta, em Barcelos, com o F.C.Porto já campeão, o Gil venceu por 2-1 e salvou-se da descida à segunda divisão. Tudo em família portanto…

P de PROSTITUTAS – Já muito antes de rebentar o Apito Dourado se ouvia falar de orgias de prostitutas com árbitros. Até na segunda divisão isso acontecia, e quem conheça pessoalmente alguém ligado à arbitragem facilmente perceberá do que estou a falar. Marinho Neves também já havia falado dessa realidade, muitos anos antes de António Araújo entrar no mundo do futebol, e de se ouvir falar em Apito Dourado.
O envolvimento com prostitutas é uma forma de pressão extremamente eficaz. Se por um lado premeia e vicia, por outro permite sempre chantagear, mantendo nas mãos, quais marionetas, quem por uma vez cai nessa rede, nomeadamente através de câmaras de filmar ocultas. Estando muitas das casas de alterne da zona do grande Porto ligadas a Reinaldo Teles, é fácil perceber a potencialidade deste esquema.

Q de QUINHENTINHOS – Por falar nele, Reinaldo Teles tem passado estranhamente pelo meio dos pingos da chuva do processo Apito Dourado. Mas foi ele que apareceu ligado ao célebre caso dos “quinhentinhos” em finais dos anos noventa, numa conversa ouvida no âmbito do caso Guímaro, e que nunca foi devidamente esclarecida. Outro dos casos que se perderam na impunidade com que toda esta temática se debateu ao longo dos anos. Sobre ele, há também quem diga que parte do dinheiro da venda de Ricardo Carvalho e Paulo Ferreira foi para pagar dívidas pessoais no casino de Espinho. Mas isso são contas de outro rosário e pouco interessam ao caso.

R de RAÇA – A equipa do F.C.Porto sempre foi admirada pela sua raça, mas algumas foram as vozes que, à boca pequena, se referiram à natureza dessa “raça”. Luciano d’Onofrio, o bruxo “brasileirinho” e sobretudo o Dr.Domingos Gomes, talvez saibam mais do que a generalidade dos adeptos acerca da capacidade competitiva com que os jogadores do F.C.Porto sempre se apresentaram em campo, mesmo quando muitos deles não apresentavam os mesmos índices, nem pela selecção, nem quando saíam para outros clubes. O Dr. Domingos Gomes era, e é, um dos grandes especialistas europeus em (anti) dopagem, e os jogadores portistas tinham, nos anos noventa, fama de levar frascos dentro dos bolsos do roupão, já cheios, para o controlo anti-doping.

S de SPORTING – Sempre me pareceu incompreensível o posicionamento do Sporting em toda esta história. O clube de Alvalade sempre se queixou, e muito,das arbitragensm, nunca percebendo, ou não querendo perceber, onde estava realmente a origem do problema. Apenas Dias da Cunha pareceu a dado passo ter entendido tudo, mas acabou escorraçado da presidência do clube, muito fruto de um pacto que estabelecera com o Benfica a este propósito, e que foi muito mal aceite em Alvalade pelos ortodoxos da rivalidade lisboeta.
O Sporting, seus adeptos, e muitos dos seus dirigentes, na cegueira de uma fratricida rivalidade com o Benfica, sempre olharam de lado tudo o que se pudesse parecer com corrupção, mas não envolvesse o clube da Luz. Se o Apito Dourado tem atingido o Benfica, outro galo certamente cantaria, pois ferir o Benfica era tudo o que muitos sportinguistas mais quereriam, mesmo não tendo o clube da Luz vencido mais que um campeonato nos últimos catorze anos. Sendo com o Porto, pouco lhes pareceu interessar. Aliás, suspeito que cada vez mais as vitórias portistas vão sendo compartilhadas pelos leões – só pelo prazer de ver o odiado Benfica perder -, bastando olhar ao que se passou e Lisboa nas comemorações deste tri.
Compreende-se de algum modo a questão emocional, mas esta postura não encerra qualquer tipo de racionalidade, acabando por ser responsável, por omissão, por muito do que tem sido o futebol português. Exemplo disto foi a época 2004-05, em que com Pinto da Costa no banco dos réus, o Sporting e as suas vozes, ao invés de aproveitarem a ocasião para, juntamente com o Benfica, varrerem de vez toda a porcaria do futebol português, viraram agulhas para um rol de acusações ao Benfica, a Vieira e a Veiga, que acabou por beneficiar objectivamente o F.C.Porto, num momento em que este estava verdadeiramente de gatas, e em risco de tão depressa se não levantar. Resultado: o Benfica foi igualmente campeão, e o F.C.Porto reergueu-se, conquistando este tri, não sobrando nada para Alvalade.
Os sportinguistas deveriam reflectir sobre isto: Em 1982 o Sporting era claramente o segundo maior clube português, agora é claramente o terceiro…

T de TÍTULOS – Se o título de 2003-04, com Mourinho, foi de justiça indiscutível, mau grado as investigações terem incidido sobre essa época, outros houve em que as coisas não foram assim tão cristalinas. 85-86, 89-90, 91-92 e 92-93 foram temporadas em que a verdade desportiva foi completamente adulterada, e em que o campeão deveria ter sido, tem que se dizer, o Benfica. No final dos anos 90, já com o poder sedimentado, e fruto da desorganização interna do Benfica, a facilidade com que o F.C.Porto chegou ao penta não permite afirmar que, sem sistema, não fosse igualmente campeão. Mas a embalagem já era grande. Neste século as coisas melhoraram ligeiramente, mas ainda assim, as épocas de 2001-02 e 2002-03, talvez por haver um maior temor do Benfica pós-Vale e Azevedo, foram épocas de mentira. Lembram-se do Benfica-Sporting 2-2 apitado por Duarte Gomes (o afilhado de Guilherme Aguiar, então director executivo da Liga), ou do Boavista-Benfica 1-0 da semana seguinte apitado por Pedro Proença, em que Simão foi abalroado dentro da área sem que nada acontecesse ?.
A estratégia foi nesta fase sempre a mesma: beneficiar o F.C.Porto e prejudicar o Benfica nas primeiras dez jornadas (em que com menos dramatismo as coisas passavam melhor…), ganhar vantagem, e assim desmobilizar adversários e galvanizar acólitos. Quase sempre deu bons resultados.

U de ÚLTIMOS TEMPOS – A partir de 2004, fruto das vicissitudes do Apito Dourado, a situação melhorou consideravelmente. A incompetência dos árbitros naturalmente não desapareceu por magia, mas passou a haver a sensação de errarem para todos os lados de forma menos discriminada. Contudo, na época de 2004-05, a pressão anti-benfiquista e a respectiva tentativa de condicionamento foi tanta, que por pouco não tinha retirado o título aos encarnados na época de Benquerença, da roubalheira de Penafiel (Pedro Proença não quis ver quatro grandes penalidades !!), do penalti por marcar em Coimbra sobre Sokota, do golo limpo anulado a Nuno Gomes frente ao Marítimo com o resultado em 3-3, do agarrão pelas costas a Nuno Gomes com o Belenenses, do golo sofrido directamente de livre indirecto contra o Nacional, do penálti fantasma marcado por Jorge Sousa em Guimarães num salto de Romeu com Luisão, do penálti sobre Geovanni em Setúbal não assinalado com o resultado ainda em branco, e por outro lado, nos jogos dos dragões, de uma expulsão surrealista de Juninho Petrolina num jogo contra o Belenenses ainda na primeira parte, do golo de Fabiano nos Barreiros dois metros fora-de-jogo, do golo também off-side de McCarthy ao Penafiel em casa, do golo validado após falta de Jorge Costa sobre Ricardo no Porto-Sporting, das agressões impunes de McCarthy, Fabiano, Costinha e Jorge Costa, do penálti escamoteado a Lourenço no Restelo, do domínio com a mão de McCarthy no golo ao Rio Ave, etc etc.
Em 2006-07 o campeão podia ter sido o Sporting, não fosse o golo com a mão do Paços de Ferreira em Alvalade, e em 2007-08, caso os seis pontos tivessem sido retirados em tempo útil aos portistas, o campeonato poderia ter sido outro. Isto no pressuposto que o clube de Pinto da Costa não tinha descido à segunda divisão na época 2005-06, como teria acontecido se estivéssemos em Itália, França, Espanha, Alemanha ou Inglaterra, e a nossa justiça não tivesse um “quê” de tanzaniana.
Destaque nestas últimas épocas para as arbitragens do portuense Paulo Costa. Uma na Amadora há dois anos, e uma na Luz recentemente com o Leixões, em que ficou demonstrado existirem ainda resquícios de um tempo que se julgava já passado. Lucílio Baptista, particularmente nos dois últimos domingos, também mostrou algum zelo em deixar essa ideia bem vincada.

V de VERY-LIGHT – O termo entrou na história na sequência da final da Taça de 1995-96, em que um adepto irresponsável atirou um para a bancada oposta, matando um adepto do Sporting. Sem a mesma gravidade humana, mas com influência desportiva acrescida, houve um caso nas Antas (pois claro), pouco tempo depois, que raia o surrealismo. No momento da marcação de um penálti contra o Farense, com o resultado a zero, cai um very-light perto da cabeça do guarda-redes nigeriano Peter Rufai. Com ele total e naturalmente desconcentrado, Domingos atirou para o fundo da baliza e o árbitro validou inacreditavelmente o golo, perante os protestos dos atónitos jogadores algarvios. Este caso simboliza o motivo porque técnicos estrangeiros respeitados como Camacho, Koeman ou Trapattoni, sempre disseram ver o F.C.Porto ser muito “respeitado” nos estádios portugueses.
Nas Antas aliás passava-se de tudo. Em 1991 no jogo decisivo para o título, os jogadores do Benfica foram obrigados a equipar-se nos corredores, pois o balneário tinha sido empestado de um estranho cheiro aparentemente tóxico. Nesse dia o presidente João Santos e Gaspar Ramos foram ameaçados de morte pelo guarda-Abel, e a comitiva benfiquista foi apedrejada logo desde a saída do hotel, o que aliás era comum sempre que se deslocava ao Porto – ao contrário, diga-se, do que acontece em Lisboa, onde os jogadores do F.C.Porto se passeiam a pé livremente nas imediações do hotel Altis onde costumam pernoitar.

X de XISTRA – É um dos artistas da nova vaga. Nas últimas épocas realizou na Luz uma das arbitragens mais escandalosas de que me lembro ultimamente, em jogo do Benfica frente ao Estrela da Amadora no qual expulsou de forma alarve Miccoli, impedindo-o de jogar no Estádio do Dragão na jornada seguinte. Na época anterior viu e assinalou de forma anedótica um penálti a favor do F.C.Porto, quando um jogador do Marítimo cortou com a cabeça uma bola que ia para a baliza. O lance seria corrigido pelo árbitro auxiliar, mas mostrou bem porque é que Xistra começa por X.
Y de YURAN - Serguei Yuran, assim como Kulkov, Pedro Henriques, Panduru, Fernando Mendes, Silvino, Eurico, Maniche, Jankauskas, Dito, Rui Águas, Cândido Costa, Ovchinikov, Deco, Caju, Fonseca, Eduardo Luís, Romeu, Hugo Leal, Sokota, Paulo Santos, Sousa, Kenedy e alguns outros, foram jogadores que, nos últimos trinta e cinco anos, depois de alinharem no Benfica, se tranferiram para o F.C.Porto, nalguns dos casos em circunstâncias mais ou menos estranhas. Se a Deco ou Rui Águas o clube nortenho naturalmente pretendeu pela sua qualidade futebolística, outros há naquele lote que ninguém compreendia muito bem porque motivo eram contratados, suscitando a desconfiança mesmo entre os adeptos portistas.
Essas aquisições explicam-se à luz de uma estratégia que procurava um conhecimento privilegiado daquilo que constituia o interior do balneário rival. Contratando ano após ano um elemento do Benfica (mesmo que uma "estrela" como Caju ou Panduru), a estrutura portista mantinha-se por dentro de tudo o que se ia passando no Benfica, podendo assim explorar melhor, dentro e fora dos relvados, as eventuais fragilidades detectadas.
Com José Veiga, e as contratações de João Manuel Pinto, Argel, Drulovic, Zahovic, Marco Ferreira, Rodolfo Moura etc, tentou-se fazer algo semelhante no Benfica. Mas os resultados não foram aparentemente tão conseguidos.

Z de ZÉ PRATAS – Zé Pratas é da minha terra e é bom rapaz. Não creio que tenha estado alguma vez directa e decididamente ligado a corrupção, e talvez por isso nunca chegou a internacional. Chamo-o para aqui por me recordar de uma Supertaça disputada em Coimbra, na qual após assinalar um penálti, Fernando Couto correu metade do campo atrás dele, e ele sempre a recuar, a recuar, sem que sentisse força para tomar a atitude que se exigia: expulsar o irmão da actual directora executiva da Liga de Clubes.

Anónimo disse...

Sr. libeto 61 apresente numeros e provas como o seu sporting e o seu Barcelona sao os clubes mais titulados do mundo...essa deve ser mesmo para rir...

abraços para todos

57 P. E. disse...

Bem, o Amigo Libato 61 ao pé deste amigo adepto Vila Viçosa é só "meia inciclopédia"!
Obrigado amigo de Vila Viçosa pela ajuda aos Benfiquistas deste debate!

Eu como sou um rapaz novo, apenas me lembro de alguns casos aqui falados, mas peço aos amigos Amaral e Libato61 para darem a sua opinião;Se são verdades ou mentiras isto que aqui escreveu este nosso amigo!

Anónimo disse...

Bela aquisição que fizemos esta semana... sim senhora. Bem vindo!
Então e sabemos com quem estamos a falar? Ou alguém sabe??
E já agora é para ficar, ou é só esta semana??

Abraços

Anónimo disse...

Vamos por partes:

Claro que não li totalmente a "Enciclopédia" do adepto V.V/Benfiquista, que lógicamente e por todos os comentários já há dias aqui descritos, os mesmos vêm de certeza de origem incerta, não pondo em causa a sua inteligência, memória ou capacidade de "historiador" mas esses comentários "caiam que nem uma luva" a um F.Seara,Leonor Pinhão,Malheiro ou mais 1 ou 2 escribas da nossa praça, será????

Do que li retive-me no S (Sporting) onde se diz, mais ou menos, que o Sporting sempre foi e é aliado do Porto, em relação a isto vê-se a forma de ver e estar nas coisas senão repare-se.
É VISTO E SABIDO QUE:
-Vieira é sócio do Porto;
-Vieira festejava com champagne as derrotas do Benfica;
-J.Veiga foi presidente da Casa do Porto no Luxemburgo;
-Vieira beneficiou nitidamnemte o Porto, quando estava do Alverca, na transferência de DECO;

Mais palavras para quê??? Quem é Portista quem????

Mas mais letras poderiam aqui caber, senão vejamos:

-No T ( de título) é pena que o sr. não RELEMBRE a forma como foi ganho o de 2005!!!!
-No J ( de Jardel) poderia ter mencionado quem lhe deu cabo da carreira;

-Ainda no J ( J.Pinto) poderia também ter posto a forma VERGONHOSA como se exigiu a irradiação do mesmo, sabendo-se que "matando Jardel e J.Pinto" o Sporting ficaria "partido";

-No C ( De Carlos Valente) poderia ter colocado o que o mesmo disse em Évora, num almoço do S.L.Évora, que com ele a arbitrar o Sporting jamais seria campeão e deixou disciplos ( A.Costa) por exemplo);

-No V ( de vergonha) podia ter colocado a forma como o Benfica interferiu na Liga, mudando as arbitragens de SORTEIO P/ NOMEAÇÃO,;
-Ainda no V ( de vergonha) faltou explicar a forma como o Benfica não foi DESPROMOVIDO POR DIVIDAS FISCAIS pagas através de acções sem cotação em bolsa, por isso sem valor;

Poderia "gastar" 2 alfabetos a contar "histórias do Benfica" mas já reparou QUE NESTAS "HISTÓRIAS" umas verdades outras mentira, O SPORTING NUNCA ESTÁ ENVOLVIDO???
JÁ PENSOU NISTO???? Por isso talvez o Sr. diga que somos o 3º grande mas eu digo-lhe SE ISTO FOSSE UM PAÍS, que não é, O SPORTING NÃO ERA O 3º ERA O ÚNICO;

Pró anónimo que fala " clubes mais titulados do mundo", NÃO FOI ISSO QUE ESCREVI mas sim:

-Sporting e Barcelona são os ÚNICOS CLUBES DA EUROPA com títulos europeus em 3 Modalidades ( Futebol,Atletismo e Hóquei);
Prove-me o contrário SFF;

Bom almoço pra todos;

Anónimo disse...

é uma bela aquisição sim senhor mas segundo me lembro... anónimos não!... e o pedido já foi feito e ainda nada de respostas e os comentários continuam... logo queremos saber quem é o senhor ou então deculpem lá mas como estou cheio de medo de tantas verdades "inquinadas, inclinadas ou só de uma cor" e que logo valem o mesmo que qualquer baboseira ou coisa séria escrita por um qualquer de nós.
Espero que seja para manter mas queremos que pelo menos o dono desta "biblia" saiba quem é o "compadre"... que vai alinhar do lados dos "lampiões"...
Abraços...

Anónimo disse...

já agora e para esclarecer o amigo 57PE... todas estas coisas aqui faladas existiram, foram contadas e abordadas e outras tantas tb... mas atenção que nelas tb existe o sentido da cor que queremos dar...
eu por exemplo também me lembro da "santa aliança" entre o Manuel Damásio e o Pinto da Costa, quando os dois passaram pela direcção da liga (sim foram os dois com os apoio um do outro) numa altura em que interessava ao benfica que a liga apontasse baterias na condenação do Sporting de Sousa Cintra na crise dos fax's (Paulo Sousa, Pacheco e João Pinto) - atenção que não estou a falar de que lado estava a razão ou se o Sporting deveria ou não ser condenado como foi... estou a dizer que serviu ao Damásio que o Pinto da Costa estivesse do seu lado para que a liga obrigasse o Sporting a pagar...
É que por vezes parece que só há virgens de uma cor mas a verdade é que as prostitutas foram, são e serão de todos as cores - é preciso é que consigamos correr com elas enquanto podemos e não qd nos dá jeito.
conto-vos uma história que me foi dita num curso de árbitro (sim também fiz e até fiquei habilitado com muito boa nota) que frequentei em tempos de jogador da bola nos pelados daí do distrito - "só há um árbitro com tomates para expulsar um jogador do FCPorto no estádio das Antas, a não ser que a razão seja escandalosa e mesmo assim... é o meu colega Veiga Trigo... de resto nós temos algum receio de estragar a carreira".
isto eu ouvi e haverá outros tantos que deixaram de apitar por aí recentemente que poderão afirmar o mesmo...

falando de bancos... e para os restantes...

Quanto às questões dos bancos e dos projects finance... eu até acho graça que alguém fale do Sporting... e falam sabem porquê? porque é público pois senão vejamos...

Alguem ainda vive na ilusão que os Sporting, Benfica e Porto se suportam com as miseras receitras da quotas dos sócios?

Amigos... todos os clubes que fizeram estádios novos criaram consórcios bancários para os ajudarem e nesses pressupostos e contratos ficou estipulado o pagamento a horas dos ordenados dos meninos que chutam a bola pois se não fosse assim acham que o Sporting o Benfica e o Porto conseguiam pagar a tempo e horas ordenados, SSocial e IRS... claro que não...
Os projectos com os bancos do Sporting e do Porto são quase iguais pois foram feitos na altura em qiue o Vale e Azevedo não queiria estádio novo e os outros dois avançaram e não envolvem só o BES, tb lá estão o BPI, a CGD e o BCP (agora Milleniun) e como é óbvio depois do Vilarinho ter decidido fazer estádio novo também se socorreu dos mesmos bancos para fazer algo semelhante mas envolvendo de forma mais intensa a Somague.
e qual é o mal? nenhum desde que as coisas sejam feitas às claras... aliás o compadre de Vila Viçosa parece esquecer-se de que o centro de estágio do Benfica, depois de resolvidas as aldrabices criadas pelo Azevedo, foi feito e ainda bem com o consórcio liderado pela CGD daí ostentar agora o seu nome (e atenção que a CGD é um banco público bem ao contrário do tão falado BES).
Quanto ao BES... bem parece-me ou pelo menos tenho visto nas camisolas vermelhas que lá por trás também aparece escrito Banco Espirito Santo ou terei visto mal...
logo e se vamos por compadrios esquisitos segundo algumas versões... o benfica no país e na europa até serviria melhor os interesses comerciais do BES pois os milhões de adeptos até são mais e muito mais activos no seio dos emigrantes.

Isto tudo para dizer que as relações entre os três grandes e os bancos sãos semelhantes e feitas de forma a que não tenhamos ordenados em atraso, impostos por pagar e estádios novos e os bancos são os mesmos para os três - OS MESMOS...

abraços...

Anónimo disse...

http://www.record.pt/noticia.asp?id=785985&idCanal=6

Anónimo disse...

atenção ao que se lê e como se escreve...

http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?id=949522&div_id=1676

57 P. E. disse...

Falando agora um pouco de resultados "volumosos" mas "mentirosos", não pelo merecimento ou não da vitória, mas sim, de como uma ou duas ajudas, podem mudar um jogo de futebol!
Refiro-me ao jogo de ontem no Santiago Barnabéu entre Real Madri e Barcelona!Eu pouco vi do jogo, apenas vi a partir dos 51 min, mas já vi um resumo e tenho a dizer o seguinte:

O Real foi MUITO MAIS FORTE que o Barça!
Mas...
E se naqueles 2 primeiros golos o árbitro tivesse sido justo?Ou seja, tivesse marcado a falta do Guti antes do Remate do Raul no 1º golo e não tivesse inventado a falta que deu o 2º golo?!Depois tb, se aquele lance do Puyol é penalty...meus amigos, vou ali já venho!Um remate a menos de 2 metros em que a bola vai na direcção da cara, qual é a reacção de qualquer "ser humano"? Não será colocar as mão á frente da cara para se proteger?A meu ver, é esta a reacção normal! Esse penalty deu o 4-0 para o Real!
Resumindo, e pela lógica, diz-se normalmente, uma equipa que perde 4-1, que argumentos pode ter?!

Neste caso (e em muitos outros)...há 3 argumentos que poderiam ter tido outro desfecho no resultado final, embora isso de nada valesse nas contas finais!

57 P. E. disse...

FC Porto e Benfica e seis clubes da Honra únicos com salários em dia
"FC Porto e Benfica, Liga principal, e Trofense, Vizela, Olhanense, Freamunde, Feirense e Gondomar, Liga de Honra, são os únicos que têm os salários regularizados, revelou hoje o presidente do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF)"

Anónimo disse...

SEmpre atento 57pe, ah ganda Leão;

Podes-lhe chamar " enfiar a carapuça" mas repara 1 coisa:

Hoje é dia 8, a informação enventualmente foi recolhida 1-2-3 dias atrás;

Já no Correio da manhã de umas semanas atrás a "informação" QUE EU AQUI DEI E NÃO RECEBI RESPOSTAS, não era bem essa.....!!!Alguém se lembra????;

Por aqui se vê a concorrência desleal de uns em relação a outros, UNS PAGAM AOS CRAQUES outros PAGAM IMPOSTOS SENÃO DESCEM e descem porque não têm a protecção QUE OUTROS TÊM!!!!

Não sei se me fiz entender....


PS: Além disso É JUSTO ESTES 2 GRANDES ESTAREM EM DIA, porque o PORTO FOI CAMPEÃO e o Benfica tem o melhor plantel dos ultimos 10 anos e não pode trazer os jogadores descontenes;

Anónimo disse...

Só te fica mal estares a tentar "aldrabar" o pessoal. A noticia foi divulgada HOJE pelo presidente do Sindicato dos Jogadores à hora de almoço.

Como é possível um clube fazer rios de dinheiro com a venda de "estrelas" e não pagar, a tempo e horas, aos seus atletas... Será que FSF ainda não recebeu???

57 P. E. disse...

Amigo Libato61, "essa não cola"!A informação foi dada hoje, logo não pode ter 1, 2 ou 3, pois corria o risco de já não ser uma informação verdadeira!Percebes?
Mas não te preocupes, que eu já enviei um Fax ao Evangelista a dizer que deve haver algum engano, pois o clube dos "sérios" tem que estar no primeiro grupo!Já lhe disse que deverá até ao fim do dia de hoje, emitir um comunicado a pedir desculpas a esse mesmo clube por falsas declarações!Pode lá ser, o clube da elite, que factura milhões todos os anos, dever dinheiro a alguém...

Evangelista MENTIROSO

Anónimo disse...

MENTIROSO e... VERMELHO! (de certeza)

Este Evangelista não é amigo do Libato61. Se ele se desse ao "incomodo" de ler a defesa acérrima que o Libato 61 faz do seu Sporting não afirmava uma coisa dessas. Digo mais, para afirmar uma coisa dessas só pode ter sofrido pressão do "orelhas", ou do Veiga, ou do João Vieira Pinto, ou do Iordanov, ou do...

Não! Vou sair, mas exijo um pedido de desculpas URGENTE.

Até amanhã!

Anónimo disse...

VOCÊS OU NÃO QUEREM SABER OU NÃO LHES APETECE SABER A VERDADE MAS APENAS A QUE VOS CONVÊM NO MOMENTO...

Vou tentar explicar-vos se quiserem pois se não quiserem que se lixe...

os dados que são apresentados SÃO À DATA DE ONTEM DIA 7

As transferências bancárias baseadas nos acordos com os bancos são em determinados dias e isto aplica-se a Benfica, Porto e Sporting (aos outros não sei mas deve ser semelhante)

A lei diz que deve ser até ao dia 5 no entanto e já que falam do presidente do sindicato... vou trasncrever o que o senhor disse...

Quanto às discussões façam-nas sobre os penalties mas não sobre ordenandos nos três grandes pois esses meninos recebem tudo a tempo e horas mesmo que não haja dinheiro na conta (aliás não há desde há muito eh eh eh)... o BES (e os outros) paga.

passo a citar a noticia completa e não só a perte em que diz que os únicos a pagarem até dia 5 com dados de dia 7 é esta:

(...)
Joaquim Evangelista, presidente do Sindicato de Jogadores, anunciou esta quinta-feira a lista dos clubes em situação de incumprimento salarial, apesar de todas as pressões que diz ter sofrido para estar calado. Qualificando a acção como «um dia triste para o futebol português», o representante dos jogadores anunciou uma lista que integra o Sporting, embora tenha deixado claro que o clube de Alvalade «não é o mau da fita».

Uma lista alargada que inclui catorze clubes da Bwin Liga e outros dez da Liga Vitalis elaborada segundo os critérios definidos no artigo 36º do contrato celebrado entre a Liga e o Sindicato de Jogadores que diz o seguinte: «A renumeração mensal deverá ser satisfeita em numerário ou através de cheque nominativo, vale postal ou depósito bancário até ao dia 5 do mês subsequente àquele a que disser respeito».

Com base neste critério, apenas F.C. Porto e Benfica cumpriram o que está regulamentado, mas Joaquim Evangelista fez questão de desdramatizar o caso do Sporting. «Há clubes que têm acordos com os jogadores para pagar dia 8, 15 ou 20. Temos de distinguir os reincidentes e os que estão atrasados por outras circunstâncias. Estes são dos dados da fotografia que tirei ao futebol português no dia 7, o Sporting não é incumpridor. Se calhar neste momento até já pagou. Temos uma relação perfeitamente normal com o Sporting, não é o Sporting que o mau da fita», destacou.

Evangelista preferiu destacar os casos dos clubes reincidentes, começando pelo E. Amadora, com três meses de salários em atraso e vinte casos pendentes do ano anterior, referindo-se ao seu presidente, António Oliveira, «como um dos casos mais preocupantes do futebol português em termos de seriedade». Na I Liga, o dirigente falou ainda do caso «sistemático» do Boavista, antes de saltar para alguns dos casos mais graves da Liga Vitalis. «O Varzim é um caso paradigmático de reincidência em que os jogadores não se têm manifestado devido à interferência directa do presidente no balneário com promessas de contratos», referiu.
(...)

ao vosso dispor para o necessário...

Anónimo disse...

Amigos Benfiquistas, se sou ou não uma boa aquisição isso não interessa, so queria escrever aqui um pouco sobre as verdades do futebol portugues, para todos nos termos a noção como o FCPORTO conseguiu a hegemonia que tem neste momento, como é obvio nao vou revelar a minha identidade...
Peço desculpa aos companheiros encarnados, mas continuarei a defender o Benfica aqui se voces o entenderem!
Por ultimo nao queria alongar-me em grandes comentarios acerca da noticia de hoje dos salarios em atraso, apenas dizer é um bocado vergonhoso saber isso de um clube como o sporting, um clube que como disse o Sr. libato 61 é unico...tambem concordo!!! lol

abraços

Anónimo disse...

bacalhau80,é preciso uma reunião de emrgência,para sabermos quem é o senhor.
é digno convidado nosso,pois o homem sabe mais do que o que diz,e nós temos que saber.
é marcar-se almoçarada,e que o senhor seja convidado de honra.
mas ainda vou um bocadinho atrás:
qual foi até hoje o maior escandalo do futebol português,que beneficiou os encarnados?
quem foi até hoje o unico presidente de um clube preso?
porque razâo não se fala da hegemonia no futebol português do benfica antes do porto começar-lhes a fazer frente?
isto são coisas que não convem mandar cá para fora,mas uma coisa é certa,de certeza que o benfica fez igual ou pior que o porto.
eu vou dar a minha opinião sobre o que paira sobre o futebol portugês:
eu não tenho duvidas que conserteza o pinto da costa não é flor que se cheire,mas uma coisa é certa,TODOS OS CLUBES EM PORTUGAL QUERIAM TER UM PRESIDENTE COMO ELE.
SE FÕR PROVADO QUE HOUVE CORRUPÇÃO OU TENTATIVA DA MESMA,SEJAM ELES QUEM FOREM,TÊM QUE PAGAR.
ESSES CLUBES IMPLICADOS,SEJAM ELES QUEM FOREM DEVEM DE IR PARAR AO DISTRITAL,E OS DIRECTORES OU GENTE IMPLICADA NESSAS SITUAÇÔES BANIDAS PARA SEMPRE DO FUTEBOL,POIS NÃO FAZEM FALTA AO MESMO.AGORA O DIZER QUE SÃO ISTO E AQUILO SEM PROVAS CONCRETAS É IMORAL E MUITO MAU GOSTO.UMA COISA EU TENHOI A CERTEZA ESTE NOSSO AMIGO É ALENTEJANO DE GEMA,POIS SE A SUA TERRA É A MESMA QUE O ZÉ PRATAS,O HOMEM É DO OUTEIRO(AO PÉ DE VIANA),E Ó LIBATOS NÃO DEVE HAVER MUITA GENTE ADEPTO DO VILA VIÇOSA QUE SEJA DO OUTEIRO,LOGO TENS AQUI UMA BOA PISTA PARA TENTARES SABER QUEM É O SENHOR.UM ABRAÇO

Anónimo disse...

tenho aqui a dizer que me enganei, pensava eu que o Sporting pagava os ordenandos ao dia 8 do mês seguinte afinal enganei-me é entre os dias 5 e o dia 10 do mês seguinte...

Coitados... já agora sinceramente não percebi o porquê de ser entre o dia 5 e o 10 e não até dia 5... vou tentar saber e depois se houver novidades partilho-as com os meus amigos.

quanto ao resto, acho que o sr. Evangelista se precipitou, pois meter no mesmo saco quem paga todos os meses com os que devem 2, 3 e 4 meses revela falta de honestidade intelectual...

Eu nem sequer admito ser de um clube que deva aos jogadores, ao fisco ou ao estado já houve tempos em que só se sabiam das coisas nas direcções dos clubes seguintes e aí a esperança voltava, hoje não é assim e se o sporting deixasse de pagar as suas obrigações, como é obvio não se deixa de ser de um clube pode-se é deixar também de cumprirmos as nossas obrigações enquanto sócio...

já agora amigo adepto de VV... nós queremos que venha mas informe a gerência deste tasco de quem é o amigo e se eles disserem que o amigo está identificado por mim tudo bem agora beneficios especiais... não. e sinceramente depois de tantas mostra de inteligência futebolistica durante dois dias sair-se com esta:

"Por ultimo nao queria alongar-me em grandes comentarios acerca da noticia de hoje dos salarios em atraso, apenas dizer é um bocado vergonhoso saber isso de um clube como o sporting, um clube que como disse o Sr. libato 61 é unico...tambem concordo!!! lol"

revela afinal o mesmo que há em cada um de nós, "facciosismo ou clubite aguda" aligeirada quando decidimos falar a sério e sabendo quem é o nosso interlocutor...

Abraços a todos...

Anónimo disse...

Não não sou de Outeiro, nem sou adepto do Calipolense!!!!

Abraços

Anónimo disse...

para responder a certas "zonas verdes" (oh Força Azul porque não se apagaram ainda os anónimos desta praça???) e outros que tais, e depois de tanta dama ofendida por certos "ordenados em atraso", eis mais uma prova da falta de in teligência. e que pode ser lido aqui:

http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?id=949861&div_id=1442

mas do qual deixo mais um excerto da lei que o tal senhor sério se esqueceu de referir e que eu tb desconhecia:

«à luz do n.º 1, do art.º 36, do CCT, celebrado entre a Liga e o Sindicato», «a remuneração mensal deverá ser satisfeita em numerário ou através de cheque nominativo, vale postal ou depósito bancário até ao dia 5 do mês subsequente àquele que a que disser respeito...»

Até aqui tudo bem, mas são precisamente as reticências que ocultam parte significativa do texto, já que a seguir à referência ao dia 5 para liquidação do vencimento segue-se a alternativa.

«..., salvo se outra forma de pagamento for acordada entre as partes» foi informação que o presidente do Sindicato de Jogadores não mencionou nos seus argumentos (e que poderá ser consultada no site da Federação Portuguesa de Futebol).


Portanto, mais uma prova que não se deve meter tudo no mesmo saco... e que a rapidez com que se procura factos para atacar o sporting muitas vezes dá em "a montanha parir um rato" é que se há clube que afirma sempre que não tem dinheiro é o Sporting porque se assim não fosse certamente teria uma equipa de futebol mais forte e não limitada a 12 ou 13 jogadores de valia para lutar pelo titulo nacional e outros que tais.

abraços... a todas as zonas coloridas deste Alentejo

57 P. E. disse...

Amigo estremocense67, neste caso não te poderei dar razão!O administrador do Blog, quando diz não aceitar comentários anónimos, é mesmo "ANÓNIMO";O adepto Vila Viçosa e o Zonas verdes, não são anónimos, pois têm um "nick"!São anónimos para nós, se calhar, entre eles os 2 não o são e para as "regras" do Blog tb não, pois como já disse, têm nick!
Por exemplo, eu sei quem é o Estremocense67 ou o Borbense 68 e o NunoZ, mas há gente que não sabe.
Percebe?!!

Abraço

Anónimo disse...

nah

mas desde que o Força Azul saiba eu não quero saber apenas se houver uma situação há pelo menos alguém que sabe quem somos todos...

EU NÃO QUERO SABER QUEM É... quero que o blog saiba... é o justo.

57 P. E. disse...

Noticia no Record:
"O processo "Apito Final" foi instaurado pela Comissão Disciplinar da Liga na sequência do processo judicial por corrupção no futebol conhecido por "Apito Dourado" e envolve o FC Porto, Boavista e a União Leiria bem como o actual presidente portista, Pinto da Costa, e o anterior líder boavisteiro João Loureiro.

O FC Porto é acusado de tentativa de corrupção ao árbitro de dois jogos - com o Beira-Mar e Estrela da Amadora, na época 2003/04 - incorrendo por isso numa penalização de perda de seis pontos, enquanto Pinto da Costa pode ser suspenso por dois anos.

O Boavista é acusado de coacção sobre a equipa de arbitragem de três jogos disputados no mesma época - com o Benfica, Belenenses e Académica - podendo ser condenado à despromoção à Liga de Honra, enquanto João Loureiro incorre numa pena de suspensão por dois anos.

A União de Leiria é acusada de corrupção sob a forma tentada e arrisca três pontos pelo jogo em casa com o Belenenses na época de 2003/2004 enquanto o seu presidente João Bartolomeu uma suspensão igualmente de seis meses a dois anos.

O árbitro assistente deste jogo, Bernardino Silva, incorre numa pena de dois a 10 anos de suspensão. "

Eu pergunto, qual a diferença do "crime" cometido pelo fcp e pelo Boavista, para as "sentenças" serem tão diferentes!?
1 jogo?!!

Anónimo disse...

entre outras é o que diz a lei... (mal ou bem é essa que os clubes aprovaram) - há a coacção, tentativa de corrupção e corrupção activa.

eis um excerto:

De acordo com o artigo 54º, relativo à Coacção, as penas são a descida de divisão e multa de 12500 euros, quando comprovado que o clube exerceu «violência física ou moral» sobre elementos da equipa de arbitragem «com o fim de ocasionar condições anormais na direcção do encontro». É este primeiro cenário que ensombra a defesa do Boavista, até porque os testemunhos do árbitro Elmano Santos (A.F. Madeira) e de o assistente Paulo Januário foram fundamentais na redacção da nota de culpa. A Comissão Disciplinar (CD) estará a analisar eventuais pressões neste âmbito, em concreto nos três jogos referentes à temporada 2003/04, e que podem atirar o clube do Bessa para o segundo escalão.

Subtracção de pontos

Idêntico perigo não corre F.C. Porto, que arrisca apenas a perda de seis pontos pelo facto de a corrupção não passar de tentativa, ou seja, «subtracção de três pontos» por cada um dos dois jogos visados e, na impossibilidade de transformar em «derrotas» resultados já homologados, a pena passa para a «multa referida no número anterior [50 mil a 200 mil euros] reduzida a metade». O alegado envolvimento na disponibilização de prostitutas ao trio de arbitragem do F.C. Porto-E. Amadora, liderado por Jacinto Paixão, e a presença de Augusto Duarte na véspera do Beira Mar-F.C. Porto estiveram na origem da nota de culpa.

Com o campeonato a terminar, e face à confortável vantagem do F.C. Porto na prova, é de admitir que o clube não recorrerá para o Conselho de Justiça (CJ) da sanção da CD, até porque não é obrigado, de modo a que pena tenha efeito na presente temporada, evitando assim o campeão nacional o risco de iniciar a próxima em desvantagem. Esta vontade reflecte-se, igualmente, no facto de F.C. Porto e Pinto da Costa terem optado por defesas distintas, com o presidente a optar pelos seus advogados e o clube pelo departamento jurídico, de modo a que o dirigente possa recorrer para o CJ sem consequências para a equipa.

Dirigentes suspensos de seis meses a dois anos

Aos Dirigentes, artigo 100º do RD, podem ser aplicadas suspensões «de seis meses a dois anos» e soma pouco significativa quando comparada com o artigo 51º. Esta a suspensão que Pinto da Costa arrisca e que o impedirá de sentar-se no banco de suplentes do F.C. Porto, bem como representá-lo junto da Liga. O castigo não é, porém, incompatível com a Administração da SAD. João Loureiro, apesar de se ter demitido da presidência do Boavista, e Valentim Loureiro, actual presidente da Mesa da Assembleia Geral da Liga, deverão ter idênticas molduras penais, até porque não terão sido somente Elmano Santos e Paulo Januário a apontar o dedo aos Loureiros entre a classe.

Mais pesadas são as sanções previstas para os Árbitros, de acordo com o artigo 151º. E neste enquadramento Augusto Duarte poderá ser afastado dos relvados entre «dois a dez anos» por «pôr em causa a credibilidade das funções que exerce», tal como Jacinto Paixão que, todavia, já se retirou. O juiz de Braga terá estado não só na residência do presidente do F.C. Porto como terá aceite um envelope com 2500 euros.

já se sabe que este árbitro apanhou 6 anos e o presidente do Leiria 1 ano mas o clube não perde pontos apenas multa... falta o peixe graúdo que deve ser por volta das 15h30.

em alguns caos o crime vai compensar pois a perda de pontos não implica a perda de titulos conquistados no ano da vigarice... mas pronto sempre é melhor que nada.

Anónimo disse...

Em primeiro lugar acho vergonhoso o acórdão da Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.


O Boavista desce de divisão por corrupção a três árbitros na época 2003/04, (um dos jogos envolvidos é o Benfica - Boavista, onde o árbitro foi corrompido para prejudicar o Benfica) - tudo muito bem! João Loureiro é suspenso por 4 anos (fonte: Sapo.pt) ou 2 anos (fonte: ABola.pt). - Para mim é o único castigo justo e de acordo com o que a corrupção activa acarreta, descida de divisão e ponto final!


O União de Leiria não perde qualquer ponto (WTF?), mas o seu presidente João Bartolomeu é suspenso por 1 ano por coacção na forma tentada sobre árbitros de futebol. - Aqui começo a não perceber, quer dizer, o Presidente é suspenso e clube nada sofre (não tá em causa já terem descido, o clube tinha que ser punido). - Aqui começa a tese do crime compensa, o Presidente é suspenso o clube nada sofre com a corrupção!

Augusto Duarte é suspenso por 6 anos, pela prática de indícios de corrupção - certíssimo!



Agora vem a vergonha maior!! FC Porto sofre a perda de 6 pontos, pela prática de corrupção activa e coacção na forma tentada sobre um árbitro de futebol em dois jogos da época 2003/04. - Então o Belenenses por inscrever um jogador que já jogou em dois clubes esta época e utilizá-lo num jogo perde seis pontos, e um clube que compra árbitros para pelo menos dois jogos sofre pena igual? Então mas que justiça é esta? O crime compensa, que raio de justiça desportiva é esta? Então o campeonato 2003/04 terminou com uma vantagem do FC Porto sobre o Benfica de 8 pontos e sobre o Sporting de 9. Ora se a justiça fosse correcta, os seis pontos não seriam seis, seriam 4 pela perda dos pontos conquistados e mais seis correspondendo ao valor dos pontos em jogo nesses dois jogos (aplicando o mesmo critério que foi aplicado ao clube do Restelo). Assim o FC Porto perderia 10 pontos (punição mínima na minha opinião), perdendo o título e ficando no 3º lugar! Isto sim seria justiça desportiva tal e qual se passou em Itália! É uma vergonha e gozar com os portugueses quando se tira 6 pontos a um clube que corrompe árbitros para pelo menos dois jogos numa época, e sofre consequências numa época completamente distinta em que por acaso tem bastante mais pontos de vantagem...
Pinto da Costa condenado com 2 anos de suspensão, por tentativa de corrupção em dois jogos na época 2003/04 - Aceito esta suspensão se ela tivesse efeitos práticos, mas na verdade nada vai ter de efeitos práticos e Pinto da Costa ficará em funções e poderes plenos. Na verdade, para mim uma condenação correcta, até podia ser o prazo que foi, no entanto com inibição total de entrar em qualquer recinto desportivo, incluindo instalações do FC Porto clube e SAD, nestes moldes seria uma verdadeira condenação e não uma condenação farsa como a que aconteceu.

Posso dizer que neste momento gostaria de viver em Itália e estar a ver a justiça Italiana a actuar no caso do Apito Dourado. É uma vergonha existir coacção a árbitros de futebol, condenação de agentes desportivos, árbitros e dirigentes, clubes de futebol, sem qualquer punição exemplar para o clube que nos últimos anos tem corrompido árbitros de futebol de modo a vencer os seus jogos e ainda, prejudicar os seus rivais, nomeadamente o Sport Lisboa e Benfica.

Abraços

Anónimo disse...

mas também se disse por aí que as escutas efectuadas neste processo também se ouvia o Luís Felipe Vieira a dizer quais os árbitros que queria ou não.
Portanto também não deve ser muito inocente neste processo ou será que só escolhia para não ser prejudicado?
haja vergonha. este Sport Lisboa e Benfica é realmente o clube mais prejudicado, coitadinhos.